"Fico No Aguardo" É Correto?

Reza March 22, 2022
poderia me ajudar a responder a questão 3? fico no aguardo Explicaê

Quando se trata de comunicação formal ou profissional, é comum nos depararmos com expressões e termos que causam dúvidas quanto ao seu uso correto. “Fico no aguardo” é uma dessas expressões. Muitas pessoas utilizam essa frase para indicar que estão esperando por uma resposta ou uma ação de outra pessoa, no entanto, será que essa é a forma correta de se comunicar?

O que significa “Fico no aguardo”?

Antes de analisarmos se essa expressão é ou não correta, é importante entendermos o seu significado. “Fico no aguardo” é uma forma educada e formal de expressar que estamos aguardando por algo. Ela pode ser utilizada em diversos contextos, como por exemplo:

  • Em e-mails profissionais: “Encaminhei o relatório solicitado e fico no aguardo de seus comentários.”
  • Em conversas telefônicas: “Obrigado pelo contato, fico no aguardo de sua resposta.”
  • Em mensagens de texto: “Enviei as fotos que você pediu, fico no aguardo de sua opinião.”

“Fico no aguardo” é correto?

Apesar de muitas pessoas utilizarem essa expressão com frequência, alguns especialistas em língua portuguesa consideram que ela não é correta. Isso porque a palavra “aguardo” é um substantivo, ou seja, ela não é flexionada. Sendo assim, é mais correto utilizar a expressão “fico aguardando”, que é uma forma mais adequada e gramaticalmente correta.

No entanto, é importante ressaltar que a língua portuguesa é viva e está em constante evolução. Por isso, algumas expressões que antes eram consideradas incorretas, hoje são amplamente utilizadas e aceitas pela maioria das pessoas. “Fico no aguardo” é um desses casos.

Portanto, podemos concluir que embora a expressão “fico no aguardo” não seja considerada totalmente correta do ponto de vista gramatical, ela é amplamente utilizada e aceita na comunicação formal e profissional.

Alternativas para “Fico no aguardo”

Caso você queira utilizar uma expressão mais adequada do ponto de vista gramatical, existem algumas alternativas para substituir “fico no aguardo”. Algumas delas são:

For more information, please click the button below.
  • Fico aguardando sua resposta;
  • Permaneço no aguardo;
  • Aguardo seu retorno;
  • Estou à espera de suas considerações;
  • Espero por sua resposta.

Conclusão

Em suma, a expressão “fico no aguardo” é amplamente utilizada na comunicação formal e profissional, embora não seja considerada totalmente correta do ponto de vista gramatical. No entanto, a língua portuguesa está em constante evolução e algumas expressões que antes eram consideradas incorretas, hoje são aceitas pela maioria das pessoas. Caso você queira utilizar uma expressão mais adequada, existem diversas alternativas disponíveis.

FAQs

1. “Fico no aguardo” é uma expressão muito utilizada em e-mails corporativos, posso continuar utilizando-a?

Sim, você pode continuar utilizando a expressão “fico no aguardo”. Embora ela não seja considerada totalmente correta do ponto de vista gramatical, é amplamente utilizada e aceita na comunicação formal e profissional.

2. Existe alguma situação em que “fico no aguardo” não seja apropriado?

Em geral, a expressão “fico no aguardo” pode ser utilizada em diversos contextos da comunicação formal e profissional. No entanto, é importante lembrar que o tom e o estilo da mensagem podem influenciar na escolha da expressão adequada.

3. Existe alguma expressão mais adequada do ponto de vista gramatical para substituir “fico no aguardo”?

Sim, existem diversas alternativas para substituir “fico no aguardo”, como “fico aguardando sua resposta”, “permaneço no aguardo”, “aguardo seu retorno”, “estou à espera de suas considerações” e “espero por sua resposta”.

Related video of fico no aguardo é correto

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait