"Vassoura Atrás Da Porta Espanta Visitas"

Reza October 31, 2022
Pin de Milena Schadlick em Witch Bruxas, Vassouras, Vassoura de bruxa

A expressão “vassoura atrás da porta espanta visitas” é um provérbio popular que indica que, ao deixar uma vassoura atrás da porta, as visitas indesejadas serão afastadas. Essa é uma das diversas expressões populares que são passadas de geração em geração, e que muitas vezes não têm um sentido literal, mas que possuem um significado figurado.

Origem do provérbio

A origem da expressão é incerta, mas existem algumas teorias sobre sua criação. Uma delas diz que na época colonial do Brasil, as mulheres, para não serem incomodadas em casa pelos homens, deixavam uma vassoura atrás da porta para mostrar que estavam ocupadas e não podiam receber visitas. Outra teoria é que a vassoura atrás da porta era um sinal de que a casa estava sendo limpa, e por isso, as visitas deveriam ser adiadas.

Significado do provérbio

O provérbio “vassoura atrás da porta espanta visitas” pode ser interpretado de diferentes formas, dependendo do contexto. Em geral, a expressão indica que é possível evitar receber visitas indesejadas ou inconvenientes por meio de um sinal ou de uma atitude que mostre que a casa não está disponível para recebê-las.

Essa atitude pode ser uma vassoura atrás da porta, mas também pode ser uma luz apagada, uma porta fechada, um aviso na porta ou qualquer outro sinal que mostre que a casa não está disponível para receber visitas naquele momento.

O que significa a vassoura atrás da porta?

A vassoura atrás da porta é um sinal utilizado para mostrar que a casa não está disponível para receber visitas naquele momento. Esse sinal pode ser utilizado por diversos motivos, como quando a casa está sendo limpa, quando não se deseja receber visitas ou quando se está ocupado com outras atividades.

Por que a vassoura atrás da porta espanta visitas?

A vassoura atrás da porta espanta visitas porque é um sinal de que a casa não está disponível para recebê-las. Quando as pessoas veem a vassoura atrás da porta, entendem que a casa está sendo limpa ou que os moradores estão ocupados com outras atividades, e por isso, adiam a visita para outro momento.

For more information, please click the button below.

Além disso, a vassoura atrás da porta pode ter um efeito psicológico nas pessoas, que passam a acreditar que não são bem-vindas naquele momento. Isso pode fazer com que elas se sintam constrangidas em entrar na casa e acabem desistindo da visita.

Conclusão

O provérbio “vassoura atrás da porta espanta visitas” é uma expressão popular que indica que é possível evitar receber visitas indesejadas ou inconvenientes por meio de um sinal ou de uma atitude que mostre que a casa não está disponível para recebê-las. Embora a origem da expressão seja incerta, ela é utilizada até hoje para indicar que a casa não está aberta para receber visitas naquele momento.

FAQs

1. Devo deixar a vassoura atrás da porta sempre que não quiser receber visitas?

Não necessariamente. Embora a vassoura atrás da porta seja um sinal utilizado para mostrar que a casa não está disponível para receber visitas, existem outras formas de indicar que você não deseja receber visitas naquele momento. Você pode, por exemplo, deixar uma porta fechada, uma luz apagada ou um aviso na porta.

2. A vassoura atrás da porta pode ser interpretada de forma diferente por pessoas de outras culturas?

Sim. Assim como qualquer outra expressão popular, o provérbio “vassoura atrás da porta espanta visitas” pode ter um significado diferente em outras culturas. Por isso, é importante ter cuidado ao utilizar essa expressão em contextos internacionais ou com pessoas de outras culturas.

3. Existe alguma outra expressão popular que tenha um significado semelhante?

Sim. Existem diversas expressões populares que indicam que é possível evitar receber visitas indesejadas ou inconvenientes por meio de sinais ou atitudes que mostrem que a casa não está disponível para recebê-las. Algumas delas são “casa vazia não tem dono”, “casa que não tem pão, todos brigam e ninguém tem razão” e “quem não é convidado, não deve entrar”.

Related video of vassoura atras da porta espanta visitas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait