Urubu: Oxitona, Paroxítona Ou Proparoxítona?

Reza October 14, 2021
Oxítona, paroxítona, proparoxítona activity

Urubu é uma palavra bastante conhecida e utilizada na língua portuguesa, mas muitas pessoas têm dúvidas em relação à sua classificação quanto à sílaba tônica. Afinal, urubu é oxitona, paroxítona ou proparoxítona?

Oxitona

As palavras oxítonas são aquelas em que a sílaba tônica é a última. Exemplos: café, sofá, maracujá. No caso de urubu, a última sílaba é “bu”, mas ela não é tônica. Isso significa que urubu não é oxítona.

Paroxítona

As palavras paroxítonas são aquelas em que a sílaba tônica é a penúltima. Exemplos: banana, livro, lápis. No caso de urubu, a sílaba tônica é a primeira, “u”. Isso significa que urubu não é paroxítona.

Proparoxítona

As palavras proparoxítonas são aquelas em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Exemplos: música, histórico, cômodo. No caso de urubu, a sílaba tônica é a antepenúltima, “ru”. Isso significa que urubu é proparoxítona.

Conclusão

Urubu é uma palavra proparoxítona, ou seja, sua sílaba tônica é a antepenúltima, “ru”. É importante lembrar que a classificação quanto à sílaba tônica é fundamental para a correta acentuação das palavras, de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa.

FAQs

1. Qual é a importância de saber se uma palavra é oxítona, paroxítona ou proparoxítona?

A classificação quanto à sílaba tônica é fundamental para a correta acentuação das palavras, de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa. Além disso, essa classificação também ajuda a entender a pronúncia das palavras e a identificar possíveis erros na escrita.

For more information, please click the button below.

2. Existe alguma exceção em relação à classificação de urubu?

Não, urubu é uma palavra proparoxítona e não há exceções em relação a isso.

3. Quais são as regras para a acentuação de palavras proparoxítonas?

As palavras proparoxítonas são sempre acentuadas. As únicas exceções são as palavras terminadas em “i”, “u” ou “us”, precedidos de ditongo, como “feiura”, “saia” e “tribus”. Além disso, as palavras proparoxítonas seguem as regras gerais de acentuação, como a acentuação dos ditongos abertos “éi” e “ói” e das vogais “u” e “i” tônicas nas formas verbais e em alguns sufixos.

Related video of urubu oxitona paroxitona ou proparoxitona

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait