Característica Genética Recessiva Presente No Cromossomo Y

Reza October 27, 2021
Do Gene Ao DNA E Cromossoma Na Estrutura Celular Sequência Genômica

Os seres humanos possuem 23 pares de cromossomos, sendo um deles o par sexual. Enquanto as mulheres possuem dois cromossomos X, os homens possuem um cromossomo X e um Y. É neste cromossomo Y que se encontra a informação genética responsável por características sexuais secundárias masculinas.

O que é uma característica genética recessiva?

Antes de entender o que é uma característica genética recessiva, é importante saber o que é um gene. Um gene é uma unidade de informação genética que determina uma característica específica de um organismo. Por exemplo, o gene da cor dos olhos pode determinar se uma pessoa terá olhos azuis ou castanhos.

Existem dois tipos de genes: dominantes e recessivos. Os genes dominantes são aqueles que sempre se manifestam na presença de outro gene. Por exemplo, se uma pessoa herda um gene para olhos castanhos (dominante) e outro para olhos azuis (recessivo), ela terá olhos castanhos.

Já os genes recessivos só se manifestam quando não há nenhum gene dominante presente. Por exemplo, se uma pessoa herda dois genes recessivos para olhos azuis, ela terá olhos azuis.

Portanto, uma característica genética recessiva só se manifesta quando uma pessoa herda dois genes recessivos para essa característica, um de cada progenitor.

Qual é a característica genética recessiva presente no cromossomo Y?

Uma característica genética recessiva presente no cromossomo Y é a calvície masculina. A calvície masculina é uma condição em que os homens perdem cabelo progressivamente na região frontal e no topo da cabeça, resultando em uma aparência de “entradas” e eventualmente uma área calva. A calvície masculina é causada pela sensibilidade dos folículos capilares à di-hidrotestosterona (DHT), um hormônio masculino que é produzido a partir da testosterona pela enzima 5-alfa-redutase.

For more information, please click the button below.

O gene responsável pela calvície masculina está localizado no cromossomo Y e é transmitido de pai para filho. No entanto, como a calvície masculina é uma característica genética recessiva, ela só se manifesta quando o filho herda dois genes recessivos para essa característica, um de cada progenitor.

Como é possível saber se um homem herdou o gene recessivo para calvície masculina?

Atualmente, é possível realizar testes genéticos para determinar se um homem herdou o gene recessivo para calvície masculina. Esses testes analisam o DNA do indivíduo em busca de variações no gene responsável pela sensibilidade dos folículos capilares à DHT.

No entanto, é importante lembrar que a presença do gene recessivo para calvície masculina não significa que um homem necessariamente desenvolverá a condição. A calvície masculina é influenciada por diversos fatores, como idade, hormônios, genética e estilo de vida.

Conclusão

A calvície masculina é uma condição comum que afeta muitos homens em todo o mundo. A condição é causada pela sensibilidade dos folículos capilares à DHT, um hormônio masculino que é produzido a partir da testosterona pela enzima 5-alfa-redutase. O gene responsável pela calvície masculina está localizado no cromossomo Y e é transmitido de pai para filho. No entanto, como a calvície masculina é uma característica genética recessiva, ela só se manifesta quando o filho herda dois genes recessivos para essa característica, um de cada progenitor.

FAQs

1. A calvície masculina pode ser prevenida?

Não há uma forma comprovada de prevenir a calvície masculina. No entanto, há algumas medidas que podem ajudar a retardar a queda de cabelo, como manter uma dieta saudável, evitar o tabagismo, reduzir o estresse e utilizar produtos capilares adequados.

2. A calvície masculina é hereditária apenas pelo lado paterno?

Não necessariamente. Embora o gene responsável pela calvície masculina esteja localizado no cromossomo Y, outros genes relacionados à queda de cabelo podem ser herdados tanto do lado paterno quanto materno.

3. A calvície masculina pode afetar mulheres?

Sim, embora a calvície masculina seja mais comum em homens, ela também pode afetar mulheres. No entanto, em mulheres, a queda de cabelo tende a ser mais difusa e menos concentrada na região frontal e no topo da cabeça.

Related video of uma característica genética recessiva presente no cromossomo y

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait