Um Átomo Possui 19 Prótons, 20 Nêutrons E 19 Elétrons

Reza July 19, 2021
pfv alguémmmm05 O que são prótons, elétrons e nêutrons? ( represente o

O que é um átomo?

Um átomo é a menor unidade de matéria que mantém as propriedades químicas de um elemento. Todos os elementos químicos conhecidos na natureza são compostos por átomos. Eles consistem em um núcleo central, que contém prótons e nêutrons, e elétrons que giram em torno do núcleo em camadas ou níveis eletrônicos.

Quais são as partículas que compõem um átomo?

Um átomo é composto por três tipos de partículas subatômicas: prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e nêutrons são encontrados no núcleo do átomo, enquanto os elétrons orbitam em torno do núcleo em camadas ou níveis eletrônicos.

O que são prótons?

Os prótons são partículas subatômicas positivamente carregadas que são encontradas no núcleo do átomo. Eles determinam a identidade do elemento químico, pois cada elemento possui um número único de prótons em seu núcleo. O número de prótons em um átomo é conhecido como número atômico.

O que são nêutrons?

Os nêutrons são partículas subatômicas eletricamente neutras que são encontradas no núcleo do átomo, juntamente com os prótons. Eles têm uma massa semelhante aos prótons, mas não possuem carga elétrica. O número de nêutrons em um átomo pode variar, mesmo dentro do mesmo elemento, e é conhecido como número de massa.

O que são elétrons?

Os elétrons são partículas subatômicas negativamente carregadas que orbitam em torno do núcleo do átomo em camadas ou níveis eletrônicos. Eles são atraídos para o núcleo do átomo pela força eletromagnética, mas sua energia cinética impede que eles caiam no núcleo. O número de elétrons em um átomo pode variar, mas em um átomo eletricamente neutro, o número de elétrons é igual ao número de prótons.

Qual é a carga elétrica de um átomo?

A carga elétrica de um átomo é neutra, o que significa que o número de prótons e elétrons é igual. Os prótons têm uma carga elétrica positiva, enquanto os elétrons têm uma carga elétrica negativa. Quando o número de prótons é igual ao número de elétrons, as cargas elétricas se anulam, tornando o átomo eletricamente neutro.

For more information, please click the button below.

Como determinar o número de prótons, nêutrons e elétrons em um átomo?

O número de prótons é igual ao número atômico do elemento. No caso do átomo mencionado na pergunta, o número atômico é 19, então o número de prótons é 19.

O número de nêutrons pode ser determinado subtraindo o número de prótons do número de massa. No caso do átomo mencionado na pergunta, o número de massa é 39 (19 prótons + 20 nêutrons), então o número de nêutrons é 20.

O número de elétrons é igual ao número de prótons em um átomo eletricamente neutro. No caso do átomo mencionado na pergunta, como há 19 prótons, haverá 19 elétrons para manter a carga elétrica neutra.

O que é a massa atômica?

A massa atômica é a massa de um átomo, medida em unidades de massa atômica (u). É determinada somando o número de prótons e nêutrons no núcleo do átomo. A massa atômica é uma média ponderada das massas dos isótopos de um elemento na natureza, levando em consideração a abundância de cada isótopo.

Qual é a massa atômica do átomo mencionado na pergunta?

O átomo mencionado na pergunta possui 19 prótons e 20 nêutrons, o que significa que sua massa atômica é de 39 u.

Conclusão

Os átomos são as unidades básicas que compõem todos os elementos químicos conhecidos na natureza. Eles são compostos por prótons, nêutrons e elétrons, que se organizam em camadas ou níveis eletrônicos em torno do núcleo do átomo. O número de prótons determina a identidade do elemento, enquanto o número de nêutrons afeta a massa atômica. O número de elétrons determina a carga elétrica do átomo. O átomo mencionado na pergunta possui 19 prótons, 20 nêutrons e 19 elétrons, com uma massa atômica de 39 u.

FAQs

1. O que acontece quando o número de prótons em um átomo é alterado?

Quando o número de prótons em um átomo é alterado, o elemento químico é alterado. Isso ocorre porque o número de prótons em um átomo determina a identidade do elemento. Se o número de prótons for aumentado ou diminuído, o elemento se tornará outro elemento químico.

2. Como os elétrons são organizados em um átomo?

Os elétrons são organizados em camadas ou níveis eletrônicos em torno do núcleo do átomo. Cada camada pode conter um número máximo de elétrons, com os elétrons mais próximos do núcleo tendo menor energia e os elétrons mais afastados tendo maior energia. Os elétrons são organizados de acordo com o princípio da construção progressiva, que afirma que os elétrons preenchem as camadas mais próximas do núcleo antes de preencher as camadas mais afastadas.

3. O que é um isótopo?

Um isótopo é um átomo de um elemento químico que tem o mesmo número de prótons, mas um número de nêutrons diferente. Isso significa que os isótopos de um elemento têm a mesma identidade química, mas diferentes massas atômicas. Alguns isótopos são radioativos e emitem partículas ou radiação gama à medida que decaem para se tornar átomos mais estáveis.

Related video of um átomo possui 19 prótons 20 nêutrons e 19 elétrons

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait