Trechos Do Livro Quarto De Despejo

Reza October 4, 2021
10+ Trechos Do Livro Quarto De Despejo

Introdução

“Quarto de Despejo”, escrito por Carolina Maria de Jesus, é um livro que retrata a dura realidade de uma favela em São Paulo nos anos 60. A obra é um relato autobiográfico da autora, que na época era mãe solteira de três filhos e catadora de papelão. Carolina morava em uma favela conhecida como Canindé, onde passou por muitas dificuldades e privações. O livro é um documento importante da história social do Brasil, pois mostra a vida de uma parcela da população que muitas vezes é ignorada.

Características do livro

O livro é escrito em forma de diário e mostra os pensamentos e sentimentos de Carolina Maria de Jesus. Ela escreve em primeira pessoa e usa uma linguagem simples e direta, o que torna o livro fácil de ler. O tom do livro é bastante realista e mostra a dureza da vida na favela. Carolina descreve as condições precárias em que vivia, a falta de higiene, a violência, a fome e a miséria. Ela também fala sobre as dificuldades de criar seus filhos sozinha e de conseguir trabalho.

Trechos do livro

A seguir, alguns trechos do livro que mostram a realidade dura retratada pela autora:

“Não gosto de lição de moral. Quando chega uma pessoa com uma conversa dessas, eu falo logo: ‘Não me dê conselho. Dê-me dinheiro. Conselho eu mesmo dou a mim'”

Esse trecho mostra a dificuldade financeira que Carolina enfrentava. Ela não tinha condições de sustentar a si mesma e seus filhos e precisava de dinheiro para sobreviver. A frase também mostra a falta de empatia das pessoas que julgavam Carolina sem entender suas dificuldades.

“Quando a pessoa está preta, todo mundo lhe dá conselho. E o conselho que eu mais recebo é para eu me casar. Eu fico impressionada porque a pessoa que me aconselha é casada e vive mal”

Esse trecho mostra como a sociedade na época via o casamento como a solução para todos os problemas, mesmo que não fosse a escolha da pessoa. Carolina não queria se casar por conveniência, mas sim encontrar um companheiro que a amasse de verdade e a respeitasse.

“Eu queria ter sido uma professora, mas como eu não pude estudar, estou escrevendo para ensinar”

Esse trecho mostra a vontade de Carolina de aprender e ensinar. Ela não teve a oportunidade de estudar, mas mesmo assim escreveu um livro que serve como um documento importante da história social do Brasil. Carolina não deixou sua falta de educação impedi-la de ensinar os outros.

For more information, please click the button below.

Conclusão

“Quarto de Despejo” é um livro importante porque mostra a realidade de uma parcela da população que muitas vezes é ignorada. Carolina Maria de Jesus retrata de forma honesta e direta as dificuldades que enfrentava na favela. Seu livro serve como um lembrete de que a pobreza e a desigualdade existem e precisam ser enfrentadas. É também uma inspiração para aqueles que enfrentam dificuldades semelhantes e lutam para superá-las.

FAQs

1. Quem foi Carolina Maria de Jesus?

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira que ficou conhecida por seu livro “Quarto de Despejo”. Ela nasceu em 1914 em Minas Gerais e mudou-se para São Paulo em busca de trabalho. Carolina viveu na favela do Canindé, onde escreveu seu livro. Ela faleceu em 1977.

2. Qual é a importância do livro “Quarto de Despejo”?

O livro “Quarto de Despejo” é importante porque retrata a dura realidade da vida nas favelas brasileiras. Carolina Maria de Jesus descreve as dificuldades que enfrentava como mãe solteira e catadora de papelão. O livro é um documento importante da história social do Brasil e serve como um lembrete de que a pobreza e a desigualdade existem e precisam ser enfrentadas.

3. Qual é o impacto do livro “Quarto de Despejo” na literatura brasileira?

O livro “Quarto de Despejo” teve um grande impacto na literatura brasileira porque foi um dos primeiros livros escritos por uma autora negra e pobre a ganhar destaque. A obra de Carolina Maria de Jesus abriu caminho para outros escritores que retratam a realidade das classes menos favorecidas e ajudou a dar voz a uma parcela da população que muitas vezes é ignorada.

Related video of trechos do livro quarto de despejo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait