Trashed: Para Onde Vai Nosso Lixo?

Reza June 9, 2022
Foto do filme Trashed Para Onde Vai Nosso Lixo Foto 3 de 31

Trashed é um documentário que aborda a problemática do lixo produzido pela sociedade e os impactos que ele causa no meio ambiente e na saúde humana. O filme foi dirigido pelo britânico Candida Brady e lançado em 2012.

O que é o lixo?

Lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade para o indivíduo ou para a sociedade e que é descartado. Ele pode ser orgânico, inorgânico, reciclável ou não reciclável. O lixo orgânico é composto por restos de comida, folhas, galhos, entre outros. Já o lixo inorgânico é composto por plásticos, metais, vidros, papéis, entre outros. O lixo reciclável é aquele que pode ser transformado em novos produtos, como o papel, o plástico e o vidro. E o lixo não reciclável é aquele que não pode ser reaproveitado e que, por isso, deve ser descartado em aterros sanitários.

Para onde vai o lixo?

Dependendo do tipo de lixo e da forma como ele é descartado, ele pode seguir diferentes destinos. O lixo orgânico pode ser transformado em adubo, por meio da compostagem. Já o lixo inorgânico pode ser reciclado ou descartado em aterros sanitários. O lixo reciclável pode ser coletado por cooperativas de catadores e vendido para empresas de reciclagem. E o lixo não reciclável deve ser descartado em aterros sanitários, que são locais próprios para o armazenamento do lixo.

Quais são os impactos do lixo no meio ambiente?

O lixo produzido pela sociedade tem diversos impactos no meio ambiente, como a contaminação do solo, da água e do ar. Quando o lixo é descartado de forma inadequada, ele pode poluir rios, lagos e oceanos, causando a morte de animais marinhos e a contaminação de peixes e crustáceos que são consumidos pela população. Além disso, o lixo pode emitir gases tóxicos, como o metano, que contribuem para o aquecimento global e para o efeito estufa.

Quais são os impactos do lixo na saúde humana?

O lixo também pode causar diversos impactos na saúde humana, como a contaminação por agentes patogênicos presentes no lixo orgânico, a exposição a produtos tóxicos presentes no lixo inorgânico, a proliferação de vetores de doenças, como mosquitos e ratos, que se alimentam do lixo, entre outros. Além disso, as pessoas que trabalham na coleta e no manejo do lixo estão expostas a riscos ocupacionais, como acidentes de trabalho e doenças respiratórias.

Qual é a solução para o problema do lixo?

A solução para o problema do lixo passa por uma mudança de hábitos da sociedade, com a redução do consumo de produtos descartáveis, a reutilização de materiais e a separação adequada do lixo para a reciclagem. Além disso, é importante que os governos invistam em políticas públicas de gestão de resíduos, como a coleta seletiva, a compostagem, a construção de aterros sanitários adequados e a criação de incentivos para a reciclagem. As empresas também têm um papel importante nesse processo, devendo adotar práticas sustentáveis em sua produção e destinação do lixo.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O documentário Trashed nos mostra a importância de refletirmos sobre a problemática do lixo produzido pela sociedade e seus impactos no meio ambiente e na saúde humana. É fundamental que cada um de nós faça a sua parte, reduzindo o consumo de produtos descartáveis, reutilizando materiais e separando adequadamente o lixo para a reciclagem. Além disso, é importante que os governos e as empresas assumam a responsabilidade de implementar políticas públicas e práticas sustentáveis em sua produção e destinação do lixo.

FAQs

1. O que é a compostagem?

Compostagem é o processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo por meio da ação de micro-organismos. Esse adubo pode ser utilizado na agricultura, como fertilizante natural.

2. O que são aterros sanitários?

Aterros sanitários são locais próprios para o armazenamento do lixo. Eles são construídos com uma estrutura que evita a contaminação do solo e da água, como a impermeabilização do solo e a instalação de sistemas de drenagem de líquidos.

3. O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é a separação do lixo em diferentes tipos, como papel, plástico, vidro e metal, para que os materiais recicláveis possam ser recolhidos e encaminhados para as empresas de reciclagem.

Related video of trashed para onde vai nosso lixo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait