Todos Os Fundamentos Do Vôlei

Reza August 14, 2021
Professor Marcos TD de Fundamentos de Voleibol para 7º ano

O vôlei é um esporte coletivo que envolve dois times de seis jogadores cada. O objetivo é fazer a bola tocar o chão da quadra adversária e evitar que ela toque o próprio chão. Para conseguir isso, é necessário dominar os fundamentos do vôlei, que são as técnicas básicas que compõem o jogo.

Saque

O saque é a forma de iniciar o jogo. O jogador deve ficar atrás da linha de fundo e fazer a bola passar por cima da rede e cair na quadra adversária. Existem duas formas de sacar:

  • Saque por cima: o jogador segura a bola com uma das mãos e golpeia com a outra, fazendo a bola subir e cair na quadra adversária.
  • Saque por baixo: o jogador segura a bola com as duas mãos e golpeia com os punhos, fazendo a bola subir e cair na quadra adversária.

Passe

O passe é a forma de recepcionar o saque ou a bola vinda do outro time. O objetivo é fazer a bola chegar até o levantador para que ele possa preparar o ataque. Existem dois tipos de passe:

  • Passe de antebraço: o jogador coloca os braços estendidos à frente do corpo e faz a bola bater nos antebraços.
  • Passe de mão: o jogador coloca as mãos juntas e faz a bola bater nas mãos abertas.

Levantamento

O levantamento é a forma de preparar o ataque. O levantador recebe o passe e faz a bola chegar até o atacante para que ele possa finalizar o ponto. O levantamento deve ser preciso e na altura certa para que o atacante consiga finalizar o ponto. O levantamento é feito com as mãos acima da cabeça, de forma rápida e precisa.

Ataque

O ataque é a forma de finalizar o ponto. O atacante salta e golpeia a bola com força para que ela passe pela rede e caia na quadra adversária. Existem dois tipos de ataque:

  • Ataque de frente: o atacante salta em direção à rede e golpeia a bola com uma das mãos.
  • Ataque de fundo: o atacante salta próximo à linha de fundo e golpeia a bola com as duas mãos.

Bloqueio

O bloqueio é a forma de impedir o ataque adversário. Os jogadores da rede se posicionam com os braços estendidos acima da cabeça e tentam interceptar o ataque adversário. O bloqueio pode ser simples (feito por um jogador) ou duplo (feito por dois jogadores).

For more information, please click the button below.

Defesa

A defesa é a forma de evitar que a bola toque o próprio chão. O jogador deve se posicionar corretamente e fazer a bola voltar para a quadra adversária. A defesa pode ser feita com os braços estendidos ou com as mãos juntas.

Conclusão

Para jogar vôlei é necessário dominar os fundamentos básicos do esporte. O saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa são as técnicas que compõem o jogo e que fazem a diferença na hora de vencer uma partida. Com treinamento e dedicação é possível aprimorar os fundamentos e se tornar um jogador de vôlei completo.

FAQs

1. Qual o papel do levantador no vôlei?

O levantador é responsável por preparar o ataque. Ele recebe o passe e faz a bola chegar até o atacante para que ele possa finalizar o ponto.

2. Qual a diferença entre o saque por cima e o saque por baixo?

O saque por cima é feito com uma das mãos, enquanto o saque por baixo é feito com os punhos. O saque por cima é mais preciso e potente, mas o saque por baixo é mais fácil de executar e pode surpreender o adversário.

3. Como se posicionam os jogadores no vôlei?

Os jogadores se dividem em duas equipes de seis jogadores cada. Na quadra, os jogadores são posicionados da seguinte forma: três jogadores na frente (ponteiro, central e oposto) e três jogadores atrás (levantador, líbero e outro ponteiro).

Related video of todos os fundamentos do vôlei

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait