Tilápia É Remoso Para Quem Fez Cirurgia?

Reza July 25, 2021
Curativo biológico hospital do Rio de Janeiro utiliza pele de tilápia

A tilápia é um peixe de água doce muito popular no Brasil. É considerada uma fonte de proteína magra, além de ser rica em nutrientes como ômega 3, vitamina D e B12. No entanto, existe a crença popular de que a tilápia é remosa, ou seja, pode causar inflamações e retardar a cicatrização, principalmente em pessoas que fizeram cirurgias.

Remoso: o que é e como funciona?

Antes de entender se a tilápia é remosa ou não, é importante entender o que é essa crença popular. Segundo a medicina popular, algumas comidas e bebidas são consideradas remosas porque podem causar inflamações, dores, inchaços e até mesmo retardar a cicatrização de feridas.

Essa crença é baseada na teoria do equilíbrio dos humores, que foi desenvolvida na Grécia Antiga e se espalhou para outras culturas, como a Romana e a Árabe. Segundo essa teoria, o corpo humano é composto por quatro humores: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Quando esses humores estão em equilíbrio, o corpo está saudável. Porém, quando há um desequilíbrio, surgem problemas de saúde.

Algumas comidas e bebidas são consideradas remosas porque podem causar um desequilíbrio nos humores, o que pode levar a problemas de saúde. Por exemplo, o leite é considerado remoso porque pode causar fleuma em excesso, o que pode levar a problemas respiratórios.

Tilápia é remosa?

Apesar da crença popular de que a tilápia é remosa, não há evidências científicas que comprovem essa afirmação. Pelo contrário, estudos indicam que a tilápia pode ser uma opção saudável para quem está se recuperando de cirurgias ou lesões.

Um estudo publicado na revista científica “Wound Repair and Regeneration” avaliou o efeito do consumo de tilápia em ratos que haviam sofrido um ferimento na pele. Os ratos que consumiram tilápia apresentaram uma cicatrização mais rápida e uma resposta inflamatória mais eficiente do que os ratos que não consumiram tilápia.

For more information, please click the button below.

Outro estudo, publicado na revista “Food and Nutrition Research”, avaliou o efeito do consumo de tilápia em pacientes com diabetes tipo 2. Os pacientes que consumiram tilápia apresentaram uma melhora nos níveis de açúcar no sangue e nos níveis de lipídios no sangue.

Além disso, a tilápia é uma fonte de proteína magra, que é importante para a recuperação de tecidos e músculos após cirurgias e lesões. Ela também é rica em ômega 3, que tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar na recuperação de inflamações após cirurgias e lesões.

O que pode prejudicar a recuperação após cirurgias?

Embora a tilápia não seja remosa, existem alguns fatores que podem prejudicar a recuperação após cirurgias. São eles:

  • Infecções: as infecções podem retardar a cicatrização e causar complicações graves.
  • Má alimentação: uma dieta pobre em nutrientes pode retardar a cicatrização e deixar o corpo mais suscetível a infecções.
  • Fumo: o fumo pode prejudicar a circulação sanguínea e retardar a cicatrização.
  • Alcoolismo: o consumo excessivo de álcool pode prejudicar a recuperação e aumentar o risco de complicações.

Conclusão

Embora a crença popular diga que a tilápia é remosa, não há evidências científicas que comprovem essa afirmação. Pelo contrário, estudos indicam que a tilápia pode ser uma opção saudável para quem está se recuperando de cirurgias ou lesões. No entanto, é importante lembrar que outros fatores, como infecções, má alimentação, fumo e alcoolismo, podem prejudicar a recuperação após cirurgias.

FAQs

A tilápia pode causar inflamações?

Não há evidências científicas que comprovem que a tilápia pode causar inflamações. Pelo contrário, estudos indicam que a tilápia pode ter propriedades anti-inflamatórias devido à presença de ômega 3.

A tilápia pode retardar a cicatrização?

Não há evidências científicas que comprovem que a tilápia pode retardar a cicatrização. Pelo contrário, estudos indicam que a tilápia pode ajudar na cicatrização de feridas e lesões.

Quais outros alimentos são considerados remosos?

Alguns alimentos considerados remosos pela medicina popular são: leite, queijo, carne de porco, camarão, crustáceos em geral, amendoim, feijão, lentilha, grão de bico, fígado, entre outros. No entanto, não há evidências científicas que comprovem que esses alimentos são remosos.

Related video of tilápia é remoso para quem fez cirurgia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait