Termos De Posição E Direção Em Anatomia Humana

Reza May 10, 2021
Image result for image directions posterior anterior superior inferior
Anatomia humana é o estudo da estrutura do corpo humano e suas partes. Para descrever a localização e a posição das partes do corpo, os termos de posição e direção são usados. Esses termos são usados para descrever o posicionamento de órgãos, ossos, músculos e outras estruturas do corpo. Neste artigo, vamos discutir os termos de posição e direção em anatomia humana.

Anatomia Humana

A anatomia humana é a ciência que estuda a estrutura do corpo humano. O corpo humano é composto de vários sistemas, como o sistema nervoso, o sistema circulatório, o sistema respiratório, o sistema digestivo e o sistema esquelético. Cada um desses sistemas é composto de órgãos, que são compostos de tecidos e células. O conhecimento da anatomia humana é importante para entender como o corpo funciona e como ele pode ser afetado por doenças e lesões. Os médicos usam a anatomia humana para diagnosticar e tratar doenças e lesões. A anatomia humana também é usada em pesquisas médicas para desenvolver novos tratamentos e curas para várias doenças.

Termos de Posição

Os termos de posição são usados para descrever a posição do corpo humano em relação ao espaço ao seu redor. Alguns dos termos de posição mais comuns incluem:

  • Anterior: frente do corpo.
  • Posterior: parte de trás do corpo.
  • Mediano: linha imaginária que divide o corpo em duas partes iguais, direita e esquerda.
  • Lateral: lado do corpo.
  • Proximal: perto do ponto de origem.
  • Distal: longe do ponto de origem.
  • Superior: acima de uma estrutura do corpo.
  • Inferior: abaixo de uma estrutura do corpo.
  • Superficial: perto da superfície do corpo.
  • Profundo: mais afastado da superfície do corpo.

Termos de Direção

Os termos de direção são usados para descrever a direção de um movimento ou a posição de uma estrutura em relação a outra. Alguns dos termos de direção mais comuns incluem:

  • Medial: em direção ao plano mediano.
  • Lateral: longe do plano mediano.
  • Superior: em direção à cabeça.
  • Inferior: em direção aos pés.
  • Anterior: em direção à frente do corpo.
  • Posterior: em direção à parte de trás do corpo.
  • Proximal: em direção ao ponto de origem.
  • Distal: longe do ponto de origem.
  • Superficial: mais perto da superfície do corpo.
  • Profundo: mais afastado da superfície do corpo.

Exemplos de Uso dos Termos de Posição e Direção

Os termos de posição e direção são usados em diversas situações em anatomia humana. Alguns exemplos incluem:

Descrição de Lesões

Os médicos usam os termos de posição e direção para descrever lesões. Por exemplo, se um paciente tiver uma fratura de tíbia, o médico pode descrever a localização da fratura como sendo “proximal à articulação do tornozelo” ou “distal ao joelho”.

Descrição de Cirurgias

Os cirurgiões usam os termos de posição e direção para descrever a localização das incisões e a posição dos órgãos. Por exemplo, em uma cirurgia cardíaca, o cirurgião pode descrever a posição do coração como sendo “anterior ao mediastino”.

For more information, please click the button below.

Descrição de Posições Corporais

Os fisioterapeutas usam os termos de posição e direção para descrever as posições corporais que os pacientes devem assumir durante a terapia. Por exemplo, eles podem pedir que um paciente se deite em posição supina (de costas) ou em posição prona (de barriga para baixo).

Descrição de Exames Médicos

Os radiologistas usam os termos de posição e direção para descrever a posição do paciente durante um exame médico. Por exemplo, eles podem pedir que o paciente fique em posição decúbito dorsal (de costas) ou em posição decúbito ventral (de barriga para baixo).

Conclusão

Os termos de posição e direção são essenciais para descrever a localização e a posição das partes do corpo humano. Eles são usados por médicos, cirurgiões, fisioterapeutas, radiologistas e outros profissionais da saúde para descrever lesões, posições corporais, exames médicos e cirurgias. O conhecimento desses termos é importante para entender a anatomia humana e como o corpo funciona.

FAQs

Qual é a importância dos termos de posição e direção em anatomia humana?

Os termos de posição e direção são essenciais para descrever a localização e a posição das partes do corpo humano. Eles são usados por médicos, cirurgiões, fisioterapeutas, radiologistas e outros profissionais da saúde para descrever lesões, posições corporais, exames médicos e cirurgias. O conhecimento desses termos é importante para entender a anatomia humana e como o corpo funciona.

Quais são alguns dos termos de posição mais comuns em anatomia humana?

Alguns dos termos de posição mais comuns em anatomia humana incluem anterior, posterior, mediano, lateral, proximal, distal, superior, inferior, superficial e profundo.

Quais são alguns dos termos de direção mais comuns em anatomia humana?

Alguns dos termos de direção mais comuns em anatomia humana incluem medial, lateral, superior, inferior, anterior, posterior, proximal, distal, superficial e profundo.

Related video of termos de posição e direção anatomia humana

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait