Televisão É Oxitona, Paroxítona Ou Proparoxítona?

Reza July 26, 2022
PPT Oxítona Paroxítona Proparoxítona PowerPoint Presentation, free

A classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas é importante para a acentuação gráfica correta das mesmas. No caso da palavra “televisão”, qual seria a sua classificação?

O que é uma palavra oxítona?

Uma palavra oxítona é aquela que tem a última sílaba como a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte da palavra. Exemplos de palavras oxítonas são: café, paletó, amor, sofá, etc.

O que é uma palavra paroxítona?

Uma palavra paroxítona é aquela que tem a penúltima sílaba como a sílaba tônica. Exemplos de palavras paroxítonas são: banana, mesa, livro, lápis, etc.

O que é uma palavra proparoxítona?

Uma palavra proparoxítona é aquela que tem a antepenúltima sílaba como a sílaba tônica. Exemplos de palavras proparoxítonas são: cômodo, médico, música, tênis, etc.

Televisão é oxítona, paroxítona ou proparoxítona?

A palavra televisão é uma palavra paroxítona. Isso significa que a sílaba tônica de televisão é a penúltima sílaba, que é a sílaba “vis”.

Por que saber a classificação das palavras é importante?

Saber a classificação das palavras é importante para a acentuação gráfica correta das mesmas. As palavras oxítonas são acentuadas quando terminam em “a”, “e”, “o”, “em”, “ens”, enquanto as paroxítonas são acentuadas quando terminam em “l”, “n”, “r”, “x”, “i”, “u”, “ã”, “ão”, “um”, “us”, “ei”, “oi”, “eu”. As proparoxítonas, por sua vez, são acentuadas sempre na sílaba tônica.

For more information, please click the button below.

Qual é a importância da acentuação gráfica correta?

A acentuação gráfica correta é importante para evitar erros de interpretação e ambiguidades na comunicação escrita. Além disso, a acentuação é uma regra da língua portuguesa, e o seu uso correto é uma forma de demonstrar domínio e respeito pela língua.

Televisão é acentuada?

Sim, a palavra televisão é acentuada. Como ela é uma palavra paroxítona terminada em “ão”, ela recebe acento na sílaba tônica, que é a penúltima sílaba. Portanto, a palavra televisão é acentuada graficamente da seguinte forma: televisão.

Conclusão

A palavra televisão é uma palavra paroxítona, o que significa que a sua sílaba tônica é a penúltima sílaba, a sílaba “vis”. É importante saber a classificação das palavras para fazer a acentuação gráfica correta das mesmas, o que é fundamental para uma comunicação escrita clara e sem ambiguidades.

FAQs

1. Todas as palavras terminadas em “ão” são paroxítonas?

Não, nem todas as palavras terminadas em “ão” são paroxítonas. Algumas palavras terminadas em “ão” são oxítonas, como “sacão”, “pão”, “cão”, etc. Outras são proparoxítonas, como “órfão”, “móvel”, “sódio”, etc.

2. Existe alguma regra para saber se uma palavra é oxítona, paroxítona ou proparoxítona?

Sim, existe uma regra geral para saber se uma palavra é oxítona, paroxítona ou proparoxítona. As palavras oxítonas são acentuadas quando terminam em “a”, “e”, “o”, “em”, “ens”. As paroxítonas são acentuadas quando terminam em “l”, “n”, “r”, “x”, “i”, “u”, “ã”, “ão”, “um”, “us”, “ei”, “oi”, “eu”. As proparoxítonas são sempre acentuadas na sílaba tônica.

3. A acentuação gráfica é a mesma em todos os países de língua portuguesa?

Não, a acentuação gráfica pode variar de um país para outro. Embora os princípios gerais sejam os mesmos, cada país pode ter suas próprias particularidades e exceções em relação à acentuação gráfica.

Related video of televisão é oxitona paroxitona ou proparoxitona

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait