Soma Dos Ângulos Internos De Um Quadrilátero Exercícios

Reza June 18, 2021
7º SÉRIE 8º ANO 14 QUADRILÁTEROS

Um quadrilátero é uma figura geométrica plana que possui quatro lados. Existem diferentes tipos de quadriláteros, como o retângulo, o losango, o trapézio e o quadrado. Cada um desses tipos de quadrilátero possui propriedades específicas, incluindo a soma dos ângulos internos.

O que são ângulos internos?

Antes de entender a soma dos ângulos internos de um quadrilátero, é importante entender o que são ângulos internos. Ângulos internos são ângulos formados dentro de uma figura geométrica. Em um quadrilátero, os ângulos internos são aqueles formados pelos lados do quadrilátero.

Qual é a soma dos ângulos internos de um quadrilátero?

A soma dos ângulos internos de um quadrilátero é sempre igual a 360 graus. Isso significa que se você adicionar todos os ângulos internos de um quadrilátero, o resultado será sempre 360 graus. Essa é uma propriedade fundamental dos quadriláteros e é verdadeira para todos os tipos de quadriláteros.

Como calcular a soma dos ângulos internos de um quadrilátero?

Para calcular a soma dos ângulos internos de um quadrilátero, você precisa primeiro determinar os ângulos internos do quadrilátero. Existem diferentes métodos para determinar os ângulos internos de um quadrilátero, dependendo do tipo de quadrilátero que você está trabalhando.

Por exemplo, para um retângulo, você sabe que dois ângulos internos são retos (90 graus) e os outros dois ângulos internos são iguais. Portanto, para encontrar a soma dos ângulos internos de um retângulo, você pode usar a seguinte equação:

90 + 90 + x + x = 360

For more information, please click the button below.

Onde x é o valor dos outros dois ângulos internos.

Resolvendo essa equação, você pode encontrar que a soma dos ângulos internos de um retângulo é 360 graus.

Para outros tipos de quadriláteros, como o losango ou o trapézio, você precisará usar outras equações para encontrar os ângulos internos antes de calcular a soma dos ângulos internos.

Exercícios de soma dos ângulos internos de um quadrilátero

Para praticar a soma dos ângulos internos de um quadrilátero, aqui estão alguns exercícios de diferentes tipos de quadriláteros:

Exercício 1: Retângulo

Encontre a soma dos ângulos internos de um retângulo com ângulos internos iguais.

Solução:

90 + 90 + x + x = 360

180 + 2x = 360

2x = 180

x = 90

Portanto, a soma dos ângulos internos de um retângulo é 360 graus.

Exercício 2: Losango

Encontre a soma dos ângulos internos de um losango.

Solução:

Os ângulos internos de um losango são iguais. Portanto, podemos usar a seguinte equação:

4x = 360

x = 90

Portanto, a soma dos ângulos internos de um losango é 360 graus.

Exercício 3: Trapézio

Encontre a soma dos ângulos internos de um trapézio.

Solução:

Os ângulos internos de um trapézio não são iguais. Portanto, precisamos usar uma equação diferente para encontrar a soma dos ângulos internos. Podemos usar a seguinte equação:

soma dos ângulos internos = (n – 2) x 180

Onde n é o número de lados do polígono.

Para um trapézio, n = 4. Portanto, podemos usar a seguinte equação:

soma dos ângulos internos = (4 – 2) x 180

soma dos ângulos internos = 2 x 180

soma dos ângulos internos = 360

Portanto, a soma dos ângulos internos de um trapézio é 360 graus.

Conclusão

A soma dos ângulos internos de um quadrilátero é uma propriedade fundamental dessa figura geométrica. A soma dos ângulos internos de um quadrilátero sempre será igual a 360 graus, independentemente do tipo de quadrilátero que você está trabalhando. Para calcular a soma dos ângulos internos de um quadrilátero, você precisa primeiro determinar os ângulos internos do quadrilátero usando equações específicas para cada tipo de quadrilátero.

FAQs

1. A soma dos ângulos internos de um quadrilátero é sempre igual a 360 graus?

Sim, a soma dos ângulos internos de um quadrilátero é sempre igual a 360 graus. Isso é verdade para todos os tipos de quadriláteros.

2. Como eu posso determinar os ângulos internos de um quadrilátero?

Você pode determinar os ângulos internos de um quadrilátero usando equações específicas para cada tipo de quadrilátero. Por exemplo, para um retângulo, você sabe que dois ângulos internos são retos (90 graus) e os outros dois ângulos internos são iguais.

3. A propriedade da soma dos ângulos internos de um quadrilátero é verdadeira para figuras tridimensionais?

Não, a propriedade da soma dos ângulos internos de um quadrilátero é apenas verdadeira para figuras planas. Para figuras tridimensionais, existem outras propriedades que se aplicam.

Related video of soma dos angulos internos de um quadrilatero exercicios

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait