Sobre Os Conjuntos Numéricos Marque A Alternativa Incorreta

Reza October 4, 2021
marque a alternativa incorreta

Os conjuntos numéricos são um conjunto de números que possuem características, propriedades e operações específicas. Eles são divididos em quatro categorias: números naturais, números inteiros, números racionais e números reais. Cada conjunto numérico é caracterizado por um conjunto de propriedades exclusivas que o diferenciam dos outros conjuntos. Neste artigo, vamos analisar as características de cada conjunto numérico e apontar a alternativa incorreta.

Números Naturais

Os números naturais são os números inteiros positivos, incluindo o zero. Eles são representados pelo símbolo “N”. As principais propriedades dos números naturais são:

  • São fechados para adição e multiplicação, ou seja, a soma ou multiplicação de dois números naturais sempre resulta em um número natural.
  • São ordenados, ou seja, eles podem ser colocados em ordem crescente ou decrescente.
  • Não possuem inverso aditivo, ou seja, não é possível encontrar um número natural que, somado ao número em questão, resulte em zero.
  • Não possuem inverso multiplicativo, ou seja, não é possível encontrar um número natural que, multiplicado pelo número em questão, resulte em um.

A alternativa incorreta sobre os números naturais é: eles são fechados para subtração.

Números Inteiros

Os números inteiros são os números naturais, seus opostos e o zero. Eles são representados pelo símbolo “Z”. As principais propriedades dos números inteiros são:

  • São fechados para adição e multiplicação, ou seja, a soma ou multiplicação de dois números inteiros sempre resulta em um número inteiro.
  • São ordenados, ou seja, eles podem ser colocados em ordem crescente ou decrescente.
  • Possuem inverso aditivo, ou seja, é possível encontrar um número inteiro que, somado ao número em questão, resulte em zero.
  • Não possuem inverso multiplicativo, ou seja, não é possível encontrar um número inteiro que, multiplicado pelo número em questão, resulte em um, com exceção do número um e do menos um.

A alternativa incorreta sobre os números inteiros é: eles são fechados para divisão.

Números Racionais

Os números racionais são números que podem ser escritos na forma fracionária, ou seja, na forma de uma fração de dois números inteiros. Eles são representados pelo símbolo “Q”. As principais propriedades dos números racionais são:

For more information, please click the button below.
  • São fechados para adição, subtração, multiplicação e divisão, exceto quando o denominador da fração é igual a zero.
  • São ordenados, ou seja, eles podem ser colocados em ordem crescente ou decrescente.
  • Possuem inverso aditivo, ou seja, é possível encontrar um número racional que, somado ao número em questão, resulte em zero.
  • Possuem inverso multiplicativo, ou seja, é possível encontrar um número racional que, multiplicado pelo número em questão, resulte em um, exceto quando o número em questão é zero.

A alternativa incorreta sobre os números racionais é: eles não podem ser representados na forma fracionária.

Números Reais

Os números reais são os números que podem ser representados na reta numérica, incluindo os números racionais e os números irracionais. Eles são representados pelo símbolo “R”. As principais propriedades dos números reais são:

  • São fechados para adição, subtração, multiplicação e divisão, exceto quando o denominador é zero ou quando se tenta calcular a raiz quadrada de um número negativo.
  • São ordenados, ou seja, eles podem ser colocados em ordem crescente ou decrescente.
  • Possuem inverso aditivo, ou seja, é possível encontrar um número real que, somado ao número em questão, resulte em zero.
  • Possuem inverso multiplicativo, ou seja, é possível encontrar um número real que, multiplicado pelo número em questão, resulte em um, exceto quando o número em questão é zero.

A alternativa incorreta sobre os números reais é: eles não possuem raízes quadradas negativas.

Conclusão

Os conjuntos numéricos são essenciais para a Matemática, pois fornecem as ferramentas necessárias para resolver problemas e equações. Cada conjunto numérico possui suas próprias características e propriedades exclusivas, e é importante compreendê-las para utilizá-las corretamente. Neste artigo, analisamos as características de cada conjunto numérico e apontamos a alternativa incorreta. Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor e útil para você.

FAQs

1. Qual é o conjunto numérico que inclui todos os outros conjuntos?

O conjunto numérico que inclui todos os outros conjuntos é o conjunto dos números complexos, representado pelo símbolo “C”.

2. Qual é a diferença entre um número irracional e um número racional?

Um número irracional é um número que não pode ser escrito na forma fracionária, ou seja, na forma de uma fração de dois números inteiros. Já um número racional é um número que pode ser escrito na forma fracionária.

3. Qual é a importância dos conjuntos numéricos na vida cotidiana?

Os conjuntos numéricos são importantes na vida cotidiana para resolver problemas de matemática financeira, calcular medidas, entender fenômenos naturais, entre outras aplicações. Eles fornecem as ferramentas necessárias para fazer cálculos e tomar decisões com base em dados numéricos.

Related video of sobre os conjuntos numéricos marque a alternativa incorreta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait