Sobre Os Adjetivos É Correto Afirmar

Reza July 20, 2021
Adjetivo primitivo e derivado.

Os adjetivos são palavras que descrevem ou qualificam um substantivo, atribuindo-lhe uma característica ou qualidade. Eles são muito importantes para enriquecer o vocabulário e tornar a comunicação mais precisa e clara. Neste texto, vamos abordar algumas afirmações sobre os adjetivos e verificar se elas são corretas ou não.

Os adjetivos podem variar em gênero e número

Sim, esta afirmação é correta. Os adjetivos concordam em gênero e número com o substantivo que estão qualificando. Isso significa que, se o substantivo é masculino, o adjetivo também deve ser, e o mesmo vale para o feminino. Além disso, se o substantivo está no singular, o adjetivo também deve estar, e se está no plural, o adjetivo deve concordar com essa forma.

Exemplo:

  • Menino esperto (singular masculino)
  • Menina esperta (singular feminino)
  • Meninos espertos (plural masculino)
  • Meninas espertas (plural feminino)

Os adjetivos podem ser classificados em diferentes tipos

Sim, esta afirmação também é correta. Existem diferentes tipos de adjetivos, que podem ser classificados de acordo com a função que desempenham na frase. Alguns exemplos são:

  • Adjetivos pátrios: indicam a origem ou nacionalidade de uma pessoa ou coisa. Exemplo: brasileiro, francês, italiano.
  • Adjetivos qualificativos: indicam uma qualidade ou característica do substantivo. Exemplo: bonito, inteligente, divertido.
  • Adjetivos demonstrativos: indicam a posição ou distância do substantivo em relação ao locutor. Exemplo: este, esse, aquele.
  • Adjetivos numerais: indicam a quantidade ou ordem do substantivo. Exemplo: dois, terceiro, décimo.

Os adjetivos sempre vêm antes do substantivo

Não, esta afirmação não é completamente correta. Embora na maioria das vezes os adjetivos venham antes do substantivo, em alguns casos eles podem vir depois, sem alterar o sentido da frase. Isso é mais comum em textos literários ou poéticos, onde a ordem das palavras pode ser mais livre.

Exemplo:

For more information, please click the button below.
  • As árvores altas e frondosas balançavam ao vento. (adjetivos antes do substantivo)
  • As árvores balançavam ao vento, altas e frondosas. (adjetivos depois do substantivo)

Os adjetivos não têm grau

Não, esta afirmação não é correta. Os adjetivos podem ter grau, que indica a intensidade ou quantidade da qualidade que estão expressando. Existem três graus de adjetivos: positivo, comparativo e superlativo.

  • Grau positivo: indica a qualidade de forma neutra, sem comparação. Exemplo: bonito.
  • Grau comparativo: indica a comparação entre duas coisas ou pessoas. Existem dois tipos de grau comparativo: o de igualdade, que indica que as coisas ou pessoas são iguais em relação à qualidade, e o de superioridade, que indica que uma coisa ou pessoa é superior à outra em relação à qualidade. Exemplo: mais bonito (comparativo de superioridade) ou tão bonito quanto (comparativo de igualdade).
  • Grau superlativo: indica a qualidade de forma intensa, em relação a um grupo de coisas ou pessoas. Existem dois tipos de grau superlativo: o absoluto, que indica a qualidade máxima em relação a um grupo, e o relativo, que indica a qualidade máxima em relação a uma característica específica. Exemplo: lindíssimo (superlativo absoluto) ou o mais bonito de todos (superlativo relativo).

Conclusão

Os adjetivos são palavras importantes para enriquecer a comunicação e torná-la mais clara e precisa. Eles podem variar em gênero e número, ser classificados em diferentes tipos, vir antes ou depois do substantivo e ter grau. É fundamental conhecer essas características para usar os adjetivos corretamente e evitar erros de concordância ou sentido.

FAQs

1. É possível usar mais de um adjetivo para qualificar o mesmo substantivo?

Sim, é possível usar mais de um adjetivo para qualificar o mesmo substantivo. Nesse caso, é importante observar a ordem em que eles aparecem na frase, que geralmente segue uma sequência lógica e gramatical. Por exemplo, é mais comum colocar o adjetivo que indica tamanho ou quantidade antes do que indica qualidade. Exemplo: “Um grande e belo jardim”.

2. Todos os adjetivos têm grau comparativo e superlativo?

Não, nem todos os adjetivos têm grau comparativo e superlativo. Alguns adjetivos são considerados irregulares e não seguem as regras de formação dos graus. Além disso, alguns adjetivos já indicam uma qualidade extrema por si só, como “perfeito” ou “único”, e não precisam de um grau superlativo para intensificar essa qualidade.

3. Os adjetivos são a mesma coisa que os advérbios?

Não, os adjetivos e os advérbios são classes de palavras diferentes. Os adjetivos qualificam ou descrevem um substantivo, enquanto os advérbios modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, indicando circunstâncias de tempo, modo, lugar, entre outras. Exemplos de advérbios são “rapidamente”, “felizmente”, “bem”.

Related video of sobre os adjetivos é correto afirmar

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait