Sobre O Chamado Despotismo Esclarecido É Correto Afirmar Que:

Reza June 1, 2022
Despotismo esclarecido e liberalismo econômico

Introdução

O despotismo esclarecido foi uma forma de governo que surgiu na Europa durante o século XVIII. Foi uma tentativa de conciliar o absolutismo monárquico com as ideias do Iluminismo, um movimento intelectual que defendia a razão, a liberdade e a igualdade. O despotismo esclarecido foi uma forma de governar que visava o bem-estar do povo e o progresso do país, ao mesmo tempo que mantinha o poder absoluto do monarca. Neste artigo, vamos discutir se é correto afirmar que o despotismo esclarecido foi uma forma eficaz de governar.

Desenvolvimento

Origem do despotismo esclarecido

O despotismo esclarecido surgiu em um momento de mudanças na Europa. Durante o século XVIII, os reis absolutos começaram a perceber que precisavam de uma nova forma de governar para manter o poder. Eles viram que as ideias do Iluminismo estavam se espalhando e que o povo começava a questionar o poder absoluto dos monarcas. Os reis absolutos perceberam que precisavam fazer algumas concessões para manter o poder e, ao mesmo tempo, atender às demandas do povo.

Características do despotismo esclarecido

O despotismo esclarecido foi uma forma de governo que tentou conciliar o absolutismo monárquico com as ideias do Iluminismo. Algumas das principais características do despotismo esclarecido são: – A centralização do poder nas mãos do monarca: o monarca tinha o poder absoluto e tomava todas as decisões importantes. – A busca pelo bem-estar do povo: o monarca governava para o bem-estar do povo e para o progresso do país. Ele investia em obras públicas, na educação e na saúde. – A adoção de medidas modernizadoras: o monarca adotava medidas modernizadoras, como a criação de novas leis, a reforma do sistema judiciário e a expansão do comércio. – A tolerância religiosa: o monarca defendia a tolerância religiosa e permitia que as pessoas praticassem a sua religião livremente.

Exemplos de despotismo esclarecido

O despotismo esclarecido foi adotado em vários países europeus durante o século XVIII. Alguns exemplos de despotismo esclarecido são: – Frederico II da Prússia: Frederico II governou a Prússia de 1740 a 1786. Ele adotou medidas modernizadoras, como a criação de um sistema educacional, a reforma do sistema judiciário e a expansão do comércio. Ele também foi tolerante em relação às minorias religiosas. – Catarina II da Rússia: Catarina II governou a Rússia de 1762 a 1796. Ela adotou medidas modernizadoras, como a criação de um sistema educacional, a reforma do sistema judiciário e a expansão do comércio. Ela também foi tolerante em relação às minorias religiosas. – José II da Áustria: José II governou a Áustria de 1780 a 1790. Ele adotou medidas modernizadoras, como a reforma do sistema judiciário e a expansão do comércio. Ele também tentou abolir a servidão na Áustria.

Criticas ao despotismo esclarecido

Apesar de suas boas intenções, o despotismo esclarecido foi criticado por muitos. Algumas das principais críticas são: – O monarca ainda tinha o poder absoluto: apesar de tentar conciliar o absolutismo com as ideias do Iluminismo, o despotismo esclarecido ainda mantinha o poder absoluto do monarca. Isso significava que o povo não tinha voz nas decisões importantes. – A modernização foi feita de cima para baixo: as medidas modernizadoras adotadas pelo monarca foram feitas de cima para baixo, ou seja, sem a participação do povo. Isso significava que as mudanças eram impostas pelo monarca e não surgiam das demandas do povo. – A tolerância religiosa era limitada: embora os monarcas fossem tolerantes em relação às minorias religiosas, a tolerância era limitada. As religiões não-cristãs, por exemplo, ainda eram discriminadas. – A servidão não foi abolida em todos os países: embora alguns monarcas tenham tentado abolir a servidão, ela ainda existia em muitos países europeus durante o século XVIII.

Conclusão

O despotismo esclarecido foi uma tentativa de conciliar o absolutismo monárquico com as ideias do Iluminismo. Embora tenha tido boas intenções, o despotismo esclarecido ainda mantinha o poder absoluto do monarca e impunha as mudanças de cima para baixo. Além disso, a tolerância religiosa era limitada e a servidão ainda existia em muitos países europeus durante o século XVIII. Portanto, podemos concluir que o despotismo esclarecido não foi uma forma eficaz de governar.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O despotismo esclarecido foi uma forma de governo democrático?

Não, o despotismo esclarecido não foi uma forma de governo democrático. O monarca ainda tinha o poder absoluto e tomava todas as decisões importantes. O povo não tinha voz nas decisões políticas.

2. O despotismo esclarecido foi uma forma de governo autoritário?

Sim, o despotismo esclarecido foi uma forma de governo autoritário. Embora tenha tentado conciliar o absolutismo com as ideias do Iluminismo, o despotismo esclarecido ainda mantinha o poder absoluto do monarca.

3. O despotismo esclarecido foi adotado apenas na Europa?

Sim, o despotismo esclarecido foi adotado apenas na Europa durante o século XVIII. Foi uma tentativa de conciliar o absolutismo monárquico com as ideias do Iluminismo. Fora da Europa, outras formas de governação foram adotadas.

Related video of sobre o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait