Sobre O Arcadismo É Correto Afirmar

Reza June 1, 2021
Arcadismo[1]..

Introdução

O Arcadismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no final do século XVIII e se estendeu até meados do século XIX. Esse período ficou conhecido como Iluminismo, onde havia uma valorização da razão, da ciência e da filosofia. O Arcadismo foi um movimento que se opôs ao Barroco, que valorizava a emoção, a imaginação e a religiosidade. Nesse contexto, é possível identificar algumas características do Arcadismo, bem como suas principais obras e autores.

Características do Arcadismo

Racionalismo

Uma das características do Arcadismo é o racionalismo, ou seja, a valorização da razão em detrimento da emoção. Os escritores arcadistas acreditavam que era necessário utilizar a razão para compreender o mundo e a natureza, o que se refletia em suas obras literárias.

Natureza

Outra característica do Arcadismo é a valorização da natureza. Os escritores desse período buscavam retratar a natureza de forma idealizada e perfeita, em contraposição à realidade da cidade. A natureza era vista como um refúgio para o homem, um lugar onde ele poderia encontrar paz e harmonia.

Bucolismo

O bucólico é outro aspecto do Arcadismo. Os escritores arcadistas utilizavam a figura do pastor como símbolo da vida simples e harmoniosa, em contraposição à vida na cidade, que era vista como caótica e desorganizada.

Classicismo

O Classicismo também é uma característica do Arcadismo. Os escritores desse período buscavam inspiração na Antiguidade Clássica, em especial na poesia greco-latina. A linguagem utilizada nas obras era simples e direta, em contraposição ao Barroco, que utilizava uma linguagem rebuscada e complexa.

Principais obras e autores do Arcadismo

Tomás Antônio Gonzaga

Tomás Antônio Gonzaga foi um dos principais representantes do Arcadismo no Brasil. Ele escreveu a obra “Marília de Dirceu”, que é considerada um marco do movimento arcadista no país. A obra retrata o amor platônico entre o poeta Dirceu e a pastora Marília, utilizando elementos bucólicos e natureza idealizada.

For more information, please click the button below.

Cláudio Manuel da Costa

Cláudio Manuel da Costa também foi um importante escritor arcadista no Brasil. Ele escreveu a obra “Obras Poéticas”, que é considerada uma das principais obras do Arcadismo no país. A obra retrata a natureza idealizada, utilizando elementos bucólicos e pastoris.

Bocage

Bocage foi um escritor português que também se destacou no movimento arcadista. Ele é conhecido por suas sátiras, que utilizavam uma linguagem direta e simples para criticar a sociedade e a política portuguesa da época.

Conclusão

O Arcadismo foi um movimento literário que valorizou a razão, a natureza idealizada e o bucólico. Os escritores desse período buscavam inspiração na Antiguidade Clássica e utilizavam uma linguagem simples e direta em suas obras. No Brasil, destacaram-se escritores como Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, que retrataram a natureza idealizada e o amor platônico em suas obras.

FAQs

1. Qual foi o período em que o Arcadismo surgiu?

O Arcadismo surgiu no final do século XVIII e se estendeu até meados do século XIX.

2. Qual é a principal característica do Arcadismo?

A principal característica do Arcadismo é a valorização da razão em detrimento da emoção.

3. Quais são os principais escritores do Arcadismo?

No Brasil, destacaram-se escritores como Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa. Em Portugal, um dos principais escritores do movimento foi Bocage.

Related video of sobre o arcadismo é correto afirmar

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait