Sobre As Células Apresentadoras De Antígenos Podemos Afirmar Que

Reza April 7, 2023
9. células presentadoras de antígenos (04/sep/2013)

As células apresentadoras de antígenos (APC) são células do sistema imunológico responsáveis por apresentar antígenos aos linfócitos T, desencadeando uma resposta imune adaptativa. Essas células são essenciais para o reconhecimento e eliminação de patógenos e células infectadas por vírus.

Tipos de células apresentadoras de antígenos

Existem diferentes tipos de células apresentadoras de antígenos, sendo as principais:

  • Macrófagos: são células fagocitárias que ingerem e processam antígenos.
  • Células dendríticas: são células com alta capacidade para apresentar antígenos aos linfócitos T. Elas têm a capacidade de migrar para os gânglios linfáticos, onde ocorre a ativação dos linfócitos T.
  • Células B: são células que produzem anticorpos e também podem apresentar antígenos aos linfócitos T.

Processo de apresentação de antígenos

O processo de apresentação de antígenos pelas células apresentadoras envolve várias etapas:

  1. Fagocitose ou endocitose do antígeno.
  2. Processamento do antígeno em pequenos fragmentos, chamados de peptídeos.
  3. Apresentação do peptídeo aos linfócitos T com a ajuda de moléculas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC).
  4. Ativação dos linfócitos T, que se diferenciam em células T auxiliares ou células T citotóxicas.
  5. As células T auxiliares ativadas ajudam a ativar outras células do sistema imunológico, como as células B, que produzem anticorpos contra o antígeno.

MHC e antígenos

As moléculas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC) são proteínas que estão presentes na superfície das células apresentadoras de antígenos e têm a função de apresentar peptídeos aos linfócitos T. Existem dois tipos de MHC: MHC classe I e MHC classe II.

O MHC classe I é encontrado em todas as células nucleadas do organismo e apresenta peptídeos endógenos, ou seja, peptídeos originados de proteínas que são sintetizadas dentro da célula. As células infectadas por vírus ou células tumorais, por exemplo, apresentam antígenos endógenos aos linfócitos T citotóxicos através do MHC classe I.

O MHC classe II é encontrado apenas em células apresentadoras de antígenos, como os macrófagos, as células dendríticas e as células B, e apresenta peptídeos exógenos, ou seja, peptídeos originados de proteínas que foram fagocitadas ou endocitadas. As células apresentadoras de antígenos ativam as células T auxiliares através do MHC classe II.

For more information, please click the button below.

Importância das células apresentadoras de antígenos na resposta imune

As células apresentadoras de antígenos são essenciais para a resposta imune adaptativa, pois são responsáveis por apresentar antígenos aos linfócitos T e desencadear uma resposta específica contra o patógeno. Sem as células apresentadoras de antígenos, os linfócitos T não seriam ativados e a resposta imune seria comprometida.

Além disso, as células apresentadoras de antígenos desempenham um papel importante na tolerância imunológica, que é a capacidade do organismo de não atacar suas próprias células. As células apresentadoras de antígenos apresentam antígenos próprios aos linfócitos T no timo, onde ocorre a seleção negativa, ou seja, a eliminação de linfócitos T que reconhecem antígenos próprios do organismo. Esse processo é fundamental para prevenir doenças autoimunes.

Conclusão

As células apresentadoras de antígenos são células essenciais para a resposta imune adaptativa. Elas são responsáveis por apresentar antígenos aos linfócitos T e desencadear uma resposta específica contra o patógeno. Além disso, as células apresentadoras de antígenos desempenham um papel importante na tolerância imunológica, prevenindo doenças autoimunes.

FAQs

1. Todas as células do organismo apresentam antígenos aos linfócitos T?

Não. A apresentação de antígenos aos linfócitos T é feita pelas células apresentadoras de antígenos, como os macrófagos, as células dendríticas e as células B.

2. Como as células apresentadoras de antígenos distinguem entre antígenos próprios e antígenos de patógenos?

As células apresentadoras de antígenos apresentam antígenos próprios aos linfócitos T no timo, onde ocorre a seleção negativa, ou seja, a eliminação de linfócitos T que reconhecem antígenos próprios do organismo. Dessa forma, apenas os linfócitos T que reconhecem antígenos de patógenos são ativados.

3. Qual é o papel das células T auxiliares na resposta imune?

As células T auxiliares ativam outras células do sistema imunológico, como as células B, que produzem anticorpos contra o antígeno. Além disso, as células T auxiliares são importantes para a formação da memória imunológica, que permite uma resposta mais rápida e eficiente em caso de uma nova infecção pelo mesmo patógeno.

Related video of sobre as células apresentadoras de antígenos podemos afirmar que

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait