Sobre A Modalidade Ead De Ensino: Análise Das Afirmativas Abaixo

Reza June 22, 2021
? Entenda a diferença entre a modalidade EAD e as aulas remotas

Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, a educação a distância (EAD) vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. No entanto, ainda existem dúvidas e questionamentos sobre a efetividade dessa modalidade de ensino. Neste texto, analisaremos algumas afirmativas sobre a EAD e apresentaremos argumentos que ajudam a compreender melhor essa modalidade de ensino.

Afirmativa 1: O ensino a distância não é tão efetivo quanto o presencial

Essa é uma das críticas mais comuns à EAD. No entanto, diversos estudos têm mostrado que a qualidade de ensino na modalidade a distância pode ser tão boa quanto ou até melhor do que no ensino presencial. Um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, mostrou que os alunos da EAD tiveram desempenho melhor do que os alunos do ensino presencial em algumas disciplinas.

Além disso, a EAD tem algumas vantagens em relação ao ensino presencial. Por exemplo, ela permite que o aluno estude no seu próprio ritmo e em horários mais flexíveis. Para quem tem dificuldades de locomoção ou mora em regiões remotas, a EAD pode ser a única opção de acesso à educação. Além disso, a EAD pode ser mais barata do que o ensino presencial, já que não há custos com transporte, moradia, alimentação etc.

Afirmativa 2: Na EAD, o aluno fica isolado e não tem contato com outros alunos e professores

Essa afirmativa é parcialmente verdadeira. Na EAD, é verdade que o aluno não tem contato físico com outros alunos e professores. No entanto, isso não significa que ele fique isolado ou sem contato com outras pessoas. Pelo contrário, a EAD oferece diversas formas de interação, como fóruns de discussão, salas de bate-papo, videoconferências etc.

Além disso, a EAD pode estimular a participação do aluno de outras formas. Como o aluno tem mais liberdade para organizar seu tempo de estudo, ele pode ter mais tempo para se dedicar a atividades extracurriculares, como estágios, voluntariado etc. Isso pode enriquecer sua formação e ampliar sua rede de contatos.

Afirmativa 3: A EAD não é regulamentada e não tem a mesma qualidade do ensino presencial

Essa afirmativa é falsa. A EAD é regulamentada no Brasil desde 1996, por meio do Decreto nº 5.622. Esse decreto estabelece as normas para a oferta de cursos a distância no país e define os critérios de qualidade que devem ser observados pelas instituições de ensino. Além disso, existem diversos órgãos reguladores e certificadores, como o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE), que fiscalizam e avaliam a qualidade dos cursos de EAD.

For more information, please click the button below.

É importante ressaltar que a qualidade do ensino na EAD depende muito da instituição de ensino e do curso escolhido. Assim como no ensino presencial, há cursos bons e cursos ruins na EAD. Por isso, é importante pesquisar antes de escolher uma instituição de ensino e um curso de EAD.

Conclusão

Como vimos, a EAD é uma modalidade de ensino que oferece diversas vantagens em relação ao ensino presencial, como flexibilidade de horários, acesso a pessoas que moram em regiões remotas e menor custo. Além disso, ela pode ter a mesma qualidade do ensino presencial, desde que sejam observados os critérios de qualidade estabelecidos pelo MEC e pelo CNE. É claro que a EAD não é a melhor opção para todos os perfis de alunos e cursos, mas ela é uma alternativa válida e que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.

FAQs

1. Quais são as principais vantagens da EAD?

R: As principais vantagens da EAD são a flexibilidade de horários, o acesso a pessoas que moram em regiões remotas e o menor custo em relação ao ensino presencial.

2. A EAD é reconhecida pelo mercado de trabalho?

R: Sim, a EAD é reconhecida pelo mercado de trabalho, desde que o curso seja oferecido por uma instituição de ensino credenciada pelo MEC e que o diploma tenha a mesma validade do diploma de um curso presencial.

3. A EAD é indicada para todos os perfis de alunos e cursos?

R: Não. A EAD pode não ser a melhor opção para alunos que têm dificuldade de se organizar e estudar sozinhos, assim como para cursos que exigem muita prática ou contato físico com outras pessoas, como cursos na área da saúde.

Related video of sobre a modalidade ead de ensino analise as afirmativas abaixo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait