Sobre A Linguagem Do Trovadorismo Português É Correto Afirmar

Reza March 29, 2022
Trovadorismo

Introdução

O Trovadorismo é um período literário que ocorreu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XII e XIV. Em Portugal, o Trovadorismo teve início no século XIII e se estendeu até o século XIV. Durante esse período, a língua portuguesa ainda estava em processo de desenvolvimento, o que influenciou muito a linguagem utilizada pelos trovadores portugueses.

Características Gerais do Trovadorismo Português

O Trovadorismo Português é marcado por algumas características gerais que influenciaram a linguagem utilizada pelos trovadores. Algumas dessas características são:

1. Amor Cortês

O amor cortês é uma característica presente em muitas obras trovadorescas portuguesas. Esse tipo de amor é marcado pela idealização da figura feminina, que é vista como uma mulher inatingível e perfeita. Essa idealização influenciou a linguagem utilizada pelos trovadores, que muitas vezes utilizavam termos rebuscados e poéticos para descrever a beleza e a perfeição da amada.

2. Temas Religiosos

Além do amor cortês, os trovadores portugueses também abordavam temas religiosos em suas obras. Muitas vezes, esses temas eram utilizados como forma de expressar a devoção religiosa dos trovadores. Essa influência religiosa também se refletia na linguagem utilizada, que muitas vezes era marcada por termos e expressões religiosas.

3. Uso de Tropos e Figuras de Linguagem

Os trovadores portugueses utilizavam muitos tropos e figuras de linguagem em suas obras. Esses recursos eram utilizados para tornar a linguagem mais poética e expressiva. Alguns exemplos de tropos e figuras de linguagem utilizados pelos trovadores são a metáfora, a aliteração, a antítese e a sinestesia.

A Linguagem do Trovadorismo Português

A linguagem utilizada pelos trovadores portugueses era marcada por algumas características específicas, que refletiam as influências do período em que as obras foram produzidas. Algumas dessas características são:

For more information, please click the button below.

1. Uso de Arcaísmos

Durante o Trovadorismo Português, a língua portuguesa ainda estava em processo de desenvolvimento, o que fez com que muitas palavras utilizadas na época fossem consideradas arcaicas nos dias de hoje. Alguns exemplos de arcaísmos presentes na linguagem trovadoresca são as palavras “anho” (em vez de “ano”) e “guisa” (em vez de “maneira”).

2. Uso de Palavras em Latim

Durante o Trovadorismo Português, o latim ainda era uma língua muito presente na cultura europeia. Por isso, muitos trovadores utilizavam palavras em latim em suas obras. Essas palavras eram utilizadas principalmente em expressões religiosas e jurídicas.

3. Uso de Regionalismos

Durante o Trovadorismo Português, Portugal ainda não era um país unificado. Por isso, a língua portuguesa era marcada por regionalismos, ou seja, palavras e expressões que variavam de região para região. Esses regionalismos também se refletiam na linguagem utilizada pelos trovadores.

4. Uso de Versos e Rimas

A linguagem trovadoresca era marcada pelo uso de versos e rimas. Os versos eram utilizados para dividir os poemas em estrofes, enquanto as rimas eram utilizadas para dar uma musicalidade ao texto. Essa musicalidade era muito valorizada pelos trovadores e fazia parte da tradição poética da época.

Conclusão

A linguagem do Trovadorismo Português é marcada por características específicas que refletem as influências do período em que as obras foram produzidas. Essas características incluem o uso de arcaísmos, palavras em latim, regionalismos, tropos e figuras de linguagem, além do uso de versos e rimas. Essa linguagem poética e expressiva influenciou a literatura portuguesa e deixou um legado importante para a cultura do país.

FAQs

1. Quais são as principais características do Trovadorismo Português?

Algumas das principais características do Trovadorismo Português são o amor cortês, temas religiosos, o uso de tropos e figuras de linguagem, além do uso de versos e rimas.

2. Qual era a influência da religião na linguagem dos trovadores portugueses?

A religião era uma influência importante na linguagem dos trovadores portugueses. Muitas vezes, eles utilizavam expressões e termos religiosos em suas obras para demonstrar sua devoção.

3. Como os regionalismos influenciaram a linguagem dos trovadores portugueses?

Os regionalismos influenciaram a linguagem dos trovadores portugueses porque, na época, Portugal ainda não era um país unificado. Por isso, a língua portuguesa era marcada por palavras e expressões que variavam de região para região. Esses regionalismos se refletiam na linguagem utilizada pelos trovadores.

Related video of sobre a linguagem do trovadorismo português é correto afirmar

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait