Sobre A Dissertação-Argumentativa Podemos Afirmar Que Se Trata?

Reza February 21, 2022
O texto dissertativo argumentativo

A dissertação-argumentativa é um tipo de texto que tem como objetivo persuadir o leitor a adotar um ponto de vista específico. Nesse tipo de texto, o autor apresenta argumentos que sustentam a sua posição e refuta os argumentos contrários. A dissertação-argumentativa é um gênero textual muito comum em provas de vestibulares, concursos públicos e no Enem.

Características da dissertação-argumentativa

A dissertação-argumentativa deve ter algumas características para ser considerada bem escrita, tais como:

  • Clareza: o autor deve apresentar seus argumentos de forma clara, para que o leitor possa compreendê-los facilmente.
  • Coerência: os argumentos apresentados devem ser coerentes entre si e com a tese defendida pelo autor.
  • Objetividade: o texto deve ser objetivo, isto é, o autor deve apresentar somente os argumentos relevantes para a defesa da tese.
  • Concisão: a dissertação-argumentativa não deve ser muito extensa, para que o leitor não se perca em meio aos argumentos apresentados. O ideal é que o texto tenha entre 25 e 30 linhas.
  • Uso de recursos linguísticos: o uso de recursos linguísticos, como analogias, comparações, exemplos e citações, pode tornar o texto mais persuasivo.

Estrutura da dissertação-argumentativa

A dissertação-argumentativa possui uma estrutura bem definida, que deve ser seguida para que o texto seja bem organizado e de fácil compreensão. A estrutura é composta por:

  1. Introdução: é o primeiro parágrafo da dissertação-argumentativa e tem como objetivo apresentar o tema que será abordado e a tese que será defendida. A introdução deve ser clara e objetiva, para que o leitor entenda o que será discutido no texto.
  2. Desenvolvimento: é a parte principal da dissertação-argumentativa, onde são apresentados os argumentos que sustentam a tese defendida pelo autor. O desenvolvimento pode ser dividido em parágrafos, cada um contendo um argumento específico. É importante que os argumentos sejam apresentados de forma clara e objetiva, para que o leitor compreenda a posição do autor.
  3. Conclusão: é a última parte da dissertação-argumentativa e tem como objetivo resumir os argumentos apresentados e reforçar a tese defendida pelo autor. A conclusão deve ser clara e objetiva, para que o leitor entenda o posicionamento do autor.

Exemplo de dissertação-argumentativa

Para entender melhor como funciona a dissertação-argumentativa, vamos apresentar um exemplo:

Tema: A legalização da maconha no Brasil

Introdução

A legalização da maconha é um tema bastante polêmico e que tem gerado muitas discussões em todo o mundo. No Brasil, o debate sobre a legalização da maconha tem se intensificado nos últimos anos, com argumentos a favor e contra a medida. Nessa dissertação-argumentativa, defenderei a tese de que a legalização da maconha é benéfica para a sociedade brasileira.

For more information, please click the button below.

Desenvolvimento

Para defender a minha tese, apresentarei três argumentos principais:

  1. Diminuição da violência: a legalização da maconha pode contribuir para a diminuição da violência no Brasil, uma vez que o tráfico de drogas é uma das principais causas de violência no país. Com a legalização, o mercado de drogas seria regulado pelo Estado, o que reduziria a violência.
  2. Geração de empregos e arrecadação de impostos: a legalização da maconha pode gerar empregos e arrecadação de impostos para o país. Com a regulamentação do mercado de maconha, seria possível criar empresas que produzissem a droga e que pagassem impostos ao Estado.
  3. Uso medicinal: a maconha pode ser utilizada para fins medicinais, como tratamento para doenças como câncer, epilepsia e glaucoma. Com a legalização, os pacientes que necessitam do uso da maconha para tratamento teriam acesso à droga de forma legal e segura.

Conclusão

Diante dos argumentos apresentados, fica claro que a legalização da maconha é benéfica para a sociedade brasileira. Além de contribuir para a diminuição da violência, a legalização pode gerar empregos e arrecadação de impostos para o país, além de permitir o uso medicinal da droga. Por isso, é importante que o Brasil avance na discussão sobre a legalização da maconha e regulamente o uso da droga de forma segura e responsável.

FAQs

1. Qual a diferença entre dissertação-argumentativa e dissertação expositiva?

A dissertação expositiva tem como objetivo apresentar informações sobre um determinado assunto, sem a necessidade de persuadir o leitor a adotar um ponto de vista específico. Já a dissertação-argumentativa tem como objetivo convencer o leitor a adotar um ponto de vista específico, apresentando argumentos que sustentem a tese defendida pelo autor.

2. Como escolher os argumentos para a dissertação-argumentativa?

Os argumentos devem ser escolhidos de acordo com a tese defendida pelo autor. É importante que os argumentos sejam relevantes e consistentes, para que o leitor compreenda a posição do autor e se convença dos argumentos apresentados.

3. Como refutar os argumentos contrários na dissertação-argumentativa?

A refutação dos argumentos contrários deve ser feita de forma clara e objetiva, apresentando argumentos que contestem as posições contrárias. É importante que a refutação seja baseada em fatos e evidências, para que o leitor compreenda a posição do autor.

Conclusão

A dissertação-argumentativa é um tipo de texto muito importante, que tem como objetivo persuadir o leitor a adotar um ponto de vista específico. Para que a dissertação-argumentativa seja bem escrita, é importante seguir as características e estrutura do gênero, apresentando argumentos claros, coerentes, objetivos e bem fundamentados. Com essas dicas, é possível escrever uma dissertação-argumentativa persuasiva e bem estruturada.

Related video of sobre a dissertação-argumentativa podemos afirmar que se trata

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait