Sítio Arqueológico Serra Da Capivara

Reza April 15, 2021
Serra da Capivara um guia do principal destino histórico do Nordeste

O Sítio Arqueológico Serra da Capivara é uma área de preservação ambiental e patrimônio mundial localizado no estado do Piauí, no Brasil. É conhecido por ser um dos lugares mais antigos das Américas, com vestígios de ocupação humana datados de mais de 50.000 anos atrás.

História

O sítio arqueológico foi descoberto em 1973 pelo arqueólogo Niède Guidon, que começou a estudar a região e descobriu diversas pinturas rupestres e sítios arqueológicos. Em 1991, a área foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO, e em 1994 foi criado o Parque Nacional da Serra da Capivara, com o objetivo de preservar a área e promover a pesquisa científica.

Atrações

O parque conta com diversas atrações para visitantes, como trilhas guiadas por arqueólogos, museus, exposições e acampamentos. Algumas das principais atrações são:

Pinturas Rupestres

O parque conta com mais de 30 sítios arqueológicos com pinturas rupestres, que retratam a vida cotidiana dos povos pré-históricos que habitavam a região. Algumas das pinturas são datadas de mais de 9.000 anos atrás, e são consideradas uma das mais importantes coleções de arte rupestre do mundo.

Cânions

O parque conta com diversos cânions, que oferecem paisagens impressionantes e trilhas para caminhadas. O Cânion do Poty é um dos mais famosos, com paredes de pedra que chegam a 80 metros de altura.

Museus

O parque conta com diversos museus, como o Museu do Homem Americano, que conta a história da ocupação humana das Américas, e o Museu da Natureza, que apresenta a fauna e flora local.

For more information, please click the button below.

Acampamentos

O parque conta com diversas áreas de acampamento, que permitem aos visitantes passar a noite no parque. Algumas áreas contam com infraestrutura de banheiros e chuveiros.

Preservação

A preservação da Serra da Capivara é uma das principais preocupações do parque. A área é protegida por leis ambientais e conta com diversos programas de preservação, como o programa de monitoramento de espécies ameaçadas e o programa de educação ambiental.

Conclusão

O Sítio Arqueológico Serra da Capivara é um lugar único no mundo, com uma história milenar e uma riqueza cultural e natural impressionante. É um lugar que deve ser visitado por todos que desejam conhecer a história e a beleza do Brasil.

FAQs

1. Qual é a melhor época do ano para visitar o Sítio Arqueológico Serra da Capivara?

A melhor época para visitar o parque é entre os meses de maio e setembro, quando o clima é mais ameno e chove menos.

2. É possível fazer trilhas sem guia?

Não é permitido fazer trilhas sem guia no parque, já que é necessário preservar as áreas arqueológicas e a fauna e flora local.

3. Quanto tempo é recomendado para visitar o parque?

Recomenda-se pelo menos três dias para visitar as principais atrações do parque, mas é possível passar mais tempo para explorar com mais detalhes as áreas arqueológicas e naturais.

Related video of sítio arqueológico serra da capivara

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait