Sílaba Tônica Da Palavra Coelho

Reza December 11, 2021
Sequência Didática O Coelhinho que não era de Páscoa. Aprender e Brincar

Para entendermos qual é a sílaba tônica da palavra coelho, é importante primeiro entendermos o conceito de sílaba tônica e como identificá-la em uma palavra.

O que é sílaba tônica?

Uma sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade em uma palavra. Em outras palavras, é a sílaba que recebe o acento tônico.

Existem três tipos de sílabas tônicas: a sílaba tônica aguda, a sílaba tônica grave e a sílaba tônica esdrúxula.

  • A sílaba tônica aguda é a que recebe o acento tônico na última sílaba da palavra, como em “café” ou “bebê”.
  • A sílaba tônica grave é a que recebe o acento tônico na penúltima sílaba da palavra, como em “casa” ou “livro”.
  • A sílaba tônica esdrúxula é a que recebe o acento tônico na antepenúltima sílaba da palavra, como em “prático” ou “mágico”.

Como identificar a sílaba tônica de uma palavra?

Para identificar a sílaba tônica de uma palavra, é preciso levar em consideração o tipo de acentuação utilizado na língua portuguesa. Existem duas formas de acentuação: a acentuação gráfica e a acentuação prosódica.

A acentuação gráfica é aquela que utiliza o acento agudo (´), o acento circunflexo (^) e o acento grave (`) para indicar a sílaba tônica da palavra. Por exemplo:

  • Sílaba tônica aguda: café
  • Sílaba tônica grave: casa
  • Sílaba tônica esdrúxula: mágico

Já a acentuação prosódica é aquela que indica a sílaba tônica através da intensidade da pronúncia. Para identificar a sílaba tônica através da acentuação prosódica, é preciso seguir algumas regras:

For more information, please click the button below.
  • As palavras oxítonas (com acento tônico na última sílaba) são acentuadas quando terminam em vogal, “s” ou “n”. Exemplos: café, parabéns, sofás.
  • As palavras paroxítonas (com acento tônico na penúltima sílaba) são acentuadas quando não terminam em vogal, “s” ou “n”. Exemplos: casa, livro, óculos.
  • As palavras proparoxítonas (com acento tônico na antepenúltima sílaba) são sempre acentuadas. Exemplos: mágico, prático, música.

Com base nessas regras, podemos identificar a sílaba tônica da palavra coelho.

Qual é a sílaba tônica da palavra coelho?

A palavra coelho é uma palavra paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é a penúltima sílaba. Dessa forma, a sílaba tônica da palavra coelho é “e”.

É importante lembrar que a palavra coelho não possui acento gráfico, pois não se encaixa nas regras de acentuação da língua portuguesa. Porém, mesmo sem acento gráfico, é possível identificar a sílaba tônica da palavra através da acentuação prosódica.

Conclusão

A sílaba tônica da palavra coelho é “e”, já que se trata de uma palavra paroxítona. Para identificar a sílaba tônica de uma palavra, é preciso levar em consideração as regras de acentuação da língua portuguesa, tanto a acentuação gráfica quanto a acentuação prosódica.

FAQs

1. Todas as palavras paroxítonas têm a sílaba tônica na penúltima sílaba?

Sim, todas as palavras paroxítonas têm a sílaba tônica na penúltima sílaba. É uma regra da língua portuguesa.

2. Palavras sem acento gráfico também possuem sílaba tônica?

Sim, todas as palavras possuem uma sílaba tônica, mesmo que não possuam acento gráfico. A sílaba tônica pode ser identificada através da acentuação prosódica.

3. É possível que uma palavra tenha mais de uma sílaba tônica?

Não, uma palavra só pode ter uma sílaba tônica. É ela que recebe a maior intensidade na pronúncia.

Related video of sílaba tônica da palavra coelho

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait