Significado De Garrida No Hino Nacional

Reza March 27, 2022
Garrida Dicio, Dicionário Online de Português

O Hino Nacional Brasileiro é um dos símbolos mais importantes do país. Ele é cantado em diversas ocasiões, como eventos esportivos, solenidades oficiais e comemorações cívicas. Uma das palavras presentes na letra do hino é “garrida”, que muitas pessoas podem não conhecer o significado. Neste texto, vamos explicar o que significa essa palavra e qual é o seu contexto dentro do hino nacional.

Contexto do Hino Nacional Brasileiro

O Hino Nacional Brasileiro foi composto por Francisco Manuel da Silva em 1822, logo após a independência do país. Sua letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada em 1909, e é uma homenagem à nação e à sua história.

A letra do hino é composta por quatro estrofes e um refrão. Cada uma das estrofes aborda um aspecto diferente do Brasil, como a sua natureza exuberante, a sua história de lutas e conquistas e a sua diversidade cultural. O refrão, por sua vez, é um apelo para que o país seja sempre unido e forte.

O que significa Garrida?

A palavra “garrida” aparece na segunda estrofe do hino nacional, que é a seguinte:

Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Garrida e sempre
Intrepida e forte!

Na letra, “garrida” é um adjetivo que qualifica a palavra “sempre”. Ou seja, o Brasil é descrito como “sempre garrido”. Mas o que isso significa? Na língua portuguesa, “garrido” é um adjetivo que pode ter diferentes significados, como “enfeitado”, “ornamentado” ou “brilhante”. No contexto do hino nacional, a palavra “garrida” é usada com o sentido de “enfeitada” ou “ornamentada”.

Assim, quando a letra do hino diz que o Brasil é “sempre garrido”, ela está se referindo à beleza do país, à sua natureza exuberante e à sua cultura rica e diversa. O adjetivo “garrido” é uma forma poética de descrever a grandeza e a importância do Brasil como nação.

For more information, please click the button below.

Outras interpretações

Apesar do significado mais comum da palavra “garrido”, existem outras interpretações que podem ser aplicadas ao contexto do hino nacional. Alguns estudiosos defendem, por exemplo, que “garrida” pode ser entendida como “valente” ou “corajosa”. Nesse caso, a palavra estaria se referindo à força e à resiliência do povo brasileiro, que ao longo da história enfrentou diversas dificuldades e desafios.

Outra interpretação possível é que “garrida” seja uma referência à bandeira do Brasil, que é um dos símbolos nacionais mais importantes. A bandeira brasileira é composta por diferentes elementos, como o céu azul, as estrelas, o verde e o amarelo. Essas cores são associadas a diferentes aspectos do país, como a natureza, a esperança e a riqueza mineral. Assim, a palavra “garrida” poderia ser uma forma de descrever a beleza e a riqueza simbólica da bandeira brasileira.

Conclusão

Em resumo, a palavra “garrida” no hino nacional brasileiro significa “enfeitada” ou “ornamentada”, e é uma forma poética de descrever a beleza e a grandeza do país. Essa palavra é usada na segunda estrofe do hino, que é uma homenagem à natureza exuberante e à cultura rica do Brasil. Apesar de existirem outras interpretações possíveis para “garrida”, essa é a mais comum e aceita pelos estudiosos.

FAQs

1. Qual é o significado completo da palavra “garrida”?

Na língua portuguesa, “garrida” é um adjetivo que pode ter diferentes significados, como “enfeitada”, “ornamentada” ou “brilhante”. No contexto do hino nacional brasileiro, a palavra é usada para descrever a beleza e a grandeza do país.

2. Por que o hino nacional brasileiro é importante?

O hino nacional brasileiro é um dos símbolos mais importantes do país. Ele representa a nação e a sua história, e é cantado em diversas ocasiões, como eventos esportivos, solenidades oficiais e comemorações cívicas. O hino é uma forma de homenagear o Brasil e de demonstrar amor pela pátria.

3. O que é o berço esplêndido mencionado na letra do hino?

O berço esplêndido mencionado na letra do hino nacional brasileiro é uma referência ao país em si. A expressão é usada para descrever a beleza e a riqueza natural do Brasil, que é visto como um lugar privilegiado pela natureza. O berço esplêndido é um símbolo da grandeza e da importância do país como nação.

Related video of significado de garrida no hino nacional

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait