Sermão De Santo Antônio Aos Peixes

Reza October 18, 2021
Sermão de Santo António aos Peixes Análise da Obra Livro WOOK

Introdução

O “Sermão de Santo Antônio aos Peixes” é uma obra escrita pelo padre Antônio Vieira em 1654, durante o período colonial no Brasil. O sermão foi pregado na cidade de São Luís, no Maranhão, e é considerado uma das obras mais importantes da literatura barroca brasileira. O sermão é dividido em duas partes: a primeira é direcionada aos peixes e a segunda aos humanos. Na primeira parte, o padre faz uma crítica aos homens, que são considerados piores do que os peixes, pois estes últimos obedecem às leis naturais, enquanto os homens desobedecem às leis divinas.

Desenvolvimento

Na primeira parte do sermão, o padre faz uma crítica aos homens, que são considerados piores do que os peixes, pois estes últimos obedecem às leis naturais, enquanto os homens desobedecem às leis divinas. O padre começa o sermão dizendo que os peixes são o único povo que não pecou, pois eles obedecem às leis naturais, enquanto os homens desobedecem às leis divinas. Ele compara os peixes aos homens, dizendo que estes últimos são piores do que os peixes, pois eles desobedecem às leis divinas. O padre faz uma lista de pecados que os homens cometem, como a inveja, a cobiça, a mentira, a luxúria, entre outros. Ele compara esses pecados aos peixes, dizendo que alguns peixes são invejosos, outros são cobiçosos, outros são mentirosos, outros são luxuriosos, entre outros. O padre também faz uma crítica à sociedade da época, dizendo que ela é corrupta e perversa, e que os homens são os responsáveis por essa corrupção e perversidade. Ele diz que os homens não seguem as leis de Deus e que isso leva à corrupção e à perversidade da sociedade. Na segunda parte do sermão, o padre se dirige aos homens, dizendo que eles devem seguir as leis de Deus e que isso levará à salvação da alma. Ele diz que os homens devem seguir o exemplo dos peixes, que obedecem às leis naturais. O padre também fala sobre a importância da penitência e da confissão dos pecados para a salvação da alma. Ele diz que os homens devem confessar seus pecados e fazer penitência para que possam alcançar a salvação.

Conclusão

O “Sermão de Santo Antônio aos Peixes” é uma obra importante da literatura barroca brasileira, que critica a sociedade colonial da época e faz uma exortação à obediência às leis divinas. O padre Antônio Vieira usa a figura dos peixes como exemplo de obediência às leis naturais e critica os homens por sua desobediência às leis divinas. Ele também fala sobre a importância da penitência e da confissão dos pecados para a salvação da alma.

FAQs

1. Qual é a importância do “Sermão de Santo Antônio aos Peixes”?

O “Sermão de Santo Antônio aos Peixes” é uma obra importante da literatura barroca brasileira, que critica a sociedade colonial da época e faz uma exortação à obediência às leis divinas. O padre Antônio Vieira usa a figura dos peixes como exemplo de obediência às leis naturais e critica os homens por sua desobediência às leis divinas.

2. Qual é a mensagem principal do sermão?

A mensagem principal do sermão é que os homens devem seguir as leis de Deus e que isso levará à salvação da alma. O padre Antônio Vieira usa a figura dos peixes como exemplo de obediência às leis naturais e critica os homens por sua desobediência às leis divinas. Ele também fala sobre a importância da penitência e da confissão dos pecados para a salvação da alma.

3. Qual é a relação entre os peixes e os homens no sermão?

No sermão, os peixes são usados como exemplo de obediência às leis naturais, enquanto os homens são criticados por sua desobediência às leis divinas. O padre Antônio Vieira compara os pecados dos homens aos dos peixes, dizendo que alguns peixes são invejosos, outros são cobiçosos, outros são mentirosos, outros são luxuriosos, entre outros. Ele usa essa comparação para mostrar que os homens são piores do que os peixes, pois eles desobedecem às leis divinas.

For more information, please click the button below.

Related video of sermão de santo antonio aos peixes

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait