Seres Unicelulares E Pluricelulares Exemplos

Reza November 15, 2021
Unidad 2. LA CÉLULA Blog del Ámbito Científico Tecnologico del CEPA

Os seres unicelulares e pluricelulares são classificações utilizadas pela biologia para distinguir seres vivos que possuem apenas uma célula ou mais de uma célula, respectivamente. Essas categorias são importantes para entender as características dos seres vivos e como eles se desenvolvem. Abaixo, apresentamos algumas informações e exemplos de seres unicelulares e pluricelulares.

Seres unicelulares

Os seres unicelulares são aqueles que possuem apenas uma célula para realizar todas as funções vitais. Eles podem ser encontrados em ambientes variados, desde a água do mar até o solo. Esses organismos podem se reproduzir por divisão celular ou por meio de conjugação.

Alguns exemplos de seres unicelulares são:

  • Bactérias: organismos microscópicos que vivem em diversos ambientes, como no solo, na água e no corpo humano. As bactérias podem ser benéficas ou prejudiciais à saúde e são capazes de se reproduzir rapidamente por meio de divisão celular.
  • Protozoários: organismos unicelulares que podem ser encontrados em ambientes aquáticos e terrestres. Eles se alimentam por meio de fagocitose e podem causar doenças, como a malária.
  • Algas: organismos fotossintetizantes que vivem em ambientes aquáticos e podem ser encontrados tanto em água doce quanto no mar. Elas são responsáveis por grande parte da produção de oxigênio no planeta.

Seres pluricelulares

Os seres pluricelulares são aqueles compostos por várias células que trabalham em conjunto para realizar as funções vitais. Eles podem ser encontrados em diversos ambientes, desde florestas até oceanos. Esses organismos podem se reproduzir de diversas formas, como por meio de fecundação externa ou interna e por meio de brotamento.

Alguns exemplos de seres pluricelulares são:

  • Plantas: organismos fotossintetizantes que vivem em ambientes terrestres e aquáticos. As plantas são responsáveis por grande parte da produção de oxigênio no planeta e são fundamentais para a manutenção da vida na Terra.
  • Animais: organismos heterotróficos que vivem em diversos ambientes, desde desertos até o fundo do oceano. Os animais são capazes de se mover e se alimentar a partir de outras fontes de alimento, como plantas ou outros animais.
  • Fungos: organismos que se alimentam a partir de outras fontes e podem ser encontrados em ambientes terrestres e aquáticos. Eles são importantes para a decomposição de matéria orgânica e podem ser utilizados para a produção de alimentos e medicamentos.

Conclusão

Em resumo, os seres unicelulares e pluricelulares são categorias importantes para entender as características dos seres vivos. Enquanto os seres unicelulares são compostos por apenas uma célula e são capazes de se reproduzir rapidamente, os seres pluricelulares são compostos por várias células que trabalham em conjunto para realizar as funções vitais. É importante destacar que existem diversas espécies de seres unicelulares e pluricelulares, cada uma com suas particularidades e importâncias para o ecossistema.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Todos os seres unicelulares são prejudiciais à saúde?

Não, existem diversos seres unicelulares benéficos à saúde, como as bactérias presentes no sistema digestivo que auxiliam na digestão dos alimentos.

2. As plantas são consideradas seres pluricelulares?

Sim, as plantas são consideradas seres pluricelulares, pois são compostas por várias células que trabalham em conjunto para realizar as funções vitais.

3. Os fungos são considerados plantas?

Não, os fungos não são considerados plantas, pois possuem características próprias que os diferenciam das plantas, como a forma de obtenção de nutrientes.

Related video of seres unicelulares e pluricelulares exemplos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait