Sequência Didática De Acordo Com A Bncc

Reza May 8, 2022
Sequencia Didática de Acordo Com A BNCC Escrita Alfabeto

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo da educação básica. A BNCC está dividida em áreas de conhecimento, como Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, e Ciências da Natureza. Cada área de conhecimento é composta por habilidades e competências que os estudantes devem desenvolver ao longo de cada etapa da educação básica.

O que é uma sequência didática?

Uma sequência didática é um conjunto de atividades pedagógicas organizadas de maneira sistemática e com objetivos específicos. O objetivo da sequência didática é permitir que os alunos desenvolvam habilidades e competências específicas dentro de um determinado tema ou área de conhecimento. A sequência didática pode ser aplicada em sala de aula e pode incluir atividades como leitura, escrita, discussão em grupo, pesquisa, entre outras.

Como construir uma sequência didática de acordo com a BNCC?

Para construir uma sequência didática de acordo com a BNCC, é necessário seguir algumas etapas:

1. Definir os objetivos de aprendizagem

Antes de começar a planejar a sequência didática, é necessário definir os objetivos de aprendizagem que se deseja alcançar. Os objetivos devem estar alinhados com as habilidades e competências previstas na BNCC.

2. Selecionar os conteúdos

Com base nos objetivos de aprendizagem, é necessário selecionar os conteúdos que serão trabalhados na sequência didática. Os conteúdos devem estar alinhados com as habilidades e competências previstas na BNCC.

3. Definir as atividades

Com base nos objetivos de aprendizagem e nos conteúdos selecionados, é necessário definir as atividades que serão realizadas na sequência didática. As atividades devem ser variadas e devem permitir que os alunos desenvolvam diferentes habilidades e competências. As atividades podem incluir leitura, escrita, discussão em grupo, pesquisa, entre outras.

For more information, please click the button below.

4. Organizar as atividades em uma sequência lógica

As atividades devem ser organizadas em uma sequência lógica que permita que os alunos desenvolvam as habilidades e competências previstas na BNCC. É importante que as atividades estejam relacionadas entre si e que haja uma progressão nas habilidades e competências trabalhadas.

5. Definir os recursos necessários

Para realizar as atividades da sequência didática, é necessário definir quais recursos serão necessários, como livros, materiais de escrita, computadores, entre outros. É importante que os recursos estejam disponíveis e acessíveis aos alunos.

Exemplo de sequência didática de acordo com a BNCC

Para ilustrar como construir uma sequência didática de acordo com a BNCC, apresentamos abaixo um exemplo de sequência didática para o ensino de Matemática no 6º ano do Ensino Fundamental:

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático
  • Compreender a relação entre grandezas
  • Resolver problemas envolvendo grandezas

Conteúdos

  • Unidades de medida de comprimento, área, volume, massa e tempo
  • Conversão de unidades de medida
  • Proporcionalidade entre grandezas
  • Regra de três simples

Atividades

  1. Leitura e discussão do texto sobre unidades de medida
  2. Atividade em grupo para medir objetos na sala de aula e registrar as medidas em diferentes unidades
  3. Atividade individual para converter unidades de medida
  4. Discussão em grupo sobre proporcionalidade entre grandezas
  5. Atividade em grupo para resolver problemas envolvendo proporcionalidade entre grandezas
  6. Atividade individual para resolver problemas envolvendo regra de três simples
  7. Apresentação dos resultados das atividades em grupo

Recursos necessários

  • Livro didático
  • Materiais de escrita
  • Régua
  • Trena
  • Balança
  • Cronômetro

Conclusão

A sequência didática é uma ferramenta importante para o planejamento das atividades pedagógicas. Ao construir uma sequência didática de acordo com a BNCC, é possível garantir que os objetivos de aprendizagem estejam alinhados com as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. É importante lembrar que a sequência didática deve ser adaptada às características e necessidades dos alunos, para garantir que todos possam desenvolver suas habilidades e competências de maneira significativa.

FAQs

O que é a BNCC?

A BNCC é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo da educação básica. A BNCC está dividida em áreas de conhecimento, como Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, e Ciências da Natureza.

Por que é importante seguir a BNCC na construção de uma sequência didática?

Seguir a BNCC na construção de uma sequência didática garante que os objetivos de aprendizagem estejam alinhados com as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Isso garante que os alunos desenvolvam as habilidades e competências necessárias para sua formação.

Como adaptar a sequência didática às características e necessidades dos alunos?

Para adaptar a sequência didática às características e necessidades dos alunos, é necessário levar em consideração o nível de conhecimento prévio dos alunos, suas habilidades e interesses. É importante que as atividades sejam desafiadoras, mas que também permitam que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências de maneira significativa.

Related video of sequência didática de acordo com a bncc

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait