Selecione A Alternativa Em Que A Crase Está Corretamente Empregada

Reza December 21, 2021
De acordo com a normapadrão da Língua Portuguesa, assinale a

A crase é um fenômeno que ocorre na língua portuguesa quando uma preposição “a” se encontra com um artigo definido feminino “a”. É importante saber que a crase não deve ser usada antes de palavras masculinas ou neutras, apenas em palavras femininas.

Exemplos de crase correta

  • Vou à praia. (preposição “a” + artigo definido feminino “a”)
  • Ele entrou à francesa. (preposição “a” + artigo definido feminino “a”)
  • Ela foi à casa da avó. (preposição “a” + artigo definido feminino “a”)

Exemplos de crase incorreta

  • Vou a praia. (preposição “a” + palavra masculina)
  • Ele entrou a francesa. (preposição “a” + palavra feminina sem artigo definido)
  • Ela foi a casa da avó. (preposição “a” + palavra feminina sem artigo definido)

Alternativas

Agora que você já sabe como a crase funciona, vamos analisar as alternativas abaixo e selecionar a que está corretamente empregada.

1) O menino foi à escola.

2) A menina foi a praia.

3) Ela encontrou a amiga à noite.

4) O cachorro fugiu a rua.

For more information, please click the button below.

Análise das alternativas

1) O menino foi à escola.

A crase está corretamente empregada nessa alternativa, pois estamos usando a preposição “a” antes do artigo definido feminino “a” para indicar que o menino foi em direção à escola.

2) A menina foi a praia.

A crase está incorretamente empregada nessa alternativa, pois estamos usando a preposição “a” antes de uma palavra masculina, “praia”. A forma correta seria “A menina foi à praia”.

3) Ela encontrou a amiga à noite.

A crase está corretamente empregada nessa alternativa, pois estamos usando a preposição “a” antes do artigo definido feminino “a” para indicar que a amiga foi encontrada durante a noite.

4) O cachorro fugiu a rua.

A crase está incorretamente empregada nessa alternativa, pois estamos usando a preposição “a” antes de uma palavra feminina sem artigo definido, “rua”. A forma correta seria “O cachorro fugiu à rua”.

Conclusão

A crase é um fenômeno importante na língua portuguesa que deve ser usado corretamente para que a comunicação seja clara e precisa. É essencial lembrar que a crase só deve ser usada antes de palavras femininas com artigo definido “a”.

FAQs

1) Qual a diferença entre crase e acento agudo?

A crase é uma junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”. Já o acento agudo é utilizado em outras situações, como em palavras que possuem a sílaba tônica na penúltima sílaba e terminam em “a”, “e” e “o”, como “túnel”, “bebê” e “só”.

2) Como saber se a palavra é feminina ou masculina?

Para saber se uma palavra é feminina ou masculina, é importante conhecer as regras de gênero na língua portuguesa. Algumas palavras possuem gênero definido, como “menino” (masculino) e “menina” (feminino), enquanto outras possuem gênero variável, como “pessoa” (pode ser masculino ou feminino).

3) Há alguma exceção para o uso da crase?

Sim, há algumas exceções para o uso da crase, como em expressões que indicam distância, como “a dois metros”, e em casos em que a preposição “a” é utilizada como parte de um verbo, como em “começar a estudar”.

Related video of selecione a alternativa em que a crase está corretamente empregada

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait