Seja Como For O Comunismo Não Se Limitava A Rússia

Reza January 19, 2023
Russian Revolution, October 1917. Vladimir Ilyich Lenin (Ulyanov 1870

O comunismo é um sistema político e econômico que se baseia na propriedade coletiva dos meios de produção, distribuição e troca de bens e serviços. Foi desenvolvido a partir das ideias de Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, e ganhou força em todo o mundo no século XX. Embora a União Soviética tenha sido um dos países mais conhecidos por adotar o comunismo, esse sistema político não se limitava apenas à Rússia. Neste artigo, discutiremos a expansão do comunismo em todo o mundo e como ele foi implementado em diferentes países.

Expansão do comunismo

O comunismo se espalhou pelo mundo por meio da disseminação de ideias e da ação política. Na década de 1920, o Partido Comunista da União Soviética (PCUS) estabeleceu a Internacional Comunista, uma organização internacional que promovia a revolução comunista em todo o mundo. A Internacional Comunista ajudou a estabelecer partidos comunistas em vários países, incluindo Alemanha, França, China e México.

No entanto, a expansão do comunismo não foi uniforme em todo o mundo. Alguns países, como os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, foram menos suscetíveis ao comunismo devido à sua tradição liberal e capitalista. Outros países, como o Japão e a Argentina, reprimiram violentamente o comunismo em suas terras.

Comunismo na Europa

Embora a União Soviética tenha sido o país mais associado ao comunismo na Europa, outros países europeus também adotaram o comunismo em algum momento. Na década de 1930, a Frente Popular, uma coalizão de partidos socialistas e comunistas, ganhou o poder na Espanha. No entanto, a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) acabou com o governo da Frente Popular e levou à instalação de uma ditadura de direita liderada por Francisco Franco.

Na Europa Oriental, vários países foram governados por regimes comunistas após a Segunda Guerra Mundial. A União Soviética estabeleceu governos pró-comunistas na Polônia, Hungria, Romênia e Bulgária. Esses regimes foram conhecidos como “democracias populares”, mas na prática eram governados pelo Partido Comunista local, com orientação de Moscou.

Comunismo na Ásia

A Ásia foi uma das regiões mais afetadas pela expansão do comunismo no século XX. Na China, o Partido Comunista liderado por Mao Tse-tung venceu a Guerra Civil Chinesa em 1949 e estabeleceu a República Popular da China, que se tornou um dos maiores países comunistas do mundo. O comunismo também se espalhou para a Coreia do Norte e Vietnã.

For more information, please click the button below.

No entanto, nem todos os países asiáticos foram afetados pelo comunismo. Por exemplo, o Japão e a Coreia do Sul foram aliados dos Estados Unidos durante a Guerra Fria e se tornaram democracias capitalistas.

Comunismo na América Latina

O comunismo também teve um papel importante na América Latina. Na década de 1950, o Movimento 26 de Julho liderado por Fidel Castro derrubou o governo cubano e estabeleceu um regime comunista em Cuba. O comunismo também foi adotado por outros países da América Latina, incluindo Chile, Nicarágua e El Salvador.

No entanto, a disseminação do comunismo na América Latina foi fortemente contestada pelos Estados Unidos, que temiam a expansão do comunismo em seu hemisfério. Os Estados Unidos apoiaram regimes autoritários e militares em vários países da América Latina para combater o comunismo.

Conclusão

O comunismo é um sistema político e econômico que se baseia na propriedade coletiva dos meios de produção, distribuição e troca de bens e serviços. Embora a União Soviética tenha sido o país mais conhecido por adotar o comunismo, esse sistema político não se limitou à Rússia. O comunismo se espalhou pelo mundo por meio da disseminação de ideias e da ação política, e foi implementado em vários países, incluindo China, Cuba, Chile e Vietnã. No entanto, a disseminação do comunismo foi fortemente contestada pelos Estados Unidos e outros países capitalistas, que temiam a expansão do comunismo em todo o mundo.

FAQs

O comunismo ainda existe em algum lugar do mundo?

Sim, ainda existem países comunistas no mundo, embora em menor número do que no passado. Os países que ainda têm governos comunistas incluem China, Cuba, Coreia do Norte, Laos e Vietnã.

O que causou o colapso do comunismo na União Soviética?

O colapso do comunismo na União Soviética foi causado por uma combinação de fatores, incluindo a pressão econômica, a insatisfação popular com o governo comunista e a ascensão de líderes políticos reformistas, como Mikhail Gorbachev.

O comunismo é uma ameaça para o mundo hoje em dia?

Embora o comunismo não seja tão prevalente hoje em dia quanto era no passado, ainda há algumas preocupações sobre a expansão do comunismo em todo o mundo. No entanto, a maioria dos países capitalistas adotou medidas para combater o comunismo por meio de sanções econômicas e apoio a regimes democráticos.

Related video of seja como for o comunismo não se limitava a russia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait