Seletores Css Válidos

Reza April 14, 2022
CSS Tutorial 4 Selectors (Class Selectors) YouTube

Os seletores CSS são usados para selecionar e estilizar elementos HTML de acordo com suas características, como classe, id, tipo de tag, entre outros. Existem diversos tipos de seletores CSS, mas nem todos eles são válidos para todas as versões do CSS.

O que são seletores CSS?

Seletores CSS são padrões usados para selecionar elementos HTML e aplicar estilos a eles. Eles são usados para definir como o conteúdo deve ser apresentado na tela, como fonte, cor, tamanho, entre outros. Os seletores CSS funcionam como um filtro para selecionar os elementos HTML que devem ser estilizados.

Seletores CSS Válidos

Os seletores CSS válidos são aqueles que estão de acordo com a especificação do CSS e são suportados pelos navegadores. Alguns exemplos de seletores CSS válidos são:

  • Seletor de Tipo
  • Seletor Universal
  • Seletor de Classe
  • Seletor de ID
  • Seletor de Atributo
  • Seletor de Descendente
  • Seletor de Adjacente
  • Seletor de Irmão
  • Seletor de Primeiro Filho
  • Seletor de Último Filho
  • Seletor de N-ésimo Filho
  • Seletor de Foco

Seletor de Tipo

O seletor de tipo é usado para selecionar elementos HTML pelo seu tipo de tag. Por exemplo, o seletor “p” seleciona todos os elementos do tipo

na página. O seletor de tipo é representado pelo nome da tag entre colchetes. Exemplo:

 p { font-size: 16px; } 

Seletor Universal

O seletor universal é usado para selecionar todos os elementos HTML da página. Ele é representado pelo asterisco (*). Exemplo:

For more information, please click the button below.
 * { margin: 0; padding: 0; } 

Seletor de Classe

O seletor de classe é usado para selecionar elementos HTML que possuem uma classe específica. Ele é representado pelo ponto (.) seguido do nome da classe. Exemplo:

 .destaque { color: red; font-weight: bold; } 

Seletor de ID

O seletor de ID é usado para selecionar um elemento HTML pelo seu ID específico. Ele é representado pelo símbolo # seguido do nome do ID. Exemplo:

 #cabecalho { background-color: gray; } 

Seletor de Atributo

O seletor de atributo é usado para selecionar elementos HTML que possuem um atributo específico. Ele é representado pelo nome do atributo entre colchetes. Exemplo:

 input[type="text"] { border: 1px solid gray; } 

Seletor de Descendente

O seletor de descendente é usado para selecionar elementos HTML que são descendentes diretos ou indiretos de outro elemento. Ele é representado pelo espaço entre os seletores. Exemplo:

 div p { font-style: italic; } 

Seletor de Adjacente

O seletor de adjacente é usado para selecionar elementos HTML que são irmãos e estão imediatamente um após o outro. Ele é representado pelo sinal de mais (+) entre os seletores. Exemplo:

 h1 + p { font-size: 18px; } 

Seletor de Irmão

O seletor de irmão é usado para selecionar elementos HTML que são irmãos e estão em qualquer posição um após o outro. Ele é representado pelo til (~) entre os seletores. Exemplo:

 h1 ~ p { font-size: 16px; } 

Seletor de Primeiro Filho

O seletor de primeiro filho é usado para selecionar o primeiro elemento filho de outro elemento. Ele é representado pelo pseudoelemento :first-child. Exemplo:

 ul li:first-child { font-weight: bold; } 

Seletor de Último Filho

O seletor de último filho é usado para selecionar o último elemento filho de outro elemento. Ele é representado pelo pseudoelemento :last-child. Exemplo:

 ul li:last-child { margin-bottom: 10px; } 

Seletor de N-ésimo Filho

O seletor de N-ésimo filho é usado para selecionar o elemento filho em uma posição específica de outro elemento. Ele é representado pelo pseudoelemento :nth-child(n). Exemplo:

 ul li:nth-child(2n) { background-color: lightgray; } 

Seletor de Foco

O seletor de foco é usado para selecionar o elemento que está com o foco, como um campo de formulário. Ele é representado pelo pseudoseletor :focus. Exemplo:

 input:focus { outline: none; border-color: blue; } 

Seletores CSS Inválidos

Nem todos os seletores CSS são válidos para todas as versões do CSS. Alguns exemplos de seletores CSS inválidos são:

  • Seletor de Pai
  • Seletor de Próximo Irmão
  • Seletor de Último Irmão
  • Seletor de N-ésimo Irmão
  • Seletor de Criança
  • Seletor de Irmão Adjacente

Seletor de Pai

O seletor de pai é usado para selecionar o pai de um elemento HTML. Porém, ele não é suportado pelo CSS. Exemplo:

 p > span { color: red; } 

Seletor de Próximo Irmão

O seletor de próximo irmão é usado para selecionar o elemento irmão que está imediatamente após outro elemento. Porém, ele não é suportado pelo CSS. Exemplo:

 h1 ~ div { margin-top: 20px; } 

Seletor de Último Irmão

O seletor de último irmão é usado para selecionar o último elemento irmão de outro elemento. Porém, ele não é suportado pelo CSS. Exemplo:

 p:last-brother { margin-bottom: 10px; } 

Seletor de N-ésimo Irmão

O seletor de N-ésimo irmão é usado para selecionar o elemento irmão em uma posição específica. Porém, ele não é suportado pelo CSS. Exemplo:

 p:nth-brother(2n) { font-size: 14px; } 

Seletor de Criança

O seletor de criança é usado para selecionar todos os elementos filhos de outro elemento. Porém, ele não é suportado pelo CSS. Exemplo:

 div < p { font-style: italic; } 

Seletor de Irmão Adjacente

O seletor de irmão adjacente é usado para selecionar o elemento irmão que está imediatamente após outro elemento. Porém, ele não é suportado pelo CSS. Exemplo:

 h1 + div { margin-top: 20px; } 

Conclusão

Selecionar e estilizar elementos HTML com CSS é uma das principais funcionalidades do desenvolvimento web. É importante conhecer os seletores CSS válidos para garantir que o código esteja de acordo com as especificações do CSS e seja suportado

Related video of são exemplos de seletores css válidos exceto

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait