Rugby Em Cadeira De Rodas

Reza September 24, 2022
Rugby em cadeira de rodas Aquece Rio YouTube

O rugby em cadeira de rodas é uma modalidade esportiva adaptada para pessoas com deficiência física nos membros inferiores, que impossibilitaria a prática do rugby convencional. Essa modalidade é jogada por pessoas com lesão medular, paralisia cerebral, amputações ou outras condições que afetam suas habilidades motoras.

Origem do Rugby em Cadeira de Rodas

O rugby em cadeira de rodas foi criado em Winnipeg, no Canadá, em 1977. A partir daí, foi se popularizando e se desenvolvendo em outros países, como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Em 1995, foi fundada a Federação Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas (IWRF), que organiza competições internacionais e presta apoio para o desenvolvimento da modalidade em todo o mundo.

Regras do Rugby em Cadeira de Rodas

O rugby em cadeira de rodas é jogado em uma quadra de basquete, com dimensões de 28 metros por 15 metros. Cada equipe é composta por quatro jogadores em quadra, e o objetivo é marcar pontos levando a bola até o gol adversário.

Algumas das principais regras do rugby em cadeira de rodas são:

  • A bola pode ser transportada no colo, arremessada ou passada para outro jogador;
  • Cada jogador deve driblar a bola a cada dois toques;
  • O contato entre as cadeiras é permitido, mas não o contato físico entre os jogadores;
  • Um jogador não pode ficar mais de 10 segundos com a bola;
  • O jogador não pode tocar a bola e as rodas simultaneamente;
  • Os jogadores devem estar com pelo menos uma roda dentro da área de jogo em todos os momentos.

Equipamentos necessários

Para praticar rugby em cadeira de rodas, é necessário ter uma cadeira de rodas esportiva adaptada, que deve ser leve, ágil e resistente. Os jogadores também usam luvas especiais, que protegem as mãos durante as manobras da cadeira. A bola utilizada é semelhante à do rugby convencional, mas com um tamanho menor e mais leve.

Competições

A principal competição de rugby em cadeira de rodas é o Campeonato Mundial, realizado a cada quatro anos. Além disso, existem outras competições importantes, como a Copa América, a Copa da Ásia e a Liga Europeia. No Brasil, a modalidade ainda está em desenvolvimento, mas já existem competições regionais e nacionais, como a Liga Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.

For more information, please click the button below.

Benefícios do Rugby em Cadeira de Rodas

O rugby em cadeira de rodas oferece diversos benefícios para os praticantes, como:

  • Aumento da força muscular e da resistência física;
  • Melhora da coordenação motora e do equilíbrio;
  • Desenvolvimento do trabalho em equipe e da liderança;
  • Maior autoconfiança e autoestima;
  • Oportunidade de socialização e integração com outras pessoas com deficiência;
  • Alívio do estresse e da ansiedade.

Conclusão

O rugby em cadeira de rodas é uma modalidade esportiva inclusiva e desafiadora, que oferece muitos benefícios para as pessoas com deficiência. Além de proporcionar uma atividade física saudável, o rugby em cadeira de rodas também é uma forma de desenvolver habilidades sociais e emocionais, como a autoconfiança e a liderança. Com o desenvolvimento da modalidade em diversos países, o rugby em cadeira de rodas tem se tornado cada vez mais popular e respeitado.

FAQs

1) Quem pode praticar rugby em cadeira de rodas?

O rugby em cadeira de rodas é voltado para pessoas com deficiência física nos membros inferiores, como lesão medular, paralisia cerebral ou amputação. É necessário ter uma cadeira de rodas esportiva adaptada para praticar a modalidade.

2) O rugby em cadeira de rodas é seguro?

Assim como em qualquer esporte, existe o risco de lesões durante a prática do rugby em cadeira de rodas. No entanto, as regras da modalidade são desenvolvidas para minimizar o contato físico entre os jogadores e garantir a segurança dos participantes.

3) Onde posso encontrar um time de rugby em cadeira de rodas?

No Brasil, o rugby em cadeira de rodas ainda está em desenvolvimento, mas já existem times e competições regionais e nacionais. Para encontrar um time próximo a você, é necessário entrar em contato com a Federação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas ou procurar informações nas redes sociais.

Related video of rugby em cadeira de rodas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait