Rubrica É Oxitona, Paroxítona Ou Proparoxítona?

Reza January 25, 2022
PPT Oxítona Paroxítona Proparoxítona PowerPoint Presentation, free

A classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas é importante na língua portuguesa, pois determina onde a sílaba tônica deve ser colocada. A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade em uma palavra. No caso de rubrica, a sílaba tônica é “ri” e, portanto, a palavra é classificada como:

Paroxítona

Uma palavra é considerada paroxítona quando a sílaba tônica está na penúltima sílaba. No caso de rubrica, a sílaba tônica “ri” está na penúltima sílaba, o que faz com que a palavra seja classificada como paroxítona.

É importante lembrar que a classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas não é uma regra fixa. Existem algumas exceções e casos especiais que podem alterar a posição da sílaba tônica em uma palavra.

Exceções na classificação de palavras

Algumas palavras, mesmo tendo a sílaba tônica na penúltima sílaba, são classificadas como oxítonas. Isso ocorre quando a última sílaba da palavra é formada por uma vogal seguida de “s” ou “z”. Nesses casos, a sílaba tônica é deslocada para a última sílaba da palavra. Exemplos:

  • Arroz – oxítona
  • Robôs – oxítona

Por outro lado, algumas palavras podem ser classificadas como proparoxítonas, mesmo tendo a sílaba tônica na antepenúltima sílaba. Isso ocorre quando a palavra é formada por um prefixo e uma palavra paroxítona. Nesses casos, a sílaba tônica é deslocada para a antepenúltima sílaba. Exemplos:

  • Anteprojeto – proparoxítona
  • Intermunicipal – proparoxítona

Conclusão

Rubrica é uma palavra paroxítona, ou seja, a sílaba tônica está na penúltima sílaba. É importante lembrar que a classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas não é uma regra fixa e que existem exceções que podem alterar a posição da sílaba tônica em uma palavra.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual é a importância da classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas?

A classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas é importante porque determina onde a sílaba tônica deve ser colocada. A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade em uma palavra e, portanto, a posição dela pode alterar o significado da palavra.

2. Existe alguma regra para a classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas?

Existem algumas regras que podem ajudar na classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, mas elas não são fixas e existem exceções. Em geral, as palavras terminadas em “a”, “e”, “o”, “em”, “ens” e “am” são oxítonas, as palavras terminadas em “i”, “u”, “l”, “n”, “r”, “x”, “ps” e “ã” são paroxítonas e as palavras terminadas em “ito”, “ada”, “ido”, “odo”, “aro”, “ica” e “era” são proparoxítonas.

3. Como saber onde está a sílaba tônica em uma palavra?

Existem algumas regras que podem ajudar a identificar a sílaba tônica em uma palavra, mas é importante lembrar que essas regras não são fixas e existem exceções. Em geral, a sílaba tônica é a penúltima sílaba nas palavras paroxítonas e a última sílaba nas palavras oxítonas. Nas palavras proparoxítonas, a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba.

Related video of rubrica é oxitona paroxitona ou proparoxitona

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait