Rio Que Nasce No Planalto De Goiás

Reza January 2, 2022
SALTO CORUMBÁ, Goiás (Aéreas Drone) ©Todos Direitos Reservados YouTube

Introdução

Os rios são corpos d’água fundamentais para a sobrevivência de muitas espécies, incluindo a humana. O Brasil é um país privilegiado nesse sentido, possuindo uma grande quantidade de rios que cortam todo o território nacional, sendo alguns deles muito importantes para a economia e para a vida das pessoas. Um desses rios é o que nasce no planalto de Goiás.

Planalto de Goiás

O Planalto de Goiás é uma região situada no centro do Brasil, composta por um conjunto de chapadas e serras que se elevam a cerca de 1.000 metros acima do nível do mar. É uma área muito importante para o país, pois é considerada a caixa d’água do Brasil Central, já que é o local onde nascem alguns dos principais rios que abastecem diversas regiões do país.

Rio que Nasce no Planalto de Goiás

O rio que nasce no planalto de Goiás é o rio Tocantins, que tem sua nascente na Serra Dourada, na região central do estado de Goiás. Ele percorre cerca de 2.640 km até desaguar no oceano Atlântico, na região norte do estado do Pará. O rio Tocantins é um dos mais importantes do país, sendo responsável pelo abastecimento de água de diversas cidades e pela geração de energia elétrica através das usinas hidrelétricas que estão localizadas em seu curso.

Importância do Rio Tocantins

O rio Tocantins é um dos principais rios do Brasil, tendo grande importância para a economia e para a vida das pessoas. Algumas das principais razões pelas quais o rio Tocantins é tão importante são:

Abastecimento de água

O rio Tocantins é responsável pelo abastecimento de água de diversas cidades que estão situadas em seu curso, como Palmas, a capital do estado do Tocantins, e Marabá, uma importante cidade do estado do Pará. Além disso, o rio Tocantins também é responsável pelo abastecimento de água de diversas comunidades ribeirinhas que dependem do rio para sobreviver.

Geração de energia elétrica

O rio Tocantins é um importante produtor de energia elétrica, sendo responsável pela geração de cerca de 10% da energia elétrica produzida no Brasil. Isso se deve ao fato de que o rio Tocantins possui diversas usinas hidrelétricas em seu curso, como a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, a maior do Brasil em termos de capacidade instalada.

For more information, please click the button below.

Transporte fluvial

O rio Tocantins também é utilizado como via de transporte fluvial, sendo uma importante rota para o escoamento de produtos agrícolas, minerais e industrializados. Empresas que atuam na região utilizam o rio Tocantins para transportar suas mercadorias, o que contribui para a economia local e nacional.

Conclusão

O rio que nasce no planalto de Goiás, o rio Tocantins, é um dos principais rios do Brasil, tendo grande importância para a economia e para a vida das pessoas. Ele é responsável pelo abastecimento de água de diversas cidades, pela geração de energia elétrica e pelo transporte fluvial, entre outras coisas. Por isso, é fundamental que sejam tomadas medidas para preservar o rio Tocantins e garantir que ele possa continuar cumprindo suas funções para as gerações presentes e futuras.

FAQs

1. Quais as principais usinas hidrelétricas localizadas no curso do rio Tocantins?

Algumas das principais usinas hidrelétricas localizadas no curso do rio Tocantins são a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, a Usina Hidrelétrica de Estreito e a Usina Hidrelétrica de Lajeado.

2. Como é feito o transporte fluvial no rio Tocantins?

O transporte fluvial no rio Tocantins é feito por meio de embarcações, como barcos e balsas, que transportam mercadorias e pessoas ao longo do curso do rio.

3. Qual a importância do rio Tocantins para a economia local e nacional?

O rio Tocantins é importante para a economia local e nacional, pois é responsável pela geração de energia elétrica, pelo abastecimento de água de diversas cidades e pelo transporte fluvial de produtos agrícolas, minerais e industrializados. Além disso, o turismo também é uma atividade importante na região, sendo que muitas pessoas visitam o rio Tocantins para praticar atividades como pesca e passeios de barco.

Related video of rio que nasce no planalto de goiás

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait