Resumo Quincas Borba Por Capítulo

Reza May 22, 2022
Quincas Borba Zamboni Books Livraria e Distribuidora (Títulos

Capítulo 1 – A casa do filósofo

O primeiro capítulo de Quincas Borba apresenta a casa do filósofo em Barbacena, Minas Gerais. O narrador, Rubião, é um professor primário que acaba de receber uma herança do amigo Quincas Borba. Rubião é convidado a morar com o filósofo e sua comitiva em sua mansão. Ele conhece a filha adotiva do filósofo, Sofia, e fica encantado com sua beleza. Rubião percebe que a casa do filósofo é uma espécie de centro de atividades para pessoas ricas e influentes da cidade.

Capítulo 2 – O banquete

O segundo capítulo descreve um banquete oferecido por Quincas Borba em sua casa. Rubião fica impressionado com a variedade de pratos e bebidas disponíveis. Ele também observa a dinâmica social que ocorre durante o banquete. Rubião tem uma conversa com o filósofo e percebe que ele tem uma visão de mundo muito particular, baseada em sua filosofia do Humanitismo. Quincas Borba também fala sobre sua vontade de morrer e deixar toda a sua fortuna para Rubião.

Capítulo 3 – A tragédia de Sofia

No terceiro capítulo, Rubião descobre que Sofia é na verdade uma prostituta contratada pelo filósofo. Ele fica chocado e triste com a notícia e tenta convencer Sofia a deixar sua vida atual e se tornar uma mulher respeitável. Sofia, no entanto, se recusa a deixar sua vida de prostituição e diz que ama Rubião. O capítulo termina com Rubião tentando entender seus sentimentos em relação a Sofia.

Capítulo 4 – A partida de Quincas Borba

No quarto capítulo, Quincas Borba anuncia que irá partir em uma viagem para o Rio de Janeiro. Ele deixa Rubião como tutor de seu cachorro, também chamado de Quincas Borba. Rubião fica emocionado com a confiança que o filósofo depositou nele. O capítulo termina com Quincas Borba partindo e deixando Rubião e seus amigos em Barbacena.

Capítulo 5 – A viagem de Rubião

O quinto capítulo descreve a viagem de Rubião para o Rio de Janeiro com o cachorro de Quincas Borba. Ele encontra um velho amigo, Cristiano Palha, que o apresenta a vários personagens influentes da sociedade carioca. Rubião é apresentado a uma mulher chamada Sofia Nunes e fica encantado com ela. Ele começa a se envolver com Sofia Nunes e acredita que ela é a pessoa perfeita para ele.

Capítulo 6 – A morte de Quincas Borba

No sexto capítulo, Rubião recebe a notícia da morte de Quincas Borba. Ele fica chocado e triste com a notícia, mas também percebe que agora é o herdeiro de toda a fortuna do filósofo. Rubião volta para Barbacena para cuidar dos negócios deixados por Quincas Borba e é recebido com festa pelos amigos do filósofo.

For more information, please click the button below.

Capítulo 7 – A nova vida de Rubião

O sétimo capítulo descreve a nova vida de Rubião após a morte de Quincas Borba. Ele se torna um homem rico e influente em Barbacena e começa a se envolver em vários negócios. Rubião também se casa com Sofia Nunes e começa a construir uma vida feliz ao lado dela.

Capítulo 8 – A decadência de Rubião

No oitavo capítulo, Rubião começa a experimentar uma decadência pessoal e financeira. Ele se torna obcecado com a filosofia do Humanitismo e começa a gastar dinheiro em projetos inúteis. Sofia Nunes também começa a se afastar de Rubião e ele se sente cada vez mais sozinho e perdido.

Capítulo 9 – O fim de Rubião

No nono e último capítulo, Rubião perde todo o seu dinheiro e se torna uma figura triste e solitária em Barbacena. Ele vive em uma humilde casa com o cachorro de Quincas Borba e é visto como um louco pela sociedade local. Rubião morre sozinho e abandonado em sua casa, enquanto a cidade continua a se desenvolver e prosperar ao redor dele.

Quincas Borba é uma obra-prima da literatura brasileira, escrita por Machado de Assis. A história de Rubião e sua relação com o filósofo Quincas Borba é um retrato doloroso e realista da sociedade brasileira do século XIX. A riqueza de detalhes e a profundidade dos personagens fazem deste livro uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em literatura brasileira.

1. Quem é Quincas Borba?

Quincas Borba é um filósofo fictício criado por Machado de Assis. Ele é o personagem principal do livro e é conhecido por sua filosofia do Humanitismo.

2. Qual é o tema principal de Quincas Borba?

O tema principal de Quincas Borba é a decadência pessoal e financeira do personagem Rubião. O livro também aborda temas como a filosofia, a sociedade brasileira e a corrupção.

3. Qual é o estilo literário de Machado de Assis?

Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira. Seu estilo literário é caracterizado pelo realismo e pela ironia, além de uma habilidade única em retratar a sociedade brasileira de sua época.

Related video of resumo quincas borba por capítulo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait