Resumo Por Capítulo: Memórias De Um Sargento De Milícias

Reza December 24, 2022
Memórias de Um Sargento de Milícias eBook

Introdução

“Memórias de um Sargento de Milícias” é um romance de Manuel Antônio de Almeida, publicado pela primeira vez em folhetim entre os anos de 1852 e 1853, no Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro. A obra é considerada um dos maiores clássicos da literatura brasileira e retrata a vida urbana do Rio de Janeiro do início do século XIX, com suas contradições e costumes.

Capítulo I

O primeiro capítulo começa com a apresentação do personagem principal, Leonardo Pataca, que era filho de um casal de negros alforriados que trabalhavam em uma venda. Leonardo, desde criança, era muito levado e gostava de aprontar. Ele tinha um amigo chamado Amâncio, que também era filho de negros alforriados e que trabalhava como caixeiro na venda do pai de Leonardo.

Capítulo II

No segundo capítulo, Leonardo, já com dez anos, começa a trabalhar como aprendiz em uma barbearia, a pedido do pai. Lá, ele conhece Luisinha, filha do barbeiro, por quem se apaixona. Luisinha também sente algo por Leonardo, mas o pai dela não aprova o romance, por ele ser filho de negros.

Capítulo III

No terceiro capítulo, Leonardo se envolve em uma confusão ao tentar ajudar um amigo que estava sendo preso por um soldado. Ele acaba sendo preso junto com o amigo, mas é solto no dia seguinte por um sargento que o conhecia do tempo em que trabalhava na venda.

Capítulo IV

No quarto capítulo, Leonardo é nomeado sargento de milícias pelo mesmo sargento que o havia soltado da prisão. Ele recebe a notícia com muita alegria e decide comemorar. Durante a comemoração, ele acaba se envolvendo com uma mulher casada, que era amante de um oficial.

Capítulo V

No quinto capítulo, Leonardo recebe a visita de Luisinha, que pede para que ele a ajude a fugir de casa. Ele concorda em ajudá-la, mas acaba sendo pego pelo pai dela. Luisinha é mandada para um convento e Leonardo é preso e levado para a Cadeia Velha.

For more information, please click the button below.

Capítulo VI

No sexto capítulo, Leonardo é solto da prisão graças à influência do sargento que o nomeou sargento de milícias. Ele é mandado para o interior, onde deve cumprir suas funções como sargento de milícias.

Capítulo VII

No sétimo capítulo, Leonardo chega ao lugar onde deve cumprir suas funções e começa a fazer amizade com várias pessoas. Ele também conhece a bela e misteriosa Vidinha, por quem se apaixona.

Capítulo VIII

No oitavo capítulo, Leonardo e Vidinha começam a se encontrar em segredo, mas são flagrados pelo pai dela. Leonardo é expulso da cidade e Vidinha é obrigada a se casar com um homem escolhido pelo pai.

Capítulo IX

No nono capítulo, Leonardo volta para o Rio de Janeiro e se envolve em uma série de confusões. Ele acaba sendo preso novamente e é levado para a Cadeia Velha, onde encontra vários amigos.

Capítulo X

No décimo capítulo, Leonardo é solto da prisão e decide se casar com uma jovem chamada Luisa. Ele também descobre que Vidinha morreu de desgosto por não poder ficar com ele.

Conclusão

“Memórias de um Sargento de Milícias” é um romance que retrata a vida urbana do Rio de Janeiro do início do século XIX, com suas contradições e costumes. A obra é considerada um clássico da literatura brasileira e apresenta personagens marcantes e situações divertidas e dramáticas. A história de Leonardo Pataca é uma reflexão sobre a vida e a sociedade brasileira daquela época.

FAQs

1. Quem é o autor de “Memórias de um Sargento de Milícias”?

O autor de “Memórias de um Sargento de Milícias” é Manuel Antônio de Almeida.

2. Qual é o tema principal do livro?

O tema principal do livro é a vida urbana do Rio de Janeiro do início do século XIX, com suas contradições e costumes.

3. Quais são os personagens principais da obra?

Os personagens principais da obra são Leonardo Pataca, Amâncio, Luisinha e Vidinha.

Related video of resumo por capitulo memorias de um sargento de milicias

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait