Resumo Do Livro Sobrevivendo No Inferno

Reza June 7, 2021
Resenha Sobrevivendo no Inferno Racionais MC's Resenhas à la Carte

O que é o livro Sobrevivendo no Inferno?

Sobrevivendo no Inferno é um livro escrito pelos rappers brasileiros Mano Brown e Ice Blue, membros do grupo de rap Racionais MC’s. O livro foi publicado em 2018 e traz uma coletânea de letras de músicas do grupo, acompanhadas de comentários dos autores e outros textos que contextualizam as letras e falam sobre a história do grupo e do rap no Brasil.

Quais são os temas abordados no livro?

As letras das músicas do Racionais MC’s sempre abordaram temas sociais e políticos, e o livro Sobrevivendo no Inferno não é diferente. Entre os temas abordados nas letras e comentados no livro estão:

  • A violência e a criminalidade nas periferias das grandes cidades;
  • O racismo e a discriminação racial;
  • A desigualdade social;
  • A corrupção e a impunidade;
  • O sistema prisional brasileiro;
  • A religiosidade e a espiritualidade;
  • A história do rap no Brasil e a luta dos artistas para serem reconhecidos.

Como os autores abordam esses temas?

As letras das músicas do Racionais MC’s são conhecidas por sua crueza e realismo, e isso se reflete também nos comentários dos autores no livro. Eles falam sem rodeios sobre a dura realidade das periferias, onde muitos jovens são forçados a entrar para o crime para sobreviver, e onde a violência policial é uma constante. Também abordam a questão do racismo e da discriminação racial, falando sobre as dificuldades enfrentadas pelos negros no Brasil e a luta por igualdade de oportunidades.

Qual é a importância do livro Sobrevivendo no Inferno?

O livro Sobrevivendo no Inferno é importante por várias razões. Em primeiro lugar, ele dá voz a uma parcela da população que muitas vezes é invisibilizada pela mídia e pelos poderosos: os moradores das periferias das grandes cidades, que vivem uma realidade de violência e opressão cotidiana. Em segundo lugar, o livro mostra a importância do rap como forma de expressão e resistência, e como ele pode ser usado para denunciar as injustiças sociais e políticas.

Conclusão

O livro Sobrevivendo no Inferno é uma obra fundamental para quem quer entender a realidade das periferias brasileiras e a importância do rap como forma de resistência e luta. As letras das músicas do Racionais MC’s são verdadeiros manifestos políticos, e os comentários dos autores ajudam a contextualizá-las e a trazer à tona questões importantes que muitas vezes são ignoradas pela mídia e pelos políticos.

FAQs

1. O livro é indicado apenas para fãs de rap?

Não, o livro é indicado para todos que se interessam por temas como desigualdade social, racismo, violência e justiça social. As letras das músicas do Racionais MC’s são muito poéticas e podem ser apreciadas como literatura, independentemente do estilo musical.

For more information, please click the button below.

2. O livro é muito pesado e triste?

Sim, as letras das músicas do Racionais MC’s abordam temas muito pesados e tristes, mas também falam sobre resistência, esperança e luta. Os comentários dos autores ajudam a contextualizar as letras e a trazer à tona questões importantes que muitas vezes são ignoradas pela mídia e pelos políticos.

3. O livro traz alguma solução para os problemas que aborda?

Não, o livro não traz soluções mágicas para os problemas que aborda, mas ajuda a conscientizar as pessoas sobre a realidade das periferias brasileiras e a importância da luta por justiça social. O rap é uma forma de resistência e de denúncia, e o livro mostra como ele pode ser usado para mobilizar as pessoas e lutar por mudanças.

Related video of resumo do livro sobrevivendo no inferno

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait