Resumo Do Livro "O Triste Fim De Policarpo Quaresma"

Reza March 27, 2023
[RESENHA] O Triste Fim de Policarpo Quaresma Fonte Literária

Introdução

“O triste fim de Policarpo Quaresma” é um romance escrito por Lima Barreto, publicado originalmente em 1915. A obra é uma crítica à sociedade brasileira da época, além de abordar temas como nacionalismo, política e cultura.

Enredo

Policarpo Quaresma é um personagem sonhador, nacionalista e patriota, que se sente incomodado com a falta de valorização da cultura brasileira em detrimento da cultura europeia. Ele é funcionário público e vive em um subúrbio do Rio de Janeiro com sua irmã, Adelaide. Quaresma é um autodidata que se dedica a estudar a cultura brasileira e a aprender instrumentos musicais como o violão e a flauta. Ele é um grande defensor do tupi-guarani, língua nativa do Brasil, e acredita que ela deveria ser a língua oficial do país. Um dia, Quaresma decide se alistar no exército brasileiro para defender a pátria. Ele é enviado ao sul do país para lutar contra os revolucionários que querem se separar do Brasil. Lá, ele se apaixona por uma jovem chamada Olga, que é filha de um líder revolucionário. Quando volta para o Rio de Janeiro, Quaresma começa a se envolver com a política e funda uma sociedade para defender a cultura brasileira. Ele também escreve um livro sobre a história do Brasil, que é rejeitado pelas editoras. Quaresma é preso após ser acusado de conspirar contra o governo. Ele é condenado à morte, mas é salvo no último momento pela intervenção de um amigo. Porém, ele fica abalado com a situação e acaba morrendo pouco tempo depois.

Personagens principais

  • Policarpo Quaresma – o protagonista da história, um nacionalista e patriota que luta pela valorização da cultura brasileira
  • Adelaide – irmã de Quaresma, que trabalha como costureira
  • Olga – jovem por quem Quaresma se apaixona durante sua estadia no sul do Brasil
  • Dr. Campos – amigo de Quaresma, que intervém para salvar sua vida

Temas abordados

  • Nacionalismo – Quaresma é um personagem que valoriza a cultura brasileira e se preocupa com a preservação da identidade nacional
  • Política – a obra critica a corrupção e a falta de ética dos políticos brasileiros da época
  • Cultura – Quaresma é um autodidata que se dedica a estudar a cultura brasileira e a aprender instrumentos musicais
  • Amor – a história de Quaresma e Olga é um romance que se desenvolve durante a trama

Conclusão

“O triste fim de Policarpo Quaresma” é uma obra importante da literatura brasileira, que aborda temas relevantes como nacionalismo, política e cultura. O personagem principal, Quaresma, é um exemplo de patriotismo e amor pela pátria, mas também é um retrato das fragilidades e limitações da sociedade brasileira da época.

FAQs

1. Qual é a importância do livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”?

O livro é uma crítica à sociedade brasileira da época, além de abordar temas como nacionalismo, política e cultura. Ele também é importante por retratar a vida de um autodidata que se dedica a estudar a cultura brasileira e a aprender instrumentos musicais.

2. Quem são os personagens principais da história?

Os personagens principais são Policarpo Quaresma, um nacionalista e patriota, e Olga, uma jovem por quem ele se apaixona durante sua estadia no sul do Brasil.

3. Quais são os temas abordados no livro?

Os temas abordados incluem nacionalismo, política, cultura e amor.

For more information, please click the button below.

Related video of resumo do livro o triste fim de policarpo quaresma

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait