Resumo Do Livro O Reizinho Mandão

Reza June 16, 2021
CRISTINA SÁ literatura infantil e juvenil " O REIZINHO MANDÃO " DE

Introdução

O livro “O Reizinho Mandão” é uma obra infantil escrita por Ruth Rocha e ilustrada por Otávio Roth. A história foi publicada pela primeira vez em 1984 e desde então tem conquistado muitos leitores, especialmente crianças em idade escolar. A obra narra a história de um rei que se considera muito importante e que sempre exige que todos o obedeçam, sem questionar suas ordens.

Enredo

O livro começa apresentando o rei, que é muito mandão e acredita que tudo deve ser feito exatamente como ele quer. O problema é que, como ele nunca ouve a opinião dos outros, acaba tomando decisões ruins e prejudicando o povo. Um exemplo disso é quando ele decide construir um palácio enorme, sem se importar com o fato de que isso vai derrubar as casas dos camponeses e deixá-los sem teto. Cansados dessa situação, os súditos do rei se unem e decidem fazer uma petição para que ele mude seu comportamento. Porém, o rei não dá ouvidos e continua agindo de maneira autoritária. Ele chega a prender quem o desobedece e até mesmo proíbe o sol de nascer, pois ele queria dormir mais um pouco. Mas as coisas começam a mudar quando um menino chamado João decide enfrentar o rei. Ele é corajoso e esperto, e consegue mostrar ao rei que ele não é tão poderoso quanto pensa. João consegue convencer o rei a mudar suas atitudes e a ouvir as opiniões dos outros. Com isso, o rei percebe que sua maneira de agir estava prejudicando o povo e decide mudar para ser um governante melhor.

Personagens

  • Rei – personagem principal, muito mandão e autoritário;
  • João – menino corajoso que enfrenta o rei e consegue mudar suas atitudes;
  • Súditos – povo do reino, que sofre com as atitudes do rei mandão.

Mensagem

A mensagem principal do livro “O Reizinho Mandão” é a importância da democracia e da participação de todos na tomada de decisões. O rei do livro é um exemplo de como não se deve agir, pois ele não escuta os outros e acredita que somente suas opiniões são válidas. Já João representa a voz do povo e mostra que é possível mudar as coisas quando nos unimos e lutamos por nossos direitos.

Conclusão

“O Reizinho Mandão” é uma obra marcante da literatura infantil brasileira, que ensina às crianças valores como democracia, respeito às opiniões dos outros e coragem para enfrentar situações difíceis. A história é contada de maneira leve e divertida, com ilustrações coloridas que ajudam a prender a atenção dos pequenos leitores. Recomendamos a leitura desse livro para todas as crianças, pois ele certamente irá inspirá-las a serem pessoas melhores e mais conscientes.

FAQs

1. Qual a idade recomendada para ler “O Reizinho Mandão”?

O livro é recomendado para crianças a partir dos 6 anos de idade, que já estão alfabetizadas e conseguem ler sozinhas ou com a ajuda de um adulto.

2. Qual é a principal mensagem do livro?

A principal mensagem do livro é a importância da democracia e da participação de todos na tomada de decisões. O rei do livro é um exemplo de como não se deve agir, pois ele não escuta os outros e acredita que somente suas opiniões são válidas. Já João representa a voz do povo e mostra que é possível mudar as coisas quando nos unimos e lutamos por nossos direitos.

For more information, please click the button below.

3. Como o livro pode ajudar na educação das crianças?

“O Reizinho Mandão” pode ajudar na educação das crianças de diversas maneiras, como por exemplo:

  • Ensinando valores como democracia, respeito às opiniões dos outros e coragem para enfrentar situações difíceis;
  • Mostrando exemplos de como não se deve agir, como o rei mandão;
  • Estimulando a leitura e a imaginação das crianças, com uma história divertida e bem ilustrada.

Related video of resumo do livro o reizinho mandão

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait