Resumo Do Livro O Auto Da Compadecida

Reza August 6, 2022
Livro Auto da Compadecida Ariano Suassuna Livro Usado 40156412 enjoei

O Auto da Compadecida é uma das obras mais famosas do escritor brasileiro Ariano Suassuna. A história é ambientada no Nordeste brasileiro e conta a história de João Grilo e Chicó, dois amigos que vivem de pequenos golpes e trapaças. A trama se desenrola em torno de uma série de situações hilárias e absurdas, envolvendo personagens bastante peculiares.

Personagens

Os personagens principais do livro são:

  • João Grilo: um malandro esperto e astuto.
  • Chicó: um malandro atrapalhado e medroso, amigo de João Grilo.
  • O Padre: um padre corrupto e ganancioso.
  • O Bispo: um bispo autoritário e arrogante.
  • A Compadecida: a Nossa Senhora, padroeira da cidade.

Enredo

A história começa com João Grilo e Chicó tentando enganar um padeiro, vendendo para ele um cachorro morto como se fosse um gato. Após serem descobertos, os dois são perseguidos pelo padeiro e seu ajudante, mas conseguem fugir.

Em seguida, eles encontram o Padre e o convencem a realizar um casamento falso, para que possam receber presentes dos convidados. No entanto, a farsa é descoberta e o Padre acaba sendo expulso da cidade.

Depois disso, João Grilo e Chicó se envolvem em diversas outras situações absurdas, como tentar vender um jumento morto para um coronel e roubar um terço de ouro de um defunto. Em paralelo, há também uma trama envolvendo o Bispo, que está visitando a cidade e acaba se encontrando com João Grilo e Chicó.

No final, os dois acabam morrendo e são julgados pela Compadecida. João Grilo é condenado ao inferno, mas consegue enganar o diabo e fugir para o céu. Já Chicó é perdoado e vai para o céu junto com a Compadecida.

For more information, please click the button below.

Temas

O Auto da Compadecida aborda diversos temas, como:

  • A corrupção da igreja e das autoridades;
  • A pobreza e a desigualdade social;
  • O poder da fé e da religiosidade popular;
  • A amizade e a lealdade;
  • Oportunismo e esperteza.

Conclusão

O Auto da Compadecida é uma obra que mistura comédia, religiosidade e crítica social de forma única. A trama é repleta de personagens engraçados e situações absurdas, mas ao mesmo tempo aborda temas importantes e atuais. É uma leitura obrigatória para quem quer entender um pouco mais sobre a cultura nordestina e a literatura brasileira.

FAQs

1. Qual é a importância de O Auto da Compadecida na literatura brasileira?

O Auto da Compadecida é considerado uma das obras mais importantes da literatura brasileira do século XX. Além de ter se tornado um grande sucesso de público, a peça também é reconhecida por sua originalidade e influência na cultura popular. O livro é estudado em escolas e universidades de todo o país e continua sendo uma referência importante para a literatura brasileira contemporânea.

2. O que torna O Auto da Compadecida uma obra tão popular?

O Auto da Compadecida é uma obra que consegue unir humor, crítica social e religiosidade de forma muito eficiente. A trama é repleta de personagens engraçados e situações absurdas, mas ao mesmo tempo aborda temas importantes e atuais. Além disso, a obra tem uma linguagem simples e acessível, o que a torna popular entre pessoas de todas as idades e classes sociais.

3. Qual é o legado de Ariano Suassuna para a cultura brasileira?

Ariano Suassuna foi um dos maiores escritores e dramaturgos brasileiros de todos os tempos. Além de O Auto da Compadecida, ele escreveu diversas outras obras importantes, como Romance d’A Pedra do Reino e O Santo e a Porca. Suassuna também foi um grande defensor da cultura nordestina e da literatura de cordel, e sua obra contribuiu para a valorização e difusão dessas tradições no Brasil e no mundo.

Related video of resumo do livro o auto da compadecida

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait