Resumo Do Livro Memórias De Um Sargento De Milícias

Reza December 13, 2021
Livro Memórias de Um Sargento de Milícias Livro Novo 50252860 enjoei

Introdução

Memórias de um Sargento de Milícias é um romance de Manuel Antônio de Almeida, publicado em 1854, que conta a história de Leonardo, um jovem que, apesar de ser filho ilegítimo, acaba se tornando sargento de milícias. O livro se passa no Rio de Janeiro do século XIX, e é considerado um dos clássicos da literatura brasileira.

Enredo

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, conhecemos a infância e adolescência de Leonardo, que cresce em um ambiente de pobreza e desordem. Ele é filho ilegítimo de João da Silva e Maria da Hortaliça, e é criado por um casal de escravos, Vidinha e Felícia. Desde pequeno, Leonardo é um menino esperto e levado, que gosta de aprontar. Ele vive em uma região do Rio de Janeiro conhecida como Rua dos Pescadores, onde a vida é marcada pela malandragem e pela falta de valores morais. Na adolescência, Leonardo é preso por causa de uma briga com um vizinho. Lá, ele conhece o sargento de milícias José Manuel, que se encanta com a esperteza e a astúcia do rapaz. Quando Leonardo sai da prisão, José Manuel o ajuda a conseguir um emprego na casa do juiz de paz. Na segunda parte do livro, Leonardo já é sargento de milícias. Ele se apaixona por Luisinha, filha do juiz de paz, e começa a se envolver em confusões ao lado do amigo Policarpo Quaresma. Juntos, eles aprontam diversas travessuras e acabam se tornando figuras conhecidas na cidade.

Personagens

Os personagens de Memórias de um Sargento de Milícias são marcados pela mistura de características negativas e positivas, o que os torna muito humanos e verossímeis. Alguns dos principais personagens são: – Leonardo: protagonista da história, é um jovem levado e esperto que acaba se tornando sargento de milícias. Apesar de suas travessuras, é um personagem carismático e cativante. – Luisinha: filha do juiz de paz, é a paixão de Leonardo. É uma personagem ingênua e doce, que acaba se envolvendo nas confusões do sargento de milícias. – Vidinha e Felícia: casal de escravos que criou Leonardo desde pequeno. São personagens muito importantes na infância do protagonista. – José Manuel: sargento de milícias que ajuda Leonardo a conseguir um emprego na casa do juiz de paz. É um personagem astuto e inteligente. – Policarpo Quaresma: amigo de Leonardo, é um personagem engraçado e irreverente que adora aprontar.

Análise

Memórias de um Sargento de Milícias é um livro que retrata a vida no Rio de Janeiro do século XIX de forma muito realista. O autor, Manuel Antônio de Almeida, conhecia bem a cidade e conseguiu retratar com precisão os costumes, as crenças e os valores da época. Além disso, o livro é uma crítica à sociedade brasileira da época, marcada pela desigualdade social e pela corrupção. O protagonista, Leonardo, é um exemplo disso: apesar de ser um personagem muito carismático e divertido, é fruto de uma sociedade que não valoriza a educação e a honestidade. Outro ponto interessante do livro é a forma como o autor retrata a malandragem. Em vez de condenar a figura do malandro, Manuel Antônio de Almeida a utiliza como uma forma de crítica à sociedade. O malandro é visto como um produto da falta de oportunidades e da ausência de valores morais.

Conclusão

Memórias de um Sargento de Milícias é um livro fundamental para entender a literatura brasileira e a sociedade do século XIX. Com personagens marcantes e uma trama envolvente, o livro retrata de forma realista a vida no Rio de Janeiro da época e faz uma crítica contundente à desigualdade social e à corrupção. É um clássico que merece ser lido e relido.

FAQs

1. Qual é a importância de Memórias de um Sargento de Milícias para a literatura brasileira?

Memórias de um Sargento de Milícias é considerado um dos clássicos da literatura brasileira. O livro é importante porque retrata de forma realista a vida no Rio de Janeiro do século XIX e faz uma crítica contundente à desigualdade social e à corrupção. Além disso, é um livro muito bem escrito, com personagens marcantes e uma trama envolvente.

For more information, please click the button below.

2. Quais são os principais temas abordados em Memórias de um Sargento de Milícias?

Os principais temas abordados em Memórias de um Sargento de Milícias são a desigualdade social, a corrupção, a malandragem e a falta de valores morais. O livro retrata de forma realista a vida no Rio de Janeiro do século XIX e faz uma crítica contundente à sociedade da época.

3. Quais são os principais personagens de Memórias de um Sargento de Milícias?

Os principais personagens de Memórias de um Sargento de Milícias são Leonardo, Luisinha, Vidinha, Felícia, José Manuel e Policarpo Quaresma. Todos eles são personagens muito humanos e verossímeis, marcados pela mistura de características negativas e positivas. O protagonista, Leonardo, é um personagem carismático e cativante, que representa a malandragem e a falta de valores da sociedade brasileira da época.

Related video of resumo do livro memorias de um sargento de milicias

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait