Resumo Do Livro Malasartes: Histórias De Um Camarada Chamado Pedro

Reza December 25, 2021
Historias À Brasileira Pedro Malasartes e Outras Livraria da Vila

Introdução

O livro “Malasartes: histórias de um camarada chamado Pedro” é uma coletânea de contos do escritor brasileiro João Guimarães Rosa. Publicado em 1941, o livro apresenta um personagem chamado Pedro Malasartes, um malandro astuto e engraçado da literatura popular brasileira.

Enredo

O livro é composto por 13 contos que narram as aventuras e desventuras de Pedro Malasartes. Em cada história, o personagem se envolve em situações engraçadas e inusitadas, sempre utilizando sua astúcia para sair ileso das confusões em que se mete. No primeiro conto, intitulado “A volta de Pedro Malasartes”, Pedro retorna à sua cidade natal depois de muitos anos. Lá, ele reencontra velhos conhecidos e se envolve em uma briga com o filho de um coronel local. Pedro consegue se safar da situação utilizando sua lábia e seu jeito malandro. Outro conto interessante é “O caso da borboleta atíria”. Nessa história, Pedro é contratado por um rico fazendeiro para capturar uma borboleta muito rara e valiosa. Porém, ao chegar ao local indicado, Pedro descobre que a borboleta está morta. Mesmo assim, ele consegue enganar o fazendeiro e receber o pagamento pelo serviço. Em “O caso do espelho”, Pedro é desafiado por um rico comerciante a roubar um espelho de valor inestimável. Pedro aceita o desafio e, com a ajuda de seus amigos, consegue enganar o comerciante e roubar o espelho. Em todas as histórias, Pedro Malasartes é retratado como um personagem esperto e astuto, capaz de enganar até mesmo os mais ricos e poderosos.

Temas

O livro “Malasartes: histórias de um camarada chamado Pedro” aborda diversos temas importantes, como a astúcia, a malandragem, a coragem e a capacidade de se adaptar a qualquer situação. Além disso, o livro apresenta uma crítica social implícita, ao mostrar como as pessoas mais pobres e marginalizadas são capazes de sobreviver e se destacar em um mundo dominado pelos ricos e poderosos.

Conclusão

“Malasartes: histórias de um camarada chamado Pedro” é um livro divertido e inteligente, que retrata de forma criativa e bem-humorada a figura do malandro brasileiro. Os contos apresentam personagens cativantes e situações inusitadas, que prendem o leitor do início ao fim. Além disso, o livro também traz reflexões importantes sobre a vida, a sociedade e a condição humana.

FAQs

1. Quais são as principais características de Pedro Malasartes?

Pedro Malasartes é retratado como um personagem astuto, engraçado e malandro. Ele é capaz de se adaptar a qualquer situação e de enganar até mesmo os mais poderosos. Além disso, ele é um personagem muito popular na literatura brasileira, sendo considerado um símbolo da malandragem e da esperteza.

2. Qual é a importância do livro “Malasartes: histórias de um camarada chamado Pedro”?

O livro é importante por apresentar uma visão criativa e bem-humorada da figura do malandro brasileiro. Além disso, ele traz reflexões importantes sobre a vida, a sociedade e a condição humana, ao mostrar como as pessoas mais pobres e marginalizadas são capazes de sobreviver e se destacar em um mundo dominado pelos ricos e poderosos.

For more information, please click the button below.

3. Como o livro “Malasartes: histórias de um camarada chamado Pedro” representa a cultura brasileira?

O livro representa a cultura brasileira ao apresentar um personagem típico da literatura popular brasileira: o malandro astuto e engraçado. Pedro Malasartes é um personagem que faz parte do imaginário popular no Brasil, sendo retratado em músicas, peças teatrais e filmes. Além disso, o livro também traz elementos importantes da cultura brasileira, como a oralidade, a criatividade e a capacidade de se adaptar a qualquer situação.

Related video of resumo do livro malasartes histórias de um camarada chamado pedro

https://youtube.com/watch?v=4QJsh-mQtYs

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait