Resumo Do Livro De Êxodo

Reza August 14, 2021
Resumo Do Livro De Exodo Conhecendo Sua Bíblia parte 2 YouTube

Introdução

O livro de Êxodo é o segundo livro da Bíblia e faz parte do Antigo Testamento. Ele conta a história do povo de Israel que foi escravizado no Egito e como Deus os libertou através de Moisés. O livro de Êxodo é um dos mais importantes da Bíblia, pois nele encontramos os Dez Mandamentos e a construção da Arca da Aliança.

Capítulos 1 a 4: A escravidão dos hebreus no Egito

No início do livro de Êxodo, aprendemos que os hebreus estavam sendo escravizados no Egito. O faraó havia ordenado que todos os bebês hebreus fossem mortos. Mas a mãe de Moisés conseguiu escondê-lo e colocá-lo em um cesto no rio Nilo. A filha do faraó encontrou o bebê e o adotou como seu próprio filho. Quando Moisés cresceu, ele viu um egípcio maltratando um hebreu e acabou matando o egípcio. Por causa disso, Moisés fugiu para o deserto. Lá, ele se casou com Zípora e se tornou um pastor de ovelhas.

Capítulos 5 a 12: As pragas do Egito

Deus chamou Moisés para libertar o povo hebreu da escravidão. Moisés voltou para o Egito e pediu ao faraó que libertasse os hebreus. Mas o faraó se recusou e Deus enviou dez pragas ao Egito para mostrar seu poder. As pragas incluíram água se transformando em sangue, rãs, piolhos, moscas, doença no gado, úlceras, chuva de pedras, gafanhotos, escuridão e morte dos primogênitos. O faraó finalmente permitiu que os hebreus deixassem o Egito após a morte dos primogênitos. Os hebreus foram instruídos a matar um cordeiro e passar o sangue nas portas de suas casas para que a morte não entrasse em suas casas. Esse evento é conhecido como a Páscoa.

Capítulos 13 a 18: A saída do Egito

Os hebreus deixaram o Egito e começaram a jornada para a Terra Prometida. Deus liderou o povo através de uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Quando chegaram ao Mar Vermelho, Deus abriu as águas para que os hebreus passassem a pé enxuto. Quando o exército egípcio tentou segui-los, as águas se fecharam e os egípcios foram afogados. No deserto, os hebreus enfrentaram muitas dificuldades, como a falta de água e comida. Deus forneceu maná do céu e água de uma rocha para sustentar o povo. Moisés também recebeu dos conselhos de seu sogro Jetro para governar o povo.

Capítulos 19 a 24: A entrega dos Dez Mandamentos

Deus chamou Moisés para subir ao Monte Sinai e lá entregou os Dez Mandamentos. Os mandamentos incluem amar a Deus acima de tudo, não adorar ídolos, não matar, não roubar, não mentir e não cobiçar. Os hebreus concordaram em obedecer aos mandamentos e Deus fez uma aliança com eles.

Capítulos 25 a 40: A construção do tabernáculo

Deus instruiu Moisés a construir um tabernáculo, ou santuário, como um lugar de adoração. O tabernáculo incluía a Arca da Aliança, que continha as tábuas dos Dez Mandamentos. O tabernáculo foi construído com materiais preciosos e decorado com tapeçarias e objetos sagrados. O livro de Êxodo termina com a nuvem de Deus cobrindo o tabernáculo e a glória de Deus enchendo o lugar. Os hebreus seguiram a nuvem de Deus durante toda a sua jornada no deserto.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O livro de Êxodo é uma história poderosa sobre a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A história mostra como Deus usou Moisés para liderar o povo e como Ele demonstrou Seu poder através das pragas e da abertura do Mar Vermelho. O livro também contém os Dez Mandamentos, que são a base da lei moral judaica e cristã. O tabernáculo é um símbolo da presença de Deus entre Seu povo e representa a importância da adoração e da obediência.

FAQs

1. Por que os hebreus foram escravizados no Egito?

Os hebreus foram escravizados no Egito porque o faraó temia que eles se tornassem uma ameaça para o Egito. Os hebreus eram uma nação grande e poderosa e o faraó queria controlá-los.

2. O que são as pragas do Egito?

As pragas do Egito são dez eventos sobrenaturais que Deus enviou ao Egito para mostrar Seu poder e convencer o faraó a libertar os hebreus. As pragas incluem água se transformando em sangue, rãs, piolhos, moscas, doença no gado, úlceras, chuva de pedras, gafanhotos, escuridão e morte dos primogênitos.

3. O que é a Arca da Aliança?

A Arca da Aliança é um objeto sagrado que continha as tábuas dos Dez Mandamentos. Ela era considerada a presença de Deus entre Seu povo e era levada à frente do exército durante as batalhas. A Arca da Aliança também foi usada para realizar milagres, como a abertura do Rio Jordão.

Related video of resumo do livro de exodo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait