Resumo: A Cartomante De Machado De Assis

Reza November 25, 2021
Resumo e análise do conto A cartomante de Machado de Assis Cultura Genial

Introdução

“A Cartomante”, de Machado de Assis, é uma novela que aborda temas como amor, traição e destino. A história se passa no Rio de Janeiro do século XIX e acompanha a vida de Vilela, Rita e Camilo, três personagens cujas vidas são entrelaçadas pela cartomante.

Enredo

O enredo da novela começa com Vilela, um homem casado, que ao desconfiar da fidelidade da esposa, Rita, contrata os serviços de uma cartomante para esclarecer suas dúvidas. A cartomante, chamada de Madame Sofie, é descrita como uma mulher misteriosa e habilidosa, capaz de prever o futuro e influenciar o destino de seus clientes. Enquanto Vilela está fora da cidade, Rita decide visitar a cartomante por conta própria. Lá, ela descobre que está apaixonada por Camilo, um amigo de infância de seu marido. A partir daí, a trama começa a se desenrolar e os personagens se veem em um jogo de sedução, mentiras e traições. Camilo, que também está apaixonado por Rita, começa a visitar a cartomante em busca de respostas e é aconselhado a seguir seus sentimentos. Os dois começam um caso amoroso às escondidas, mas são descobertos por Vilela, que decide se vingar. Ao descobrir a traição, Vilela convida Camilo para jantar em sua casa e o mata. Em seguida, ele confessa o crime para Rita, que fica arrasada. Porém, ao invés de se afastar do marido, ela decide ficar ao seu lado e manter o relacionamento.

Personagens

Vilela

Vilela é o marido de Rita e o responsável por contratar a cartomante. Ele é descrito como um homem ciumento e possessivo, que não suporta a ideia da esposa estar envolvida com outro homem.

Rita

Rita é a esposa de Vilela e a amante de Camilo. Ela é descrita como uma mulher apaixonada e indecisa, que se vê dividida entre o amor pelo marido e o desejo por Camilo.

Camilo

Camilo é o amigo de infância de Vilela e o amante de Rita. Ele é descrito como um homem romântico e sonhador, que se deixa levar pela paixão sem se importar com as consequências.

Madame Sofie

Madame Sofie é a cartomante que faz as previsões para os personagens. Ela é descrita como uma mulher misteriosa e habilidosa, capaz de prever o futuro e influenciar o destino de seus clientes.

For more information, please click the button below.

Conclusão

“A Cartomante” é uma novela que aborda temas universais como amor, traição e destino. Machado de Assis é habilidoso em criar personagens complexos e uma trama cheia de reviravoltas. A história nos faz refletir sobre as escolhas que fazemos e as consequências que elas podem ter em nossas vidas.

FAQs

O que significa o final da novela?

O final da novela é ambíguo e pode ser interpretado de diferentes maneiras. Alguns acreditam que Rita decide ficar ao lado de Vilela por medo ou comodismo, enquanto outros acreditam que ela o perdoa e decide dar uma nova chance ao casamento.

Qual é o papel da cartomante na história?

A cartomante é responsável por desencadear a trama ao fazer as previsões para os personagens. Ela é vista como uma figura misteriosa e habilidosa, capaz de prever o futuro e influenciar o destino de seus clientes.

Qual é a mensagem principal da novela?

A novela aborda temas como amor, traição e destino e nos faz refletir sobre as escolhas que fazemos e as consequências que elas podem ter em nossas vidas. A mensagem principal da novela é que nossas escolhas podem ter um impacto significativo em nosso futuro e devemos ser responsáveis por elas.

Related video of resumo a cartomante machado de assis

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait