Resolva As Operações Com Números Inteiros

Reza May 2, 2022
Operaçoes com numeros inteiros activity

Quando se fala em resolver operações com números inteiros, estamos nos referindo a cálculos matemáticos que envolvem apenas números inteiros, ou seja, aqueles que não possuem casas decimais. Esses números podem ser positivos, negativos ou nulos e são representados por um conjunto de símbolos que formam a numeração inteira.

Operações com números inteiros

As operações matemáticas que podem ser realizadas com números inteiros são: adição, subtração, multiplicação e divisão. Cada uma dessas operações possui regras específicas que devem ser seguidas para que o resultado seja correto.

Adição de números inteiros

A adição de números inteiros é a operação em que se soma dois ou mais números inteiros. Para realizar essa operação, basta somar os valores dos números e considerar os sinais. Se ambos os números forem positivos, o resultado será positivo. Se ambos forem negativos, o resultado será negativo. Se um dos números for negativo e o outro positivo, devemos subtrair o valor absoluto do menor do valor absoluto do maior e o resultado terá o sinal do número de maior valor absoluto.

Exemplo:

5 + 3 = 8

-5 + (-3) = -8

For more information, please click the button below.

5 + (-3) = 2

Subtração de números inteiros

A subtração de números inteiros é a operação em que se subtrai um número de outro. Para realizar essa operação, devemos inverter o sinal do número que está sendo subtraído e depois realizar a adição.

Exemplo:

5 – 3 = 2

-5 – (-3) = -2

5 – (-3) = 8

Multiplicação de números inteiros

A multiplicação de números inteiros é a operação em que se multiplica um número pelo outro. Para realizar essa operação, devemos multiplicar os valores dos números e considerar os sinais. Se ambos os números forem positivos ou negativos, o resultado será positivo. Se um dos números for negativo e o outro positivo, o resultado será negativo.

Exemplo:

5 x 3 = 15

-5 x (-3) = 15

5 x (-3) = -15

Divisão de números inteiros

A divisão de números inteiros é a operação em que se divide um número pelo outro. Para realizar essa operação, devemos dividir os valores dos números e considerar os sinais. Se ambos os números forem positivos ou negativos, o resultado será positivo. Se um dos números for negativo e o outro positivo, o resultado será negativo.

Exemplo:

15 ÷ 3 = 5

-15 ÷ (-3) = 5

15 ÷ (-3) = -5

Regras para resolver operações com números inteiros

Além das regras específicas para cada operação matemática, existem algumas regras gerais que devem ser seguidas para resolver operações com números inteiros.

Regra dos sinais

A regra dos sinais diz que se dois números inteiros são iguais, mas possuem sinais diferentes, o resultado da operação será negativo. Se ambos os números são positivos ou negativos, o resultado será positivo.

Exemplo:

-5 x 3 = -15

5 x (-3) = -15

-5 x (-3) = 15

Ordem das operações

A ordem das operações deve ser seguida para que o resultado da operação seja correto. A ordem matemática é: primeiro as operações dentro de parênteses, depois as multiplicações e divisões da esquerda para a direita e, por último, as adições e subtrações da esquerda para a direita.

Exemplo:

5 + 3 x 2 = 11

(5 + 3) x 2 = 16

Valor absoluto

O valor absoluto é o valor numérico de um número sem considerar seu sinal. Para calcular o valor absoluto de um número, basta remover o sinal.

Exemplo:

O valor absoluto de -5 é 5

Conclusão

Resolver operações com números inteiros é uma tarefa importante em matemática e pode ser aplicada em diversas situações do dia a dia. Para realizar essas operações, é necessário conhecer as regras específicas de cada operação matemática e seguir as regras gerais, como a regra dos sinais e a ordem das operações.

FAQs

1. O que são números inteiros?

Números inteiros são aqueles que não possuem casas decimais e podem ser positivos, negativos ou nulos. Eles são representados por um conjunto de símbolos que formam a numeração inteira.

2. Por que é importante conhecer as regras para resolver operações com números inteiros?

É importante conhecer as regras para resolver operações com números inteiros para que o resultado da operação seja correto. Além disso, essa habilidade é fundamental em diversas situações do dia a dia, como em compras, cálculo de juros e descontos, entre outras.

3. O que é a regra dos sinais?

A regra dos sinais diz que se dois números inteiros são iguais, mas possuem sinais diferentes, o resultado da operação será negativo. Se ambos os números são positivos ou negativos, o resultado será positivo.

Related video of resolva as operações com números inteiros

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait