Resolução Cofen Estágio Supervisionado 2022

Reza November 24, 2022
Resolução COFEN Nº 685/2022 Sou Enfermagem

A Resolução COFEN nº 654/2020 estabelece as diretrizes para a realização do estágio supervisionado em Enfermagem no Brasil. O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória para os estudantes de Enfermagem, que devem cumprir uma carga horária mínima de 20% da carga horária total do curso. Essa atividade é supervisionada por um enfermeiro responsável, que acompanha o aluno durante todo o processo.

Objetivos do estágio supervisionado

O estágio supervisionado tem como objetivo principal proporcionar ao estudante de Enfermagem a oportunidade de vivenciar a prática profissional, integrando teoria e prática, e desenvolvendo habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão. Além disso, o estágio supervisionado também tem como objetivos:

  • Estimular a reflexão crítica sobre a prática profissional;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe;
  • Promover a interação entre a instituição de ensino e o serviço de saúde;
  • Contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e comprometidos com a saúde da população.

Requisitos para a realização do estágio supervisionado

Para realizar o estágio supervisionado em Enfermagem, o estudante deve estar matriculado em um curso de Enfermagem reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e ter concluído as disciplinas básicas do curso. Além disso, o estudante deve:

  • Ter um seguro de responsabilidade civil;
  • Estar em dia com as vacinas exigidas pela instituição de saúde onde será realizado o estágio;
  • Ter sido aprovado no processo seletivo da instituição de saúde onde será realizado o estágio;
  • Ter um enfermeiro responsável pelo acompanhamento do estágio.

Documentos necessários para a realização do estágio supervisionado

Para realizar o estágio supervisionado em Enfermagem, o estudante deve apresentar os seguintes documentos:

  • Comprovante de matrícula no curso de Enfermagem;
  • Cópia do seguro de responsabilidade civil;
  • Cópia do cartão de vacinação atualizado;
  • Termo de compromisso assinado pelo estudante, pelo responsável do curso de Enfermagem e pelo responsável pela instituição de saúde onde será realizado o estágio;
  • Plano de estágio, contendo as atividades a serem desenvolvidas durante o estágio supervisionado.

Carga horária mínima e máxima do estágio supervisionado

A carga horária mínima do estágio supervisionado em Enfermagem é de 20% da carga horária total do curso. Já a carga horária máxima é de 50% da carga horária total do curso, de acordo com o artigo 6º da Resolução COFEN nº 654/2020.

Avaliação do estágio supervisionado

O estágio supervisionado em Enfermagem deve ser avaliado de forma contínua, com base em critérios estabelecidos pelo enfermeiro responsável pelo acompanhamento do estágio e pela instituição de ensino. A avaliação deve levar em conta o desempenho do estudante nas atividades desenvolvidas durante o estágio e a sua participação nas atividades da instituição de saúde.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O estágio supervisionado é uma atividade fundamental para a formação do estudante de Enfermagem, pois proporciona a integração entre teoria e prática e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão. É importante que o estudante esteja atento aos requisitos e documentos necessários para a realização do estágio supervisionado, bem como aos critérios de avaliação estabelecidos pelo enfermeiro responsável e pela instituição de ensino.

FAQs

1. O estágio supervisionado em Enfermagem é obrigatório?

Sim, o estágio supervisionado em Enfermagem é uma atividade obrigatória para os estudantes de Enfermagem, que devem cumprir uma carga horária mínima de 20% da carga horária total do curso.

2. Quais são os objetivos do estágio supervisionado em Enfermagem?

Os objetivos do estágio supervisionado em Enfermagem são: proporcionar ao estudante de Enfermagem a oportunidade de vivenciar a prática profissional, integrando teoria e prática, e desenvolvendo habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão; estimular a reflexão crítica sobre a prática profissional; desenvolver a capacidade de trabalho em equipe; promover a interação entre a instituição de ensino e o serviço de saúde; e contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e comprometidos com a saúde da população.

3. Qual é a carga horária mínima e máxima do estágio supervisionado em Enfermagem?

A carga horária mínima do estágio supervisionado em Enfermagem é de 20% da carga horária total do curso. Já a carga horária máxima é de 50% da carga horária total do curso, de acordo com o artigo 6º da Resolução COFEN nº 654/2020.

Related video of resolução cofen estágio supervisionado 2022

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait