Relacione As Duas Colunas Abaixo Indicando O Tipo De Isomeria

Reza May 14, 2022
Identifique o tipo de isomeria plana nos compostos abaixo

Nesta questão, é necessário relacionar duas colunas de compostos orgânicos e indicar qual tipo de isomeria ocorre entre eles. Para isso, é importante entender o que é isomeria e os diferentes tipos que existem.

O que é isomeria?

Isomeria é o fenômeno em que compostos diferentes possuem a mesma fórmula molecular. Ou seja, eles têm o mesmo número de átomos de cada elemento, mas as ligações entre eles são diferentes, resultando em propriedades físicas e químicas distintas.

Existem diferentes tipos de isomeria, que podem ser classificados em isomeria plana e isomeria espacial.

Isomeria plana

A isomeria plana ocorre quando os isômeros possuem a mesma fórmula molecular e a mesma estrutura plana. Esses isômeros diferem apenas na posição dos átomos ou grupos de átomos na molécula.

Entre os tipos de isomeria plana, podemos destacar:

  • Isomeria de posição: os isômeros diferem na posição de um grupo funcional na cadeia carbônica. Exemplo: propanol e 1-propanol.
  • Isomeria de função: os isômeros possuem grupos funcionais diferentes, mas a mesma cadeia carbônica. Exemplo: propanol e propanona.
  • Isomeria de cadeia: os isômeros possuem cadeias carbônicas diferentes, mas a mesma fórmula molecular. Exemplo: propano e metil-etano.

Isomeria espacial

A isomeria espacial ocorre quando os isômeros possuem a mesma fórmula molecular e a mesma estrutura plana, mas diferem na orientação dos átomos ou grupos de átomos no espaço tridimensional.

For more information, please click the button below.

Entre os tipos de isomeria espacial, podemos destacar:

  • Isomeria geométrica: os isômeros possuem ligações duplas ou triplas que impedem a rotação em torno de si mesmas, resultando em diferentes arranjos espaciais. Exemplo: cis e trans-buteno.
  • Isomeria óptica: os isômeros são imagens espelhadas um do outro e não podem ser sobrepostos, como as mãos direita e esquerda. Exemplo: D-glicose e L-glicose.

Relacionando as colunas

Agora que sabemos os diferentes tipos de isomeria, podemos relacionar as duas colunas abaixo e indicar o tipo de isomeria que ocorre entre os compostos.

Coluna A Coluna B
1. Pent-1-eno a. Pent-2-eno
2. 2-metilpentano b. 3-metilpentano
3. 1,2-dicloroeteno c. 1,3-dicloroeteno
4. D-glicose d. L-glicose
5. Propano e. Metil-etano
  • 1. Pent-1-eno e a. Pent-2-eno: isomeria de posição, pois os isômeros diferem na posição da ligação dupla.
  • 2. 2-metilpentano e b. 3-metilpentano: isomeria de cadeia, pois os isômeros possuem cadeias carbônicas diferentes.
  • 3. 1,2-dicloroeteno e c. 1,3-dicloroeteno: isomeria de posição, pois os isômeros diferem na posição dos átomos de cloro na cadeia carbônica.
  • 4. D-glicose e d. L-glicose: isomeria óptica, pois os isômeros são imagens espelhadas um do outro.
  • 5. Propano e e. Metil-etano: isomeria de cadeia, pois os isômeros possuem cadeias carbônicas diferentes.

Conclusão

A isomeria é um fenômeno comum em compostos orgânicos, e sua compreensão é importante para entender as propriedades e reatividade desses compostos. Existem diferentes tipos de isomeria, que podem ser classificados em isomeria plana e isomeria espacial. Na isomeria plana, os isômeros possuem a mesma fórmula molecular e a mesma estrutura plana, mas diferem na posição dos átomos ou grupos de átomos na molécula. Na isomeria espacial, os isômeros possuem a mesma fórmula molecular e a mesma estrutura plana, mas diferem na orientação dos átomos ou grupos de átomos no espaço tridimensional. Ao relacionar as duas colunas de compostos orgânicos, foi possível identificar o tipo de isomeria que ocorre entre eles.

FAQs

1. Qual é a diferença entre isomeria plana e isomeria espacial?

A isomeria plana ocorre quando os isômeros possuem a mesma fórmula molecular e a mesma estrutura plana, mas diferem na posição dos átomos ou grupos de átomos na molécula. Já a isomeria espacial ocorre quando os isômeros possuem a mesma fórmula molecular e a mesma estrutura plana, mas diferem na orientação dos átomos ou grupos de átomos no espaço tridimensional.

2. Por que a isomeria é importante em compostos orgânicos?

A isomeria é importante em compostos orgânicos porque ela está relacionada às propriedades e reatividade desses compostos. Isômeros diferentes podem apresentar propriedades físicas e químicas distintas, o que pode afetar sua utilização em diferentes aplicações, como na produção de medicamentos, polímeros, combustíveis, entre outros.

3. Qual é a diferença entre isomeria de posição e isomeria de função?

A isomeria de posição ocorre quando os isômeros diferem na posição de um grupo funcional na cadeia carbônica, enquanto a isomeria de função ocorre quando os isômeros possuem grupos funcionais diferentes, mas a mesma cadeia carbônica.

Related video of relacione as duas colunas abaixo indicando o tipo de isomeria

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait