Regras Do Vôlei De Praia

Reza March 31, 2023
Regras do Vôlei de Praia [2019] Pontuação e Fundamentos Volei de

O vôlei de praia, também conhecido como beach volley, é uma modalidade esportiva praticada em uma quadra de areia por duas equipes de dois jogadores cada. O objetivo é fazer a bola tocar o chão do campo adversário e evitar que ela toque no próprio campo. Para isso, existem regras que devem ser seguidas pelos jogadores.

Quadra

A quadra de vôlei de praia tem 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. A rede fica no centro da quadra e tem 2,43 metros de altura para os homens e 2,24 metros para as mulheres.

Jogadores

Cada equipe é formada por dois jogadores, que se posicionam em lados opostos da rede. O jogador que está na parte de trás da quadra é o responsável pelo saque.

Bola

A bola usada no vôlei de praia é feita de couro sintético e tem circunferência entre 66 e 68 centímetros e peso entre 260 e 280 gramas.

Pontuação

A partida é disputada em melhor de três sets. O primeiro time a vencer dois sets é o vencedor da partida. Cada set vai até 21 pontos, com dois pontos de diferença. Se houver empate em 20 pontos, o set continua até que uma equipe abra dois pontos de vantagem. Se o terceiro set for necessário, ele é disputado até 15 pontos, também com dois pontos de diferença.

Saque

O saque pode ser feito de qualquer lugar atrás da linha de fundo da quadra. O jogador deve jogar a bola para cima e bater nela com a mão ou o braço para fazê-la passar por cima da rede e cair no campo adversário. Se a bola tocar na rede e cair no campo adversário, é considerado um ponto para a equipe que sacou. Se a bola tocar na rede e cair no próprio campo, é ponto para a equipe adversária.

For more information, please click the button below.

Toque de Bola

Cada equipe tem o direito de dar até três toques na bola para devolvê-la para o campo adversário. O toque pode ser feito com qualquer parte do corpo, exceto os membros inferiores. Se a bola tocar no chão sem que a equipe adversária toque nela, é ponto para a equipe que a mandou.

Bloqueio

O bloqueio é uma jogada defensiva em que um jogador pula na frente do ataque adversário para tentar impedir que a bola passe para o seu lado da quadra. O bloqueador pode tocar na bola, desde que não esteja cometendo falta.

Faltas

Algumas condutas são consideradas faltas no vôlei de praia, como:

  • Tocar na rede;
  • Pisar na linha de fundo ou na linha lateral da quadra;
  • Tocar na bola com a parte inferior do corpo (pé ou perna);
  • Cometer dois toques seguidos;
  • Segurar, carregar ou lançar a bola;
  • Bloquear ou atacar o saque adversário;
  • Invadir o campo adversário;
  • Cometer falta de conduta;
  • Fazer comentários ofensivos ou gestos obscenos.

Conclusão

As regras do vôlei de praia são essenciais para garantir a segurança dos jogadores e a justiça na disputa. Com elas, os jogadores podem desenvolver suas habilidades e competir de forma equilibrada, respeitando os adversários e as normas do esporte.

FAQs

1. Quais são as dimensões da quadra de vôlei de praia?

A quadra de vôlei de praia tem 16 metros de comprimento por 8 metros de largura.

2. Quantos jogadores compõem cada equipe?

Cada equipe é formada por dois jogadores.

3. Quais são as faltas mais comuns no vôlei de praia?

Algumas faltas comuns no vôlei de praia são tocar na rede, pisar na linha de fundo ou lateral da quadra, cometer dois toques seguidos, segurar ou carregar a bola, bloquear ou atacar o saque adversário e invadir o campo adversário.

Related video of regras do volei de praia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait