Redação Sobre A Redução Da Maioridade Penal

Reza August 30, 2021
A redução da maioridade penal. aula de redação

Introdução

A redução da maioridade penal é um tema polêmico na sociedade brasileira. Muitos defendem que jovens com menos de 18 anos devem ser responsabilizados criminalmente pelos seus atos, enquanto outros acreditam que essa medida não resolverá o problema da violência e criminalidade no país. Nesta redação, discutiremos os argumentos a favor e contra a redução da maioridade penal e concluiremos que essa medida não é a solução para a violência no Brasil.

Argumentos a favor da redução da maioridade penal

Os defensores da redução da maioridade penal argumentam que os jovens que cometem crimes graves devem ser punidos como adultos. Eles acreditam que os adolescentes têm maturidade suficiente para entender as consequências de seus atos e que a impunidade dos menores de idade incentiva a criminalidade. Além disso, alguns afirmam que a redução da maioridade penal é uma medida necessária para combater a impunidade de criminosos menores de idade.

1. Maturidade dos adolescentes

Os defensores da redução da maioridade penal argumentam que os adolescentes têm maturidade suficiente para entender as consequências de seus atos. Eles acreditam que os jovens de 16 e 17 anos não devem ser considerados imaturos e incapazes de entender o que estão fazendo. Essa visão é baseada em estudos que mostram que o cérebro dos adolescentes já está desenvolvido o suficiente para tomar decisões e se comportar de maneira responsável.

2. Impunidade dos menores de idade

Os defensores da redução da maioridade penal afirmam que a impunidade dos menores de idade incentiva a criminalidade. Eles argumentam que muitos adolescentes se sentem encorajados a cometer crimes porque sabem que não serão punidos da mesma forma que os adultos. Além disso, eles afirmam que os jovens que são presos por crimes graves ficam pouco tempo em internação e acabam saindo da prisão ainda mais violentos.

Argumentos contra a redução da maioridade penal

Os opositores da redução da maioridade penal argumentam que essa medida não é a solução para a violência e criminalidade no país. Eles acreditam que a redução da maioridade penal não resolverá o problema da impunidade e que os jovens que cometem crimes precisam de medidas socioeducativas para se recuperarem. Além disso, alguns afirmam que a redução da maioridade penal viola os direitos humanos e pode levar a injustiças.

1. Medidas socioeducativas

Os opositores da redução da maioridade penal argumentam que os jovens que cometem crimes precisam de medidas socioeducativas para se recuperarem. Eles acreditam que a prisão não é a solução para a criminalidade juvenil e que os adolescentes precisam de tratamento e educação para mudar seu comportamento. Além disso, eles afirmam que a redução da maioridade penal não resolverá o problema da impunidade, pois os jovens que cometem crimes continuarão a ser soltos rapidamente.

For more information, please click the button below.

2. Violação dos direitos humanos

Os opositores da redução da maioridade penal argumentam que essa medida viola os direitos humanos. Eles acreditam que os jovens são vulneráveis e que a prisão pode prejudicar seu desenvolvimento psicológico e social. Além disso, eles afirmam que a redução da maioridade penal pode levar a injustiças, pois muitos adolescentes pobres e negros são presos injustamente por crimes que não cometeram.

Conclusão

Diante dos argumentos apresentados, concluímos que a redução da maioridade penal não é a solução para a violência e criminalidade no Brasil. Embora seja compreensível a revolta da sociedade diante da impunidade dos jovens que cometem crimes, a prisão não é a solução para a criminalidade juvenil. Os adolescentes que cometem crimes precisam de medidas socioeducativas para se recuperarem e mudarem seu comportamento. Além disso, a redução da maioridade penal viola os direitos humanos e pode levar a injustiças. Portanto, é necessário investir em políticas públicas que promovam a educação, a cultura e a inclusão social dos jovens para que eles tenham oportunidades e não sejam tentados a cometer crimes.

FAQs

1. A redução da maioridade penal é uma medida eficaz para combater a criminalidade juvenil?

Não. A redução da maioridade penal não é eficaz para combater a criminalidade juvenil. Estudos mostram que a prisão não é a solução para a criminalidade juvenil e que os jovens que cometem crimes precisam de medidas socioeducativas para se recuperarem e mudarem seu comportamento.

2. A redução da maioridade penal viola os direitos humanos?

Sim. A redução da maioridade penal viola os direitos humanos dos jovens. A prisão pode prejudicar o desenvolvimento psicológico e social dos adolescentes e pode levar a injustiças, pois muitos adolescentes pobres e negros são presos injustamente por crimes que não cometeram.

3. Quais são as medidas socioeducativas que podem ser adotadas para combater a criminalidade juvenil?

As medidas socioeducativas incluem a internação em unidades socioeducativas, a prestação de serviços à comunidade, a liberdade assistida e a semiliberdade. Essas medidas visam proporcionar aos jovens um ambiente educativo e de tratamento para que eles possam se recuperar e mudar seu comportamento.

Related video of redação sobre redução da maioridade penal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait