Racionais – Diário De Um Detento Letra

Reza August 24, 2022
mc's Racionais (o diario de um detento) YouTube

Introdução

A música “Diário de um Detento” é uma das mais emblemáticas do grupo de rap brasileiro Racionais MC’s. A letra fala sobre a vida nas cadeias, a violência e a injustiça do sistema carcerário brasileiro. A música, que foi lançada em 1997, continua atual e importante até hoje, mais de duas décadas depois. Neste artigo, vamos explorar em detalhes a letra de “Diário de um Detento”, analisando seu significado social e político.

Análise da letra

A letra da música começa com uma descrição da rotina diária de um preso, que acorda cedo, toma um café amargo e segue para o trabalho. A primeira estrofe já mostra a dureza e monotonia da vida na prisão, mas é na segunda estrofe que a crítica social começa a ficar mais evidente:

Um dia a mais no meu calendário

Que o juiz marcou, meu Deus, que ironia

Só mais um dia de sofrimento

Só mais um dia de agonia

For more information, please click the button below.

Nessas linhas, o rapper Mano Brown denuncia a falta de humanidade do sistema carcerário brasileiro. O preso é tratado como um número, marcado no calendário pelo juiz, e sua vida se resume a sofrimento e agonia. A letra segue, descrevendo a violência e a brutalidade que permeiam o cotidiano da prisão:

Lá fora a polícia quer me pegar

Aqui dentro eu tenho que me cuidar

Com minha vida eu tenho que me preocupar

Mas quem tá vivo sempre pode sonhar

Nessas linhas, a letra de “Diário de um Detento” mostra que, mesmo dentro da prisão, o preso não está a salvo. A polícia continua sendo uma ameaça constante, e o preso precisa se proteger de outros detentos. Mas mesmo nesse contexto de violência e opressão, a música deixa uma mensagem de esperança: “quem tá vivo sempre pode sonhar”. A letra de “Diário de um Detento” também faz uma crítica contundente à falta de oportunidades e à desigualdade social que leva muitos jovens à criminalidade:

Meu Deus, eu não posso mais ficar aqui

Eu tenho muito amor pra dar

Eu quero ser um homem livre outra vez

Mas aqui dentro as coisas são tão tristes

Nessas linhas, o rapper expressa o desejo de ser livre novamente e viver uma vida plena, com amor e oportunidades. Mas ele se vê aprisionado em um sistema que o impede de realizar seus sonhos. É uma crítica à falta de perspectivas que muitos jovens das periferias brasileiras enfrentam, o que os leva a buscar no crime uma forma de sobrevivência. A letra de “Diário de um Detento” também destaca a questão racial como um fator importante na criminalização dos jovens negros e pobres:

Meu Deus, por que é que aqui tem tantos pretos?

Será que é porque aqui não tem nenhum preto rico?

Nessas linhas, o rapper questiona a desigualdade racial que é evidente no sistema carcerário brasileiro. A maioria dos presos são jovens negros e pobres, que foram marginalizados pela sociedade e pelo Estado. É uma crítica ao racismo estrutural que ainda permeia a sociedade brasileira.

Conclusão

A letra de “Diário de um Detento” é uma crítica contundente ao sistema carcerário brasileiro e à desigualdade social que leva muitos jovens à criminalidade. A música denuncia a falta de humanidade do sistema, a violência e a opressão que os presos enfrentam diariamente, e a falta de oportunidades que muitos jovens das periferias brasileiras enfrentam. É uma música que continua atual e importante até hoje, mais de duas décadas depois de seu lançamento.

FAQs

1. Quem são os Racionais MC’s?

Racionais MC’s é um grupo de rap brasileiro formado em São Paulo em 1988. É um dos grupos mais importantes do rap nacional, conhecido por suas letras politizadas e críticas à sociedade brasileira.

2. Qual é a importância de “Diário de um Detento” na cultura brasileira?

“Diário de um Detento” é uma das músicas mais emblemáticas dos Racionais MC’s e um dos marcos do rap brasileiro. A música denuncia a violência e a opressão do sistema carcerário brasileiro, além da desigualdade social que leva muitos jovens à criminalidade. É uma música que ainda é atual e importante até hoje, mais de duas décadas depois de seu lançamento.

3. Como a música “Diário de um Detento” influenciou o rap brasileiro?

“Diário de um Detento” é uma das músicas mais importantes do rap brasileiro, que influenciou muitos outros artistas do gênero. A música tornou-se um marco da denúncia social no rap nacional, inspirando outras músicas e artistas que abordam temas semelhantes em suas letras.

Related video of racionais diario de um detento letra

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait