Quinhentismo: Características, Autores E Obras

Reza August 7, 2022
Literatura no Brasil Quinhentismo (1500) Universo Literário
O Quinhentismo é o período literário que marca o início da literatura brasileira, e ocorreu entre o ano de 1500 e 1601. Esse período foi marcado pela chegada dos portugueses ao Brasil e a descoberta das novas terras, o que gerou uma série de relatos e registros por parte dos viajantes e exploradores, que foram os primeiros autores brasileiros.

Características do Quinhentismo

Algumas das características mais marcantes do Quinhentismo são:

  • Colonialismo: O Quinhentismo é marcado pela colonização portuguesa, e por isso, muitas das obras desse período apresentam uma visão eurocêntrica;
  • Relatos de Viagem: Como os primeiros autores brasileiros foram os viajantes e exploradores portugueses, muitas das obras do Quinhentismo são relatos de viagem, que descrevem a fauna, a flora e os costumes das novas terras descobertas;
  • Visão Idílica: Apesar das dificuldades enfrentadas pelos exploradores, muitas das obras do Quinhentismo apresentam uma visão idílica do Brasil, como um lugar paradisíaco e cheio de riquezas;
  • Uso da Poesia: A poesia foi a principal forma de expressão literária do Quinhentismo, e muitas das obras desse período são poemas em forma de soneto, redondilha e outros gêneros poéticos;
  • Influência Clássica: Muitas das obras do Quinhentismo apresentam influência da literatura clássica greco-romana, como a mitologia;
  • Temas Religiosos: A religião foi um tema muito presente nas obras do Quinhentismo, e muitos dos autores brasileiros desse período eram padres jesuítas, que produziam textos com o objetivo de catequizar os índios e introduzir o cristianismo no Brasil.

Autores do Quinhentismo

Os autores do Quinhentismo foram, em sua maioria, viajantes portugueses e padres jesuítas que estavam no Brasil com o objetivo de catequizar os índios e colonizar as novas terras descobertas. Entre os principais autores do Quinhentismo, podemos citar:

Pero Vaz de Caminha

Pero Vaz de Caminha foi o autor da Carta de Pero Vaz de Caminha, que é considerada o primeiro documento literário produzido no Brasil. Escrita em 1500, a carta é um relato detalhado da chegada dos portugueses ao Brasil, e apresenta uma visão idílica e eurocêntrica das novas terras descobertas.

Padre José de Anchieta

Padre José de Anchieta foi um dos principais padres jesuítas que estiveram no Brasil durante o período do Quinhentismo. Ele é considerado o fundador da literatura brasileira, e suas obras apresentam uma forte influência religiosa, com o objetivo de catequizar os índios. Entre suas principais obras, podemos citar “Poema à Virgem”, “De Gestis Mendi de Saa” e “Auto da Pregação Universal”.

Gil Vicente

Gil Vicente foi um autor português que esteve no Brasil durante o período do Quinhentismo. Considerado o pai do teatro português, Gil Vicente é autor de “Auto da Índia”, que é uma das principais obras do Quinhentismo. A peça apresenta uma visão eurocêntrica do Brasil, e é uma crítica à colonização portuguesa.

Pero de Magalhães Gandavo

Pero de Magalhães Gandavo foi um escritor português que esteve no Brasil durante o período do Quinhentismo. Autor de “História da Província Santa Cruz”, Gandavo apresenta uma visão idílica do Brasil, como um lugar paradisíaco e cheio de riquezas.

For more information, please click the button below.

Obras do Quinhentismo

Algumas das principais obras do Quinhentismo são:

Carta de Pero Vaz de Caminha

A Carta de Pero Vaz de Caminha é considerada o primeiro documento literário produzido no Brasil. Escrita em 1500, a carta é um relato detalhado da chegada dos portugueses ao Brasil, e apresenta uma visão idílica e eurocêntrica das novas terras descobertas.

Auto da Índia

“Auto da Índia” é uma peça teatral escrita por Gil Vicente, que esteve no Brasil durante o período do Quinhentismo. A peça apresenta uma visão eurocêntrica do Brasil, e é uma crítica à colonização portuguesa.

Poema à Virgem

“Poema à Virgem” é uma das principais obras do Padre José de Anchieta. O poema apresenta uma forte influência religiosa, com o objetivo de catequizar os índios.

De Gestis Mendi de Saa

“De Gestis Mendi de Saa” é outra obra do Padre José de Anchieta, que apresenta uma visão eurocêntrica do Brasil, e é uma crítica à cultura dos índios.

Conclusão

O Quinhentismo é um período literário muito importante para a história da literatura brasileira, pois marca o início da produção literária no país. Apesar de apresentar uma visão eurocêntrica e idílica do Brasil, as obras desse período são uma fonte valiosa para entender a colonização portuguesa e a cultura dos povos indígenas que habitavam o país na época. Além disso, o Quinhentismo apresenta uma forte influência religiosa, que marcou a literatura brasileira durante muitos anos.

FAQs

1. Quais são as principais características do Quinhentismo?

O Quinhentismo é marcado pela colonização portuguesa, pelos relatos de viagem, pela visão idílica do Brasil, pelo uso da poesia, pela influência clássica e pelos temas religiosos.

2. Quem foram os principais autores do Quinhentismo?

Os principais autores do Quinhentismo foram Pero Vaz de Caminha, Padre José de Anchieta, Gil Vicente e Pero de Magalhães Gandavo.

3. Quais são as principais obras do Quinhentismo?

Algumas das principais obras do Quinhentismo são a Carta de Pero Vaz de Caminha, o Auto da Índia, o Poema à Virgem e De Gestis Mendi de Saa.

Related video of quinhentismo caracteristicas autores e obras

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait