Quincas Borba: Resumo Por Capítulo

Reza June 13, 2021
Resenha Quincas Borba by Tatiane H Issuu

Introdução

“Quincas Borba” é um romance do escritor brasileiro Machado de Assis, que foi publicado em 1891. O livro é composto por 34 capítulos e conta a história de um filósofo chamado Pedro Rubião de Alvarenga, que herda a fortuna de seu amigo Quincas Borba, um ex-escravo que se tornou rico com a venda de um remédio para a cura da mente e do corpo.

Capítulo 1: O filósofo

No primeiro capítulo, conhecemos Pedro Rubião de Alvarenga, um homem simples e humilde que se tornou filósofo por causa de sua amizade com Quincas Borba. Pedro é descrito como um homem ingênuo e sonhador, que acredita na bondade das pessoas e na possibilidade de um mundo melhor.

Capítulo 2: O amigo

Neste capítulo, conhecemos Quincas Borba, o amigo de Pedro. Quincas é um ex-escravo que se tornou rico com a venda de um remédio para a cura da mente e do corpo. Ele é descrito como um homem extravagante e excêntrico, que gosta de viver a vida ao máximo. Quincas é o único amigo de Pedro e, quando morre, deixa toda a sua fortuna para ele.

Capítulo 3: A herança

Neste capítulo, Pedro recebe a notícia da morte de Quincas Borba e da herança que ele deixou para ele. Pedro fica feliz com a notícia, mas também triste pela perda de seu amigo. Ele começa a pensar em como vai usar a fortuna que recebeu.

Capítulo 4: A mudança

Com a herança que recebeu, Pedro decide deixar a cidade onde morava e se mudar para o Rio de Janeiro. Ele quer começar uma nova vida e realizar seus sonhos. Pedro vai morar em um hotel e começa a se adaptar à vida na cidade grande.

Capítulo 5: O encontro

Neste capítulo, Pedro conhece Sofia, uma mulher bonita e misteriosa que trabalha no hotel em que ele está hospedado. Ele fica encantado com ela e começa a se aproximar. Sofia, por sua vez, parece estar interessada nele.

For more information, please click the button below.

Capítulo 6: A amizade

Pedro começa a frequentar a casa de um amigo que conheceu no Rio de Janeiro, chamado Palha. Palha é um homem rico e influente, que apresenta Pedro a outras pessoas importantes da cidade. Pedro e Palha se tornam amigos e começam a sair juntos.

Capítulo 7: O jantar

Palha convida Pedro para um jantar em sua casa. Lá, Pedro conhece várias pessoas importantes da cidade, incluindo o filósofo Batista Campos. Durante o jantar, Pedro tem a oportunidade de mostrar seu conhecimento filosófico e impressionar os convidados.

Capítulo 8: A loucura

Neste capítulo, Pedro começa a ficar obcecado com a ideia de que está ficando louco. Ele começa a ter alucinações e acredita que está sendo perseguido por uma força desconhecida. Pedro se preocupa em perder a sanidade, assim como Quincas Borba perdeu antes de morrer.

Capítulo 9: O amor

Pedro e Sofia se aproximam cada vez mais e começam a se apaixonar um pelo outro. Sofia revela a Pedro que tem um segredo e que não pode se casar com ele. Pedro fica intrigado com o mistério de Sofia e tenta descobrir o que ela esconde.

Capítulo 10: A revelação

Sofia revela a Pedro que é casada com outro homem e que não pode se separar dele. Ela pede a Pedro que a esqueça e siga em frente com sua vida. Pedro fica arrasado com a notícia e começa a beber para afogar as mágoas.

Capítulo 11: A festa

Palha convida Pedro para uma festa em sua casa. Lá, Pedro conhece Rubião, um homem rico e excêntrico que se torna seu amigo. Rubião é descrito como um homem ingênuo e sonhador, assim como Pedro.

Capítulo 12: O dinheiro

Pedro começa a gastar o dinheiro que recebeu da herança de Quincas Borba de maneira irresponsável. Ele compra presentes caros para Sofia e começa a frequentar lugares luxuosos na cidade. Pedro não se preocupa com o futuro e vive o momento.

Capítulo 13: A traição

Pedro descobre que Sofia está envolvida com Rubião e fica furioso. Ele se sente traído pelos dois e começa a beber ainda mais. Pedro decide se vingar de Rubião e começa a espalhar boatos sobre ele na cidade.

Capítulo 14: A queda

Pedro começa a perder o controle sobre sua vida e sua sanidade. Ele fica cada vez mais obcecado com a ideia de que está ficando louco e começa a ter alucinações frequentes. Pedro é internado em um hospital psiquiátrico, onde passa por um tratamento doloroso.

Capítulo 15: O retorno

Pedro é liberado do hospital psiquiátrico e volta para sua cidade natal. Ele está mais calmo e tranquilo, mas ainda tem medo de perder a sanidade novamente. Pedro decide recomeçar sua vida do zero e tentar ser feliz de novo.

Capítulo 16: O novo começo

Pedro decide abrir uma escola em sua cidade natal e começa a ensinar filosofia para crianças e jovens. Ele se sente realizado com seu trabalho e começa a se reconstruir como pessoa. Pedro é grato por ter tido a oportunidade de recomeçar sua vida.

Capítulo 17: A morte

Pedro recebe a notícia da morte de Rubião e fica triste. Ele se lembra dos bons momentos que passou com o amigo e se arrepende por ter se vingado dele. Pedro percebe que a vingança não resolve nada e que é melhor perdoar e seguir em frente.

Capítulo 18: A conclusão

No último capítulo, Pedro reflete sobre sua vida e suas escolhas. Ele percebe que cometeu muitos erros ao longo do caminho, mas que também aprendeu muito com suas experiências. Pedro decide que é hora de seguir em frente e continuar a viver da melhor maneira possível. “Quincas Borba” é uma obra-prima da literatura brasileira que conta a história de um homem que busca a felicidade e a realização pessoal. O livro é uma reflexão sobre a vida, a morte, o amor, a amizade e a loucura. Machado de Assis nos ensina que a vida é feita de escolhas e que cada escolha tem suas consequências. “Quincas Borba” é uma leitura obrigatória para quem quer entender a alma humana e as complexidades da existência.

1. Quem é Quincas Borba?

Quincas Borba é um ex-escravo que se tornou rico com a venda de um remédio para a cura da mente e do corpo. Ele é o amigo de Pedro Rubião de Alvarenga e deixa toda a sua fortuna para ele quando morre.

2. Qual é o segredo de Sofia?

Sofia é casada com outro homem e não pode se separar dele. Ela pede a Pedro que a esqueça e siga em frente com sua vida.

3. O que Pedro aprende ao longo do livro?

Pedro aprende que a vida é feita de escolhas e que cada escolha tem suas consequências. Ele percebe que cometeu muitos erros ao longo do caminho, mas que também aprendeu muito com suas experiências. Pedro decide que é hora de seguir em frente e continuar a viver da melhor maneira possível.

Related video of quincas borba resumo por capitulo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait